... nunca mais.
Já que ontem anunciei que este é o mês de todos os projetos, de todos os desafios, falemos de um que sendo frequente é banalizado.
Refiro-me à praga das insónias.
Não importa, para o caso, procurar as causas que, infelizmente, na atualidade do contexto social em que vivemos, são evidentes.
Não importa dizer que somos grandes consumidores de ansiolíticos. Essa é mais uma evidência.
Importa, sim, driblar a insónia, aquele estado de alerta que se auto alimenta de nadas, transformando-se numa doença esgotante, num flagelo incontornável.
Tenho, porque tenho insónias, lido muito sobre o assunto.
Tenho falado com especialistas.
Tenho recorrido a ansiolíticos.
Tenho!
Mas cada vez menos.
O preço que se paga por esse adormecer químico não é insignificante. Esta categoria de fármacos cria dependência e afeta as funções cognitivas, nomeadamente a atenção e a memória.
Não é coisa pouca.
Felizmente há regras, há rituais, há atitudes que sabotam a insónia.
Fala-se em criar um ambiente tranquilo no local em que se dorme, em criar ritmos horários de sono, em não comer nem beber antes de dormir, em fugir de computadores e outros artefactos eletrónicos, em tomar um banho relaxante antes de deitar, fala-se de um conjunto de normas que o senso comum apoia.
Contudo, a regra número um a respeitar é não dar oportunidade à insónia.
Equivale isto a dizer que, se, após meia hora, o sono não vem há que, imperativamente, sair da cama.
Há que se ocupar com uma qualquer atividade que, se monótona, melhor.
Há que criar a associação de ideias cama/sono e nunca, cama/vigília.
Dizem os entendidos que três semanas de insónia traduzida na dificuldade em adormecer, concretizam já uma situação patológica de insónia crónica.
É essa a situação a evitar.
Assim, quando o João Pestana se fizer rogado e teimar em não aparecer, é levantar, ler ou escrever, praticar uma atividade que no dia seguinte, miraculosamente aparece feita "graças" à insónia que, deste modo passa a ser encarada como uma oportunidade de "matar" trabalho e não como uma ameaça angustiante na hora de deitar.
Como primeiro desafio a pôr em prática em setembro, parece-me de monta, nada insignificante!
Beijo
Nina
As imagens não são minhas.
Foram retiradas da net.
Νίνα μου η αϋπνία είναι ένα μεγάλο πρόβλημα της εποχής μας γιατί οι άνθρωποι έχουν πολύ άγχος και αυτό δεν τους αφήνει να ησυχάσουν και να κοιμηθούν!
ResponderEliminarΕλπίζω να γίνει καλύτερος ο κόσμος και όλοι να έχουν μια καλή ζωή!!Φιλιά!Sophie...
Gostei muito de ler este texto porque também eu sofro bastante com esse problema, que acaba por afectar muito o dia-a-dia.
ResponderEliminarObrigada pelas dicas!
Fizeste-me o retrato!
ResponderEliminarA maior culpada é a incerteza em que vivemos.
Quer queira ou não, mexe comigo!
Beijos.
Te deseo lo mejor en este desafío.
ResponderEliminar:D
Boa sorte para esse desafio e que mostres à insónia quem é que manda :)
ResponderEliminarFelizmente durmo bem. E todos os dias agradeço por isso, pois se por acaso tenho uma má noite, no dia seguinte ando "doente".
ResponderEliminarE gosto muito das minhas 8 horitas de sono. Um regalo.
Beijinhos.
O que chamam insonia, eu chamo OPORTUNIDADE de ler mais, fazer mais coisas...Adoro as fases em que ela é minha companheira.
ResponderEliminarFelizmente não sei do que se trata. Tenho muito sono e graças a Deus durmo muito bem. Posso sugerir acupuntura que acredito em grandes resultados. Sofria de enxaquecas terríveis e corria para acupuntura e logo ficava livre das dores. Pode ser uma tentativa.... Beijos e boa sorte Nina
ResponderEliminarOlá Nina,
ResponderEliminaré um desafio e tanto! Tenho meu sonífero mas, a insônia vem mesmo assim!
