Domingo, fim da tarde, já foi hora de grande nostalgia, outrora, em tempos idos. Hoje, não é mais. É apenas domingo, fim da tarde, fim de três dias bem vividos e ainda com uma noite pela frente que pretendo muito cozy, muito intimista, com velas, lareira acesa, chá perfumado e muitos filmes para assistir.
A tempestade que todo o dia cresceu, torna ainda mais apetecível o casulo!
O que fiz, em que me ocupei?
Numa sessão light de destralhamento e reorganização, esta impossível, sem a primeira, já que não é possível organizar tralha.
Curiosamente, tenho constatado que a aplicação destas regras ao meu contexto material se reflete no meu mundo interior, também ele sempre clamando pelas duas operações - destralhar e organizar .
Se paro para pensar, para (me) observar, sempre, mas sempre, verifico que "cá dentro" há tralha desnecessária que urge ser removida. É um procedimento muito terapêutico através do qual me liberto de coisinhas chatinhas que "só ganham pó" não tendo qualquer utilidade para o meu crescimento como pessoa.
A sério!
Quem se educa no destralhamento material e posterior organização, acaba por aplicar a mesma estratégia à sua organização interior.
Aprendi-o há pouco tempo e sou defensora ferrenha do princípio.
Porém, para que não nos sabotemos, há que ir com calma, isto é, por etapas. Devagarinho para que nao canse nem sature.
Sabendo-o, cumpro horários - meia hora, no máximo! E o destralhamento continuará amanhã.
Por exemplo, num canto da minha cozinha, insidiosamente, instalou-se a desordem - que, evidentemente não fotografei, mas que - garanto - me incomodava.
É o canto do tabuleiro para pequeno almoço e lanche, muito, muito fácil de desorganizar - são compotas, bolachas, frutos secos ... sem saber como, os frascos de compotas multiplicaram-se e o espaço "adoeceu".
Tratei-o! Destralhei-o! Ficou apenas o essencial. |
Sê-lo-à, a seguir!
Nunca hoje!
Seriam horas, seria castigo, seria suplício!
A ideia é esta: Organizar (bem, muito bem, o melhor que se fôr capaz) uma só área! Amanhã, continuo, que a desordem permanece imutável, não foge, espera por mim, até que decida enfrentá-la. |
Aqui, nasceu um novo projeto:
Sobre esta toalhinha que muito acarinho - foi-me oferecida como "quadro para recados" pela minha querida ANA - estes 3 vasinhos adoráveis, comprados numa das muitas lojas MAISONS DU MONDE espalhadas por França. Aqui viverão ervas aromáticas que, na próxima ida ao supermercado, virão comigo. |
A minha cozinha é pequenina. Muito mais pequena do que eu gostaria - um espaço enorme, com uma grande mesa -, mas é o que temos e, ainda que pequena, acomoda uma mesa, habitualmente usada em lanches e pequeno almoço.
Acontece que, quanto menor o espaço, mais importante a arrumação e organização.
Este o canto das refeições. |
Digamos que, com o novo ano, tornou-se psicologicamente incontornável as tais operações - destralhar e reorganizar - não só a casa, como a vida, que não há nada pior do que a inércia, o deixa andar, o imobilismo!
Concordam?
Então, destralhemos!
Depois, reorganizemos!
Acho que lá para o fim do mês a tarefa ( pelo menos a material ...) estará concluída!
Beijo
Nina
Preciso tanto de destralhar o escritório e o quarto das minhas filhas...e já agora o meu...faz bem, é terapêutico.
ResponderEliminarOlá minha querida Ninita! Acho que fazes muito bem e só posso concordar contigo. Também acredito que espaço arrumado, cabeça arrumada. Aqui na minha casa, é raro o dia em que fica algo desarrumado, porque sou/somos "demasiado esquisitos" e tentamos manter as coisas em ordem, de forma funcional. Assim tem de ser, porque nem a casa nem a cozinha são grandes, logo uma coisa fora do lugar e parece que toda a casa está num caos! Como damos primazia à organização e à "anti tralha" não custa quase nada manter tudo arrumado e assim consigo umas horas extra para os meus lazeres. Se assim não fosse, ai "balha-me deus", não tinha tempo para nada, ou melhor só a escola ocupava o meu precioso tempo todinho... :(
ResponderEliminarUm beijinho grande, vai dizendo coisas. Passo por aqui todos os dias, mas nem sempre me é possível dizer um "olá", foi hoje!
Uma noite descansada, até amanhã lindeza!
beautiful house..very tidy
ResponderEliminarkisses
Por aqui (casa dos pais) volta e meia e meia volta também é preciso "destralhar"...pois a casa das aldeias acumula inúmeras recordações que não queremos dissipar ...mas "ordenar"!
