domingo, 25 de março de 2012

Eu vi ...

... o encontro das águas, na Amazónia, quando o rio Negro se junta ao rio Solimões, e, durante 6 Kms, correm lado a lado, com velocidades, temperaturas e cores diferentes!

... as cataratas do Iguaçú, que, na língua tupi-guarani, significa "água grande",  despenhando-se colossal, descomunal, rebentando caudais, arrancando arcos-íris, expelindo nuvens!

... os Lençóis do Maranhão, único deserto do mundo polvilhado por milhares de lagoas de todas as cores, semeadas, ao acaso, em côncavos de areia branca e fina como farinha!

... e vi, no Rio Paraíba, junto à Praia do Jacaré, Jurandy do Sax tocando o Bolero de Ravel, deslizando sobre as águas, enquanto o sol desaparecia no horizonte!


Foi, sempre será, uma experiência única, uma benção, uma benesse que deuses amistosos me proporcionaram.

Encontrava-se incluído, no programa a João Pessoa, este espetáculo.
Seria ao fim da tarde e, existiam duas possibilidades de a ele assistir:
-Ou a partir da esplanada de um bar da praia, ou do convés de um barco que, uma hora antes do evento, embarcava os interessados, percorrendo o rio, até que, às 17 horas, pararia para, então, permitir a visualização do espetáculo.
Optei pelo barco.

Percorrendo o Rio Paraíba, foi narrada a origem desta ocorrência.
Anos atrás, neste local, funcionava um restaurante/pousada, cuja dona, Eleanora, ao pôr do sol, ouvia o Bolero de Ravel, proporcionando a seus hóspedes um espetáculo de invulgar beleza.
Entretanto, tudo passou, o restaurante encerrou, mas, um músico local, adorador da melodia, imaginou tocá-la sobre as águas do rio.
Assim, implementou o hábito que, rapidamente, ganhou contornos de espetáculo, atraindo milhares de  turistas, ao mesmo tempo que conferia a Juracy acesso ao Guiness, dado o número de vezes, até ao momento, imbatível, que executou a peça.


Quando o sol se aproxima da linha do horizonte, a natureza aquieta-se, expectante ...

... e, vestido de branco, como que sobre as águas caminhasse ...

... surge Jurandy!

É um espetáculo fabulosamente único.

Beijos,
Nina

P.S.
Vale a pena assistir à entrevista feita por Jô Soares ao músico, aqui:

 http://www.youtube.com/watch?v=NQElkzX2lMA