Nesta altura do campeonato , é verdade mais que sabida que os frascos de vidro , quando vazios, se destinam à reutilização - nunca ao vidrão, ou, o que seria ainda mais penoso, ao contentor de lixo! Novidade nenhuma!
Guardo todos e a todos dou destino, sendo que, quanto mais "diferentes", melhor, mais me cativam.
É claro que exigem cuidados, nomeadamente, o de se lhes retirar o rótulo.
Chamem-me picuinhas, mas acho detestável um frasco com restos de cola e, às vezes, até de papel.
Bem sei que a cola pode ser chatinha, agarrada de tal forma que se recusa a abandonar a parede de vidro.
Porém, depois de muitos truques e tentavivas - acetona, alcool, diluente, palha de aço ... que sei eu? - descobri um processo que realmente funciona.
Assim:
Temos, por exemplo, este frasco de molho de tomate, com um formato giro e três detestáveis pedaços de cola que a nada cedem! Que fazer? |
Estes, com bocal estreito, receberam cada um, um bolbo de narciso ... |
... que já começa a criar raiz - estes cabelinhos brancos que mergulham na água. |
Logo que apareçam as flores - tenho muita esperança de que acabarão por aparecer -, com estes quatro frasquinhos farei uma linda e diferente composição. Confesso que bem necessitada estou! As orquídeas ainda não desabrocharam e a falta de cor desanima o espaço e desanima-me a mim, criatura sensível, como muito bem sabem!
À cautela, não vá a inovação falhar, plantei uns quantos bolbos de forma tradicional, quase, apenas, pousados na terra,. De momento o grau de desenvolvimento é igual. |
Esta aplicação dos frascos em vidro é apenas 1 em 1000 e a sua utilização acaba onde acaba a imaginação de cada um.
Uma outra aplicação interessante, é a de os transformar em castiçais, ainda por cima seguros, já que não se corre o perigo de que a cera escorra, suje, ou provoque algo ainda mais grave.
Na minha agenda, seguem-se, pois, os castiçais!
Me aguardem!
Nina
Eu também sou alérgica a desperdiçar os vidros... Sabe que se você colocar dentro de um deles - desses grandes - uma cabeça de alho inteira, tampar e sacudir vigorosamente por alguns minutos os dentes de soltam todos e, com o choque uns nos outros, se descascam sozinhos? Tenho um vidro de azeitona que é só prá essa finalidade: na hora de cozinhar não perco tempo nem fico com as mãos cheirando a tempero... Mas os uso prá tudo, como guardar carretéis de linha de costurar, botões, sobras de alimentos - como molhos e sopas... Colocar no vidro uma planta aquática bem bonita, encher o vidro com bolinhas de gude, dessas que as crianças usam prá brincar e depois colocar água - fica um arranjo bonito quanto mais bonitas forem as plantas e as bolinhas de vidro. Mas nunca tinha tentado com bulbos...
ResponderEliminarBeijos!
NO TODOS SE LIMPIAN BIEN.
ResponderEliminarALGUNOS SON UNA COLA COMO CEMENTO.
SALUDITOS
Minha querida Nina! Agradecida pela mensagem que deixou, não podia deixar de passar no seu cantinho e deixar um beijinho! Estamos bem, um bocadinho cansadas com os preparativos, mas nada de mais! :-)
ResponderEliminarBeijinho grande grande grande!
nice i want to make this
ResponderEliminarNina,
ResponderEliminarQue ótima a sua dica. Não tenho vitrocerâmica, mas vou providenciar já um raspador. Reciclo muito, mas tem dias que sou obrigada a jogá-los fora, por que a cola me vence...rsrs..
Essa outra dica de plantar os bulbos, adorei.
Besitos e linda semana
geralmente uso os vidros pra guardar temperos como orégano, alho já descascado, pimenta em grão, louro, etc... os médios uso pra guardar milho de pipoca, feijão, lentilhas, granola, etc... o nos maiores faço as conservas de batatas, pepinos, cebolas pequenas, alho, cenouras e principalmente gengibre...ou seja.. em casa nada se perde, tudo se transforma... bjokas lindeza e sucesso sempre
ResponderEliminarAqui mete-se tantos frascos fora.. Comeca-se a não ter espaço mas já pensei em dar a alguém que os recicle e lhes dê outra vida :)
ResponderEliminarNão guardo todos os frascos por falta de espaço, mas eesa ideia dos
ResponderEliminarcastiçais parece-me ótima, beijo e boa semana
Ola Nina
ResponderEliminarCá eu reutilizo nas confeitures,geleias e alguns faço velas perfumadas!
