domingo, 8 de março de 2015

Para quem não sabe nada, mas mesmo nada de cozinha ...


Para quem não sabe nada, mas mesmo nada de cozinha, outra sugestão que, por acaso, foi o prato principal do almoço deste domingo, a seguir à indispensável sopa de legumes.
Trata-se de um modesto frango. Na realidade, pernas do mesmo, compradas em embalagem própria.

Com sol a rodos, um dia lindo, lindo, a manhã foi gasta na rua, melhor dizendo, junto ao rio Douro, onde o café sabe sempre melhor e, ainda,  passeando na sua margem, num percurso de 5 Km.

Isto de o paladar ser afetado pelo meio, é um facto!
Num ambiente harmonioso tudo sabe melhor e foi exatamente o que ocorreu ao almoço, porque as mimosas continuam frescas e perfumadas, encantando os olhos e os olhares de quem com elas se encontra.



Não resisto!
É ou não digno de se ver?

Aproveitem enquanto há!
 Nos montes, na beira das estradas, onde menos se espera, crescem estas belezas.
Trazê-las para dentro de casa é trazer beleza em estado puro.
 Almocei,pois, um almocinho simples - de frango, como já referi ... - com esta vista!
O franguito estava bom, é verdade, mas soube muito melhor acolitado por tão agradáveis detalhes.

Antes de falar no dito, refiro o acompanhamento, também ele simples, também ele banal.
Acontece que beneficiou do contentor - esta panela Le Creuset!
Sou fã incondicional!
É certo que são caras, são caríssimas, mas, as que tenho, vieram todas do Outlet de Barcelona, por metade do preço - continuando a ser caras. Têm garantia vitalícia e, o material de que são feitas - ferro? - confere à comida um paladar extremamente agradável e único.


Este é o tacho do meu arroz!

Este, de tomate e pimento resultou, como sempre, perfeito!
 Desta marca possuo várias peças e dou como muito bem empregue,  o dinheiro gasto, de tal modo que, não deixarei de comprar  outros elementos assim que a oportunidade surja.
Chega de publicidade que ninguém me dá nada por ela ... mas deveriam dar!

Passando, pois ao frango, refiro que o mais ignorante dos cozinheiros brilhará com este petisco.

Comprei, então, uma embalagem de pernas de frango, que refoguei numa cama de cebola às rodelas, alho picado e 2 tomates em cubos.
Deixei que fritasse lentamente - repito, sempre lentamente - temperando com sal, pimenta, 1 folha de louro e caril em pó - que pode ser evitado sem prejuízo, se não se apreciar o sabor.

Tapa-se quando começar a ganhar cor, deixando que coza no próprio suco, o que é rápido. Deve confirmar-se o grau de cozedura, picando a carne com um garfo.
Tendo atingido o ponto, acrescenta-se uma embalagem de cogumelos frescos laminados e tapa-se permitindo que a cozedura prossiga por 5 minutos, de modo a que os cogumelos fiquem no ponto.

Passa-se então à fase do molho, juntando um iogurte natural - nada de natas que entopem as artérias!- mexe-se para misturar bem, tapa-se a panela e está pronto.

Apresentando este aspeto.

No prato, serve-se com uma quantidade de arroz enformada ...


Ficando assim, irresistível!

Evidentemente que podem ser utilizadas outras partes do frango e não necessariamente apenas pernas! Isto sou apenas eu fazendo a vontade à freguesia!

Boa semana!

Beijo
Nina