quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vestido em tricô - parte 2



Concluída a saia - a altura da mesma depende da opção de cada um(a) - tricotamos 20 carreiras de canelado 1/1 - 1 malha de meia, 1 de liga (tricô), fazendo, na 1ª carreira 50 mates uniformemente distribuidos.

A seguir, iniciamos o corpo/ costas, dando 18 aumentos, também  eles uniformemente distribuidos e iniciamos o PONTO DE FERRADURA LARGA, que mais não é do que tranças.
Este ponto exige 16 malhas para cada motivo + 2 para as orlas.
Para quem domina a técnica das tranças, não terá a menor dificuldade em reproduzir o esquema, cujo PAP se encontra a seguir:






Tricotamos 20 cm e iniciamos as cavas.



No vestido verde, para facilitar a tarefa, decidi-me pelo ombro descaído, mas cada um(a) tomará a decisão que melhor lhe parecer - cavas clássicas ou RAGLAN.

Continuamos a tricotar até ao decote.
Este quer-se amplo para que a gola alta fique solta, descaída, permitindo a utilização de lenços ou echarpes em redor do pescoço, que. para meu gosto, funcionam como acabamento perfeito do visual.

Só faltam as mangas.
Estas serão tricotadas em meia - ou não! dependendo do gosto pessoal.

Depois é só coser e brilhar.

O vestido que atualmente tricoto, não obedece ao esquema do "verde" porque gosto de inovar.
Igual, apenas a saia. O resto nem eu mesma ainda sei como será!
Chama-se a isto "navegar à vista" que, é, sem dúvida, a melhor das navegações, já que nos permite todas as deambulações, criações e improvisados delírios!

E assim vamos!
A noite aproxima-se e com ela a hora do tricô!

Beijo
Nina