ResponderEliminarO temporal levou_me ao aconchego das lãs e em três dias fiz um poncho que só não se finalizou por falta de matetial!
Uma bela noite Nina no aconchego do lar
Sou fã de destralhar, sabes que sim! Fiz o destralhamento no final do ano como vos contei no blog. Não suporto tralha, desordem, coisas as mais (na maior parte das vezes desnecessárias). Faz-nos bem destralhar a casa mas também o nosso interior! Fazes bem! Beijinhos
ResponderEliminarAcho importante destralhar, coisas que não fazem falta,
ResponderEliminarpodem ser doadas a alguém que aprecie ou lixo, também
estou nessa fase, beijo e boa semana amiga
Olá Nina!
ResponderEliminarVocê está certa continue o destralhamento, eu sou adpta de organizar e o que não se usa passasse em frente, muito bom renovar as nossas energias e as energias da casa. Uma boa noite, boa semana e por aqui muita chuva e ventania.Beijinhos.
Tento "destralhar" o mais que posso. E tenho seguido o teu método, um dia um armário, outro uma gaveta e assim sucessivamente. Já o "destralhamento"interior é mais difícil. Mas lá chegarei.
ResponderEliminarA minha cozinha tem uma dimensão simpática, mas em termos de arrumação podia e devia ter mais uns armários. Por isso tenho de ter sempre tudo muito organizado e não me dar ao luxo de guardar coisas desnecessárias.
Pelo que vi na TV o tempo por aí esteve assustador, por cá felizmente foi só desagradável. Beijinhos
Confesso que nunca tenho muita tralha para destralhar, tenho por hábito ser muito arrumadinha e concordo contigo, se o exterior estiver em ordem também o interior estará. No entanto, também gosto de voltar a arrumar alguns cantinhos cá de casa e o meu roupeiro (estou sempre a alterar a ordem das coisas). Em relação a este fim de semana, com o tempo triste lá fora, nada como uma manta fofa e um sofá com uma tv para eu estar nas minhas quintas :)
ResponderEliminarPS: gostei muito da tua fruteira ...
Gulosoqb
Olá Nina: acho bem importante "destralhar" e penso que até me sinto mais leve, acreditas? Embora não seja ,por natureza, a rainha da organização, gosto de tudo bem funcional e o mais simples possível, sem grandes tralhas. Por isso, sou apologistas de descartar o que já não serve e de dar lugar a algo novo.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Genial Nina, buena tarea. También me tengo que poner manos a la obra... besos.
ResponderEliminarTambém ando nessa fase cá por casa. A próxima tarefa será "destralhar" e organizar o meu roupeiro antes de voltar ao trabalho para depois ser mais fácil escolher a roupa e acessórios diariamente. O Da filha mais velha está organizado e da mais nova andei a semana passada a tirar o que já não lhe serve para dar lugar a artigos maiores. Bjs
ResponderEliminarBoa noite Nina, também tenho andado numa fase semelhante. Destralhar-me espiritualmente e sempre que posso dou um jeito aqui em casa no sentido de organizar, destralhando. Ambos os processos são morosos mas há que ir em frente.
ResponderEliminarO seu recanto na cozinha ficou lindo!
Os dias chuvosos não dão para grande coisa, mas são convidativos a esse tipo de tarefas e desfrutando como no seu caso do aconhego do lar.
Desejo que o temporal que se abateu com maior intensidade aí no Norte vá amainando. Aqui tb tem chovido torrencialmente.
Beijinhos e excelente serão.
Ailime
Ó Nina, querida, não é só na cozinha que tenho de destralhar... é na casa toda!!!...
ResponderEliminarHá dias dei uma volta na minha minicozinha e na despensa. Ficou a tralha toda arrumadinha!
Na cozinha tenho dois tabuleiros fixos, com coisas de uso diário, algumas maquinetas também de uso diário e um tabuleiro móvel onde levo o pequeno-almoço e o lanche para a mesa.
Hoje disse que não queria a pilha de livros numa mesinha da sala. Levei logo com a resposta: também tens aqui coisas tuas! Fiquei ofendida, porque as "coisas minhas" eram o casaco que a minha nora me pediu para a minha neta. Depois do banho estive (ainda de robe para não incomodar) a tricotar das nove às tantas... e eles (o F. e o meu irmão) levantaram-se às 12:45h... um quarto para a uma... vê os preguiçosos!!! Não estava preocupada com o almoço porque íamos à lampreia, a Penacova, e fomos... às duas e tal. Claro que eu comi bacalhau!!!
As plantas do teu terraço não sofreram danos com este temporal? Por aqui também chove imenso e já estou farta!!!