Tomara que você obtenha o melhor resultado: relaxamento e sono! Estou torcendo por você minha flor. Adorei as imagens que escolheu, acho que a gente fica com estas caras quando a tal praga nos pega...
Obrigadíssima pela sua sempre desejada visita e carinhoso comentário.
Beijão,
Lu
PAra mim tanto faz dormir ou nao dormir que acordo bem do mesmo jeito. Sempre bem. Para mim, Nina o bom eh acordar.
ResponderEliminarNa verdade gostaria era de dormir 1 só hora nas 24h.
Aqui dizem que eu acordo o sol. E gosto disso.
Eu se não dormo toda a noite, ao outro dia ninguém me atura !
ResponderEliminarBelo post!
Beijokas.
Querida Nina, como eu te compreendo! Tanta malhinha fiz a meio da noite, tanta roupinha passei a ferro às 3 da manhã... depois bebia um copinho de leite morno com mel e adormecia.
ResponderEliminarOs teus conselhos são certíssimos!
Sempre dormi poucas horas, mesmo quando era jovem. Nunca a minha mãe precisou de me acordar, como eu tive de fazer aos meus filhos!
Agora vejo que necessito mesmo de dormir e recorro ao alprazolan... com a minha idade, mesmo que crie dependência, já não me preocupo!
Tenho de ter silêncio, ruídos compassados irritam-me, mas depois durmo um sono pesado de 3 ou 4 horas, pode trovejar... de madrugada sonho... e acordo bem disposta (salvo as exceções de doença).
Mas é terrível querermos dormir e a pestana nem querer fechar!
Uma boa noite!
Bj da
Teresinha
Olá, tem uma coisa ótima para fazer, quando ela aparecer começa a fazer coisa maravilhosa em pensamento, esse é o meu remédio. Nunca mais tive.
ResponderEliminarTenha uma ótima semana e quando ela parecer coloque pensamento positivos no lugar.
oi minha linda, voce está certa, tem que levantar da cama e procurar algo monótono para fazer, porque ficar rolando não dá certo.
ResponderEliminartenho muita insonia, fico irritada porque sei que no dia seguinte pareço um zumbi...
não tomo mais remedios, decidi ver como vai terminar isso sem as drogas.
beijos querida, boa sorte.
Nina, sei bem o que é isso de perto, não comigo, mas com o meu marido.
ResponderEliminarSomos o oposto nesta matéria.
Eu durmo bem, até muito bem: de noite, de dia, á tarde enfim quando eu quiser. Tenho sempre sono (o que acho tb não ser bom...).
Espero que contigo as coisas melhorem.
A receita de um médico de produtos naturais aconselhou á minha colega:
O cerebro á noite precisa de "alimento" para descansar, ou seja, de que adianta o corpo querer descanso se o cerebro ainda funciona a 100 á hora? Vejamos, vamos ocupá-lo.
1) comer uma banana ao deitar e depois se acordar de noite, beber 1 iogurte liquido ou um copo de leite (tem de ser um laticinio. Se não acordar (é porque deu resultado).
Com ela resultou, e no inicio tb estava a resultar com o meu marido, mas ele recusava-se a comer antes de deitar.
Espero ter ajudado.
Beijinhos
É realmente muito chato não conseguir dormir...e faz muita falta...
ResponderEliminarSei que comer uma maçã bem madura antes de ir para a cama ajuda...
Bjs
Passa um bom dia
Anna
Espero que consiga mandar a insónia para<outro lado. Eu tenho de vez em quando e é terrível.
ResponderEliminarBeijinhos grandes.