Ah...nem me fale,tão dificil para mim viver sem flores,amanhã vou comprar bulbos de jacintos,beijinhos
Oi Nina, que legal, eu adoro vidros, e os guardo também para reutilizar e dar de presente. . Nunca plantei esta planta, gostei da dica.
ResponderEliminarEstou curiosa sobre os castiçais
beijo
Oi ,minha querida!
ResponderEliminarAdorei todas as dicas, também costumo reaproveitar todos os potes de vidro. Reciclar é a palavra de ordem e,vamos combinar,todos saímos ganhando. A ideia de plantar os bulbos achei genial!
Linda semana, beijinhos, Katia.
Também faço isso! Só não tenho esse raspador, porque tenho uma placa a gás e o forno é elétrico. Também usei esses truques todos... até benzina, que resultou nalgumas colas. Costumo pôr os frascos de molho em água bem quente e depois uso uma faca!
ResponderEliminarA minha despensa está cheia de frascos onde guardo as diversas variedades de feijão, arroz, lentilhas, massas, farinhas, sementes... eu sei lá mais o quê... de contrário não saberia onde encontrar as coisas!!!
Depois tenho os frascos médios e pequenos com compotas.
Ah! Também guardo na transparência das caixas dos chocolates do Ambrósio... nozes, avelãs, pevides, passas... Nas grandes, quadrangulares, linhas, fitas e fitinhas... estas todas em cima umas das outras, mostrando o seu conteúdo sem que eu me canse à procura das coisas.
Alguns dos meus frascos têm quase a minha idade!
Querida amiga, tu puxas por mim... e eu desbobino sobre os meus frascos... em vez de dizer, simplesmente, que é uma ótima ideia tua... essa de não atirares c' os frascos p' ró lixo!!!
Beijinho, querida amiga.
Nina, aproveitar os vidros é legal e temos lindos pra isso. sabes que li num dos blogs de uma amiga, não lembro o nome, que se passarmos óleo de cozinha na cola e depois um pano esfregado ,sai tudo? Tomara! beijos, chica
ResponderEliminarCom saudades..
ResponderEliminarTenho ficado muito ausente,
mais minha esperança é voltar
a vida normal em atividade
como sempre fui ..Derepente tudo muda
só não posso aceitar ausência de pessoa ,
que fazer parte da minha vida
a longa data.
Desejo uma abençoada semana.
Beijos e meu eterno carinho.
Não deixe de participar do sorteio
no meu blog.
Para 30-12-2014.
Vale lembrar que é um lindo vestido indiano
selinho na lateral do blog.
Para amigos uma camisa
apolo será sorteada também.
Hoje uma linda história de amor.
Amor Na Guerra.
Essa cola é um terror.
ResponderEliminarOs vidros lindos, depois que consigo limpa-los, coloco alguma coisa para presentear(croutons, por ex)
Buena idea, pero no creo que me anime a ponerla en práctica.
ResponderEliminarNina,
ResponderEliminarComo sabes, também guardo frascos de vidro, que vão para o armário da lavanderia e ficam à espera das minhas inspirações. Antes mesmo de guardar na caixa, lavo todos e retiro os rótulos. O meu método é este:
Deixo o frasco mergulhado em água por algumas horas. O papel solta-se sozinho e a cola, idem. Quando é uma cola mais resistente, basta removê-la com a parte áspera da esponja de lavar louça e um pouco de detergente.
Estou ansiosa para ver os narcisos!
Beijinhos
Ju
Los tarros de vidrio nos ofrecen
ResponderEliminarmuchas posibilidades.
Besos.
Chary :)
Também não suporto etiquetas Nina, principalmente em vidros trato logo de tirar...
ResponderEliminarEu tinha uma pequena coleção de vidros que tive que me desfazer quando mudei, adora reciclá-los, reutilizá-los ou somente guardá-los, cada um com sua mania rsrsrs...
Já ansiosa pra ver a floração dos teus narcisos, acho lindos amiga!
Feliz semana, bjus!
Excelente ideia!
ResponderEliminarTambém eu reutilizo-os a todos.
Gosto imenso de lhes dar utilidade e que façam parte da decoração da minha casa.
Beijinhos
Nina...eu retiro as "malditas" etiquetas pondo os frascos de molho em água bem quente!
ResponderEliminarA sua ideia fica arquivada!
Quanto aos bolbos,...espero que tenha muita sorte...e que desabrochem em todo o seu esplendor!
Bj amigo
Nina
ResponderEliminarEu também procuro reaproveitá-los ao máximo.
Uma vez estava eu e o marido passeando numa cidade do interior e vimos na calçada 6 potes grandes (de palmito) vazios em perfeito estado. Acho que cabem cerca de 3 litros. Pegamos todos e agora fazem parte de nossa despensa de grãos.
Bjs
Está-se sempre a aprender!
ResponderEliminarBjs