terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

É um clássico


É um clássico - refiro-me ao fim de vida dos eletrodomésticos. Quando um sucumbe inicia-se uma espécie de epidemia e é vê-los finarem-se um atrás do outro.
Quando se trata dos chamados grandes eletrodomésticos, a coisa atinge proporções verdadeiramente desagradáveis porque substituir máquinas de lavar roupa, louça, fornos e quejandos é, no mínimo, irritante ( e dispendioso ) ... mas acontece! Aliás já me aconteceu há bem  pouco tempo.
Considero-me, de momento, a salvo dessa contrariedade, até porque os ditos - os grandes, os (mais) caros eletrodomésticos -  se encontram ainda dentro do prazo de garantia.

Porém, paralelamente, existe todo um mundo de pequenos eletrodomésticos à espreita, decididos a irritarem-me.
Primeiro foi a balança da casa de banho que pifou.
A seguir a torradeira.
Depois o aquecedor da casa de banho... a ver o que ainda estará para vir.

Sem hesitação, sem dó nem piedade, depositei-os no Ecoponto - a balança e a torradeira -  ( refiro que existem específico, cuja localização se encontra na net) e, neste preciso momento vou substituí-los, porque, para além de ser difícil descobrir quem os conserte, o arranjo fica tão caro que mais vale comprar novo.

Confesso que esta filosofia do "usar e deitar fora" me enerva profundamente, mas que fazer?

Comecei a prospeção de modelos e preços na FNAC, onde encontrei alguma diversidade a preços inaceitáveis. Tudo caríssimo. Fugi espavorida.
Depois, fui à Worten, onde a diversidade é razoável tanto em marcas como em preços. Mas, baralharam-me! Como é possível que os preços sejam tão absurdamente diferentes?
Não comprei.
Resolvi refletir.
Valeu a pena.
Lembrei-me de uma antiga torradeira guardada na arrecadação, mas ainda funcionando.
Fui resgatá-la.
Já está na cozinha pronta para ser limpa e para  as torradas de amanhã.





A balança avariada  foi, por sua vez,  substituída no supermercado ALDI, por um preço muito razoável.




Quanto ao aquecedor (de parede) conclui que pode tratar-se de um  problema de programação. Vou averiguar antes de comprar um novo.





Ainda no ALDI ou no LIDL é possível que venha a encontrar uma torradeira moderna que me satisfaça. É só esperar, porque todas as semanas chegam produtos novos de muita qualidade e bom preço.

Esta minha resistência ao consumismo desenfreado tem vindo a crescer.
Acho que são as minhas raízes falando mais alto - não nos privarmos de nada, mas gastando conscientemente.

Parece-me um (eterno) bom princípio.

Beijo
Nina