quarta-feira, 8 de maio de 2019

Fada do lar!


Assumo que dentro de mim vive uma "fada do lar".
Já sei que esta declaração fará revirar olhos e franzir sobrancelhas a muito boa gente, reação que não me perturba minimamente.
A Fada do Lar a que fiz referência é, no fundo, muito desorganizada, uma trapalhona com noção exata das suas insuficiências. Ora, quem "se enxerga" pode sempre mudar para melhor, é uma questão de foco e humildade.
Dizia eu que reconheço em mim forte tendência para a bagunça. Porém, sempre atenta e vigilante ( fui escuteira em criança), eduquei-me, educo-me e continuarei a educar-me, de modo que o meu espaço não envergonha ninguém. Não sou de grandes limpezas no quotidiano, porque não preciso , pagando  para que sejam feitas. Mas sou um primor na arrumação, posso gabar-me, porque é verdade.
Fã da secção de "arrumação" no supermercado, viciada em Ikea e Leroy Merlin, delicio-me a impor ordem no caos.
Roupas, sapatos, livros, armários e despensas estão um brinco. A sério. Adoro organizar. 

Assisto, deliciada , a um programa  sobre o tema, de nome OBSESSIVE COMPULSIVE CLEANERS que, coloca frente a frente duas espécies radicalmente opostas de intervenientes - de um lado, personagens com transtorno obsessivo compulsivo, vulgo TOC, que orientam a sua compulsão para a luta contra os germes, limpando e desinfetando o seu mundo do qual são escravas e reféns.
Do outro lado vivem seres estranhos que em décadas nunca limparam a casa e que vivem no caos absoluto.
As primeiras têm como missão organizar o espaço das segundas, transmitindo-lhes princípios básicos e , ao mesmo tempo, reaprendendo a gerir as suas vidas de forma saudável, largando a eterna obsesssão pela limpeza.

Enfim, não me rotulo nem me revejo nesses extremos, mas deles tenho recebido dicas, truques e inspiração, que vou, orgulhosamente, partilhar.

Na cozinha, que quero muito limpa ( afinal é o local onde se preparam os alimentos) e sempre organizada, os indispensáveis frasquinhos com condimentos são - digamos - areias na engrenagem e raramente se estão onde se exige. Resolvi, inspirada, colocá-los numa espécie de bandeja que nem bandeja é! É apenas o reaproveitamento das embalagens plásticas fornecidas com carne ou peixe.
Depois de bem lavadas transformam-se na tal espécie de bandeja:


Aqui estão 8, bem arrumadinhos numa prateleira do armário.

As garrafas de azeite, óleo e vinagre estão igualmente agrupadas, com a vantagem de não escorrerem gotas peganhentas. Quando a bandeja estiver suja, lixo com ela , sendo substituída por nova.

Aplicando a mais elementar lógica, arrumo de acordo com o uso - o mais necessário num nível acessível e o menos utilizado, lá no alto.

Gosto do aspeto . Tudo limpo, tudo organizado.

Muito fácil de manter, muito prático na hora de utilizar.

As heroínas (os heróis) da série Obsessive Compulsive Cleaners desinfetariam tudo depois de cada utilização. Os caóticos perderiam frascos e garrafas. Eu limito-me a colocar cada coisa no seu lugar.
É o meu lado Fada do Lar!

Beijo
Nina