Que venha o sol... que eu quero ir passear!!!
Beijinhos
Bom trabalho.
ResponderEliminarbjo
Olá, por aqui a doença quis me chatear, mas como sou mais teimosa que ela, andei a destralhar o armário, porque todos os anos faço uma limpeza e dou para os sem abrigo roupa que não uso, ou que já não serve, e este ano ainda não o tinha feito, então aproveitei o tempo "esplêndido" de ontem para o fazer. Hoje foi mesmo só estar enrolada no sofá com as agulhas na mão e a chávena de chá bem quentinho na outra ;-) Boa semana querida, bjos doces
ResponderEliminarHay sitios así en mi casa también: siempre se ven desordenados aunque me afane en ponerlos bien.
ResponderEliminarSuerte con ese nuevo proyecto.
Nina, tenho um pouco de preguiça de comentar. Tenho lido todos seus tetos lindos. Amanhã farei o bolo de iogurte para a sogra. Receita sua. Vou me lembrar muito de ti, amiga querida. Fique bem
ResponderEliminarMenina Nina,eu sempre digo que nossa casa reflete nossa personalidade. Sou tão parecida contigo.Gosto imenso de "destralhar" e fazer este exercicio interno e externo constantemente,acho que os dois tem que caminhar juntos!ua casa é adoravel,que linda cozinha t tens,feliz semana querida,beijinhos
ResponderEliminarDe vez em quando é preciso reorganizar, o que se vai deixando um pouco ao acaso...
ResponderEliminarIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
sempre organizada.. detalhista... adoro..bjokas e sucesso
ResponderEliminarQuanto mais pequena a cozinha, mais necessidade temos de destralhar porque quando nos damos conta está tudo cheio e por muito que nos esforcemos, desarrumado. A minha cozinha também é pequena e pior, tenho apenas dois quadrados de 50x50cm de balcão. Um ao lado do fogão e outro do outro lado, ao lado do lava-louça. Eu que adoro coisas à vista, balcões a encher o olho de coisas uteis e bonitas, não posso tê-las. Gostaria de ter um cesto/tabuleiro com as utilidades para o fogão (sal, azeite, temperos, colheres de mexer e de servir) e não posso. Onde punha depois o que preciso na hora de confeccionar os alimentos? Limito-me ao saleiro, pote com colheres de pau e um rolo de cozinha que terá que passar para a parede, embora não saiba muito bem qual. Com a falta de balcão, uso um louceiro onde no "balcão" do dito ponho os guardanapos e a caixa do pão. O problema é que a dada altura estão lá os frascos das cápsulas do café, dos biscoitos do cão, algum pacote de bolachas e alguma fruta que não coube na fruteira e quando dou por mim assusto-me com a vista. Também estou na fase do destralhar, mas ainda não sei bem como. Com a retirada dos enfeites de natal, apetece-me destralhar pela casa toda... Beijinhos.
ResponderEliminarForça!
EliminarO que custa é começar!
A minha cozinha é pouco pequena também....e difícil as vezes organizar mas eu consigo com alguns detalhes deixar mais confortável.
ResponderEliminarGostei muito do seu balcão!!
Beijossssssssss
Blog Pâm Focada na Dieta
Também ando "nessa onda" Nina :) Destralhar e reorganizar são as palavras de ordem lá em casa, neste momento e reaproveitar o que temos, não comprar mais "tralha" :D :D
ResponderEliminarBeijinhos, boa semana e boa continuação ;)
Boa semana!
ResponderEliminarjuliamodelodemodelo.blogspot.com.br
Comprei uns figos secos, em Olhão que vendo sua compotas aí na bandeja deu até vontade de comer.
ResponderEliminarMinha cozinha é bem grande.
E tenho muita "tralha".
Mas, com coisa que preciso olhar diariamente.
É verdade, Domingo ao fim de tarde traz aquele sentimento de 'o fim-de-semana acabou' :P É um sentimento poderoso. Mas acho que à medida que o tempo passa uma pessoa vai aproveitando o tempo todo - e já só pensamos no término do fim-de-semana quando chega a segunda-feira. Podemos, pois, com razão pensar que em dia futuro só pensaremos nele na sexta, depois de progressivas evoluções enquanto pessoa. Aí teremos já outro fim-de-semana à porta para nos animar! É o esquema perfeito até ao dia em que acabar o fim-de-semana, julgo que nunca. :P
ResponderEliminarDestralhar até é agradável, mas ao mesmo tempo é chato... Vou ver se adopto o teu método, uma área por dia! Adorei o 'tabuleiro de pequenos-almoços e lanches'. Ainda por cima destralhado! :D