domingo, 31 de março de 2019

Aveiro e arredores



Dediquei três saídas, três sextas-feiras para visitar Aveiro, seguindo a valiosa colaboração de uma amiga, ALDINA GUIMARÃES, que me forneceu as linhas mestras para que pudesse descobrir Aveiro de que, até agora, conhecia apenas a Ria e os Ovos Moles- pouquíssimo para definir uma região como esta, rica a todos os níveis.

Na primeira saída, encantei-me com a OFICINA DA FORMIGA, uma loja encantada repleta de peças em faiança. Aí, para além de comprar, visita-se a oficina onde tudo é produzido, como que por milagre.
Sendo que a gastronomia faz parte integrante do pacote turístico, seguindo uma vez mais a indicação da Aldina, almoçámos estupendamente no Restaurante Dori, situado na Costa Nova, mesmo por cima do mercado do peixe. A localização, só por si, garante uma qualidade de matéria-prima magnífica.

Na segunda segunda incursão, entrámos no Museu Marítimo (museu do bacalhau) e dele deixei registoAQUI. Foi uma visita muito interessante, que recomendo.
Ao comprar o ingresso, adquirimos também a entrada para o Museu da Vista Alegre que deixámos para realizar depois do almoço.
Desta vez, também recomendado, escolhemos o Restaurante Duna do Meio de muito bom nível.
Só depois nos dirigimos ao Museu da Vista Alegre.


O sol brilhava, o céu estava azul e o complexo que constitui o museu
 (e loja de outlet) pareceu-me , à primeira vista, muito agradável ...

Aqui a loja. Os preços são inferiores aos do comércio normal,
 mas, ainda assim altos. É que a qualidade paga-se.












Na verdade não comprei nada.
Estava muito mais interessada em visitar o museu.


As peças são maravilhosas e muito valiosas


Aqui uma coleção de pimenteiros que me empolgaram porque possuo alguns destes exemplares, uns comprados, outros oferecidos.
Nem eu sabia que eram peças de museu. A partir de agora vou olhá-los com outros olhos e tratá-los com redobrados cuidados.

Fotografei imenso, mas não posso publicar tudo.
Mostro estes pratos, estas obras de arte dignas da mesa de um rei.

Foi, pois, a segunda visita a Aveiro/ Ilhavo/ Costa Nova.

Voltei ainda uma vez mais.
Dessa visita darei notícia no próximo post.

Tenham uma feliz semana.

Beijo
Nina