Tadinha, isso é muito chato :(
ResponderEliminarBem no caso de te interessar, deixo-te aqui a dica de um producto natural, só há em ervanários, não tem NADA químico, e ainda por cima cada vez mais receitado por médicos da medicina convencional. É espectacular, sendo natural o efeito só se começa a sentir passado 2 ou 3 dias, não dá "pedra" e acordas fresca que nem uma alface! Isto faz "ginástica" à hormona do sono, ou seja, fá-la trabalhar ;D
Vê "AQUI"
Muito obrigada pelo comentário doce, és sempre uma querida<3
beij♥s e um óptimo dia, cheio de coisas boas e de sorrisos<3
"Saúde & Beleza - Health & Beauty"
Ó Nina, francamente.....o link funciona, tens a certeza que clicaste na palavra AQUI?? Verifiquei outra vez e dá....bem de toda a maneira deixo-te aqui, tal como ele é:
ResponderEliminarhttp://www.esitalia.it/en/index.php?option=com_sobi2&sobi2Task=sobi2Details&catid=8&sobi2Id=51&Itemid=61
beij♥s
"Saúde & Beleza - Health & Beauty"
PS: Desculpa, o nome é "Melatonin Pura" 3mg! Caixa de 120 comprimidos, Da "ESI".
ResponderEliminarbeij♥s
"Saúde & Beleza - Health & Beauty"
PS(2): A estratégia de transformar a insónia em oportunidade para fazer coisas funciona, mas qualquer ser humano deve dormir no mínimo 7 horas (pronto há pessoas que bastam 6h, eu preciso de 9h loll), senão além de se começar a perder capacidades, apanham-se doenças, por o sistema imunitário estar fraco.
ResponderEliminarNão é em todos os casos, mas na maior parte deles, as insónias começam com a idade a avançar, pois a tal hormona do sono vai deixando de trabalhar. Este producto rejuvenesce essa hormona, e ela volta feliz ao trabalho ;D
beij♥s
"Saúde & Beleza - Health & Beauty"
Olá !
ResponderEliminarEm relação á duvida que colocas dos filetes, eu não costumo virar, para não desmanchar toda a crosta, no entanto são panados dos dois lados e como no tabuleiro coloco pouco azeite eles acabam por ficar também tostados da parte de baixo.
Espero ter ajudado.
Obrigada e um beijinho.
Realmente insónia é muito chata mesmo meu marido tem semanas que nào consegue dormir nada e no final sempre acaba me acordando beijos
ResponderEliminarHola Nina, pues si creo que el insomnio es una mal muy común en nuestra sociedad, plagado de un montón de cosas que trae implícito el problema como bien nos lo explicas.
ResponderEliminarEspero que tengas un buen día.
Ale
Costa Rica
Querida, deve ser mesmo muito difícil conviver com insônia...
ResponderEliminarBjs,
Oi, Nina!
ResponderEliminarO livro está disponível por aqui também!
Este promete!!!!
Obrigada!
Beijos!
P.S.: desejo muito sucesso no seu trabalho de vencer esta safada que é a insônia.
Meu marido às vezes sofre de insônia. Eu e a cama somos grandes amigas, talvez porque, durante o dia, cuidando da casa e dando aulas, eu trabalhe muito, fisicamente falando. acho que o cansaço físico é essencial a uma boa noite de sono.
ResponderEliminarTb tenho insonias, vez por outra, e isso é muito ruim. Antes da meno, sempre dormi muito bem, me chamavam até de "gata" pois dormia demais.
ResponderEliminarDurante minhas insonias, não tenho ânimo para levantar e ficar fazendo nada, pois sinto uma canseira grande. Caso contrario até que seria bom.
Evito ficar tomando remedios e fico rolando na cama horas. O sono começa a chegar quando o dia está amanhecendo. Nem sempre posso ficar na cama. E aí que fico ruim.
Insônia é chato demais.Bjs, Nina.
Ah, eu não tenho insônia, graças a Deus! Aliás, o sacrifício é qndo meu marido tem insônia e eu, morta de sono, não o acompanho... rs
ResponderEliminarMas acho q é isso: temos q treinar o organismo pra hora do sono e ficar ansiosa pq a noite chega e sabemos q não vamos dormir é pior ainda! Mas se não tem jeito, se o sono não vem, fazer algo nesse momento ajuda. Gosto de ler e escrever e acho q isso traz o sono mais fácil. Agora, se não vier mesmo... adiantar o almoço do dia seguinte, lavar vasilhas, banheiro... sei lá, né? É bom q adianta o serviço!
Hoje, especificamente, passei o dia inteirinho com sono... afe! Mas ele continua aqui! rs
Bjks