quarta-feira, 25 de março de 2015

Verde dentro de casa


Chegada que foi esta primavera envergonhada - com um vento gelado ...- é  altura de prestar atenção às plantinhas que animam o interior das nossas casas.
Não gosto, em termos decorativos, de  plantas espalhadas, plantadas aqui e ali, aonde calha, só porque se pretende trazer a natureza para dentro, para alegrar os olhos e criar a ilusão de casa com jardim ou quintal. Prefiro que à sua disposição esteja subjacente uma lógica, uma ordem, uma organização.

Gosto, por exemplo de as ver no peitoril das janelas! Também nas casas de banho que disponham de luz natural. Se têm flor, como as orquídeas, podem ocupar lugar de destaque em mesas.
Enfim, cada caso é um caso e só depois de avaliar , me decido ou não pela sua distribuição.

Para iluminar a decoração de uma sala mobilada com móveis muito, muito antigos - que ainda não tive coragem de repaginar - resolvi recorrer às folhas verdes e gostei muito do efeito.
Ora vejam:



Sobre esta mesa de apoio - que está na minha lista para ser modificada - compus um pequeno jardim, misturando o verde das plantas com o azul predominante na decoração.


Quando subo as escadas, a primeira perspetiva é esta.

São plantinhas banais que fui multiplicando a partir de uma planta mãe, sem gastos, sem qualquer investimento, para além da atenção - uma vez por semana rego moderadamente e aparo qualquer folha velha que entretanto surja.

Nova é esta gardénia.
Trouxe-a ontem do Leroy Merlin.
Sei que é sensível e melindrosa - já me morreram algumas - mas, ainda assim, comprei-a.

É planta de pequeno porte com flores brancas, a sua mais valia!
 Têm um perfume suave e doce que inunda a casa.
Enquanto durar, não passará desapercebida.
Tenho a sorte de dispor de um espaço interior onde as plantas crescem e se reproduzem como se numa estufa estivessem. Aí, não tenho grandes preocupações estéticas, é a minha selva, o meu jardim de inverno e para lá viajam as fraquinhas, as doentinhas.
De resto, repito, não me agrada tropeçar em vasos e vasinhos.
Manias!

E vocês, já começaram a tratar das vossas plantinhas de interior?
Já as agruparam em núcleos verdes?

Quero saber tudo, aprender tudo, inspirar-me muito!

Beijo
Nina