Tenho uma amiga que não gosta de orquídeas - quando me ler, sei que vai identificar-se -, mas é a única pessoa que conheço que não se rende à maravilha que são estas flores.
Todos os anos me surpreendem, porque, sem quase nada exigirem, de repente, do nada, resolvem florescer. E então, assim se mantêm durante meses.
Todos os anos se repete esta festa.
Estão ali, quietinhas, quase esquecidas, recebendo apenas umas gotas de água por semana - sei que morrem, moles, tristes, amarelas e pegajosas, se forem encharcadas com excessos de rega - e, de repente, surge um caule e nesse caule botões e desses botões flores.
|
Esta acabou de florescer e foi uma alegria para os olhos |
|
Esta estava abrigada, sossegadinha no meio das suas irmãs, quando o milagre aconteceu. Transportei-a para um local de maior destaque. É, agora, a estrela da companhia, a rainha da festa, a primeira a alegrar o meu mundo.
|
Outras virão, algumas já velhinhas, resistentes ao tempo
Devo, de acordo com a minha experiência, esclarecer que embora resistentes, não são eternas e podem morrer por excesso de água, por carência excessiva dela, ou porque o solo se encontra exaurido, esgotado de nutrientes.
Este ano, acautelei a situação, selecionando as que me pareceram mais debilitadas, com excesso de raízes e quase nenhum substrato e, juntando duas ou três, replantei-as em vaso maior. |
|
Aqui, embora bem mais confortáveis, encontram-se ainda em processo de adaptação à nova casa. Espero que seja um êxito.
Se calhar estas, abaladas, não vão dar flor este ano. Não sei. Sei, contudo que a operação era inadiável, porque, quando regressei de férias , vi com tristeza que algumas tinham morrido. Para já, a alegria da primeira a florescer, ninguém me tira! Se tudo correr normalmente, serão tantas que, dentro de semanas terei que decidir onde as colocar.
A quem nunca arriscou numa destas plantinhas, aconselho vivamente que o faça - são baratas, encontram-se à venda em qualquer supermercado e, sem esfoço, sem exigências, vão encher o vosso espaço de vida e alegria.
Bom fim de semana.
Beijo Nina |
|
Adoro orquídeas. Nunca tive em planta, mas só tenho uma varanda e nela Tenho chá Príncipe, salsa coentros e roseiras-
ResponderEliminarAbraço e bom fim-de-semana
São sem dúvida flores lindíssimas! :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Eu amo. E é uma alegria imensa, como parir um filho,quando aquela plantinha que cuidamos com tanto carinho desabrochar em flores, como risos. Entendo seu sentimento. Entendo sua alegria. Flores dão energia, alegria e vida. Bjs
ResponderEliminarAdoro orquídeas! tenho algumas bem lindas. Gostava de mais mas são caras:))
ResponderEliminarHoje, com: " Mélicos tormentos "
Bjos
Votos de uma óptima e abençoada noite
Adoro! Beijinhos e tem um bom fim de semana.
ResponderEliminarSão lindíssimas e quem sabe não me deixo inspirar pelas tuas. Deverão viver felizes comigo, pois esqueço-me com frequência de por água nas minhas flores, rsrs
ResponderEliminarBjn
Márcia
Gosto bastante mas nunca me atrevi a ter uma ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Carla
Blog Guloso qb ... Carla Ramalho
Qué mano tienes! Me encantan! pero no me atrevo a ellas. Besos
ResponderEliminarLindas, lindas as tuas orquídeas!
ResponderEliminarSão as minhas flores preferidas, apesar de, agora, não ter nenhuma... mas já tive.
Acho que já disse, mas gosto de repetir que o meu ramo de noiva era de três lindas orquídeas cor-de-rosa/lilás e o meu lençol de núpcias tinha-as bordadas exatamente na mesma cor.
Nina querida, encontrei o tal casaco de torcidos: tinhas mostrado no FB.
Neste segundo dia de chuva, hoje com boas abertas, tricotei. Meninos na escola e na creche... distraio-me entre agulhas e já fiz 4 casacos para bebés pequeninos.
Beijinhos
Oh I love them also..mine are asleep right now...Love the little one!
ResponderEliminarOlá Nina :) É engraçado como também me apaixonei por estas plantas que tantas alegrias me têm dado :)
ResponderEliminarAdoro as suas flores e cores que tanto iluminam os meus olhos :) É tão bom quando florescem :)
Beijinhos
Eu amo tanto Nina! Ficam na janela para à rua. Quando uma floresce,logo vem para a sala. Linda esta orquídea! As minhas são todas brancas. Bom fim de semana amiga,beijinhos!
ResponderEliminarSou eu!!!!!!!!!
ResponderEliminarNão gosto e tenho medo delas.
Por isso nem olho.
Oi Nina... estou com tantas aqui em casa, mas sem flor... tem uma que daqui a pouco florirá e aí eu não me canso de olhar, adoro!!!
ResponderEliminarBeijosss!!!
Nina...não tenho sorte com orquídeas talvez por não ser uma das flores que mais goste de ter em casa!
ResponderEliminarMas gosto muito de as ver em belos recantos como os seus!!!
Bj
Acho lindas, mas não consigo cuidar muito bem das orquídeas. Minha mãe tem umas de fazer inveja, mas as minhas não ficam com aquela aparência.
ResponderEliminarPor acaso a amiga que não gosta de orquídeas é a Liliane? Ela sempre fala de orquídeas e de suculentas!
Realmente, são belas e as flores duram.
ResponderEliminar