sexta-feira, 3 de outubro de 2014

1214 - Dicas!


Decidi mostrar os saquinhos utilizados para lavar, na máquina, roupa delicada, já que, o último texto que publiquei - sobre os afazeres de uma dona de casa - mereceu variadíssimos comentários e algumas perguntas, concretamente, sobre os ditos sacos.
Não há o menor segredo:


Têm este aspeto.
Este, em particular, é excelente e serve até para lavar ténis.
É forte e muito bem acabado.
Comprei-o na Alemanha, numa loja irresistível, onde me perco, do mesmo modo que outras pessoas se perdem nas sapatarias... é que tenho sapatos em excesso e a fixação de outros tempos, hoje, apenas me cansa. Mas isso será conversa para outra ocasião.

 Voltando, pois, ao belo saco (o Mercedes, o Porsche dos sacos ...), trouxe-o de uma das muitas lojas Tchibo, que vende café sempre, e utilidades variadíssimas cujo stock renova cada segunda-feira.
É meu há muitos anos, sendo de uma eficiência garantida.

Mais tarde, em Portugal, comprei vários como este, em diferentes tamanhos.
Não tendo a qualidade do primeiro, vão, ainda assim, cumprindo o seu papel protetor.
Encontram-se em qualquer grande superfície, na secção de detergentes e acessórios para tratamento de roupas.

O tecido fininho, é uma espécie de rede, quase tule, fechado por ziper -  já me têm dado alguns desgostos. Não tenho dúvidas de que eu própria os vou costurar assim que necessário e, já que falamos em economia doméstica, aconselho as destemidas costureiras a que façam o mesmo.
Dos comentários que recebi, todos super simpáticos, adoráveis de ler e que muito agradeço, destacarei dois, por razões diferentes:

Da  TERESINHA, recebi esta delícia:

" ...E vou acrescentar uma dica, porque também só uso atoalhados e lençóis brancos: se estendidos ao ar
livre e estiver luar, ficam mais corados do que se apanharem apenas sol. Como moro no último andar, uso essa técnica: experimenta agora na próxima lua cheia."

Não é uma maravilha?
Obrigada, Teresinha!
Experimentarei com toda a certeza.

Da  MARIA JOÃO, pessoa muito prática, chegou o ensinamento:

"Ainda faço melhor, como não tenho especial interesse em mudar o visual da cama sempre que mudo os lençóis, no verão, lavo-os de manhã para ao fim do dia estarem prontos a voltar à cama, com o seu cheirinho de acabados de lavar e secar, que por vezes se dilui na arrumação"

Obrigada, amiga.
Pratico o mesmo sistema com toalhas de mesa, daquelas que, pela sua natureza, passam bem sem ferro e para dizer a verdade, também com guardanapos, que só uso em pano (dobradinhos e enfiados numa argola ficam perfeitos).
Já nos lençóis não consigo ser tão expedita. É que ainda sou do tempo dos enxovais, dos lençóis em linho bordados e, às vezes, para complicar ainda mais o assunto,  rematados com rendas. Nesses casos, o ferro de engomar é imprescindível. 
Dá trabalho, claro que dá trabalho, mas são tão lindos que merecem o esforço.

Beijo
Nina