sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Compotas



Quando, em Agosto chegaram as férias, tratei de deixar o frigorífico o mais vazio possível e tratei de congelar tudo quanto sobrou, fruta incluída. Não era muita, mas ainda assim havia algumas ameixas, duas ou três nectarinas, kiwis e pêssegos.
Foram descascados, reduzidos a pedaços, descaroçados, introduzidos em saco adequado e depois congelados.

Lá ficaram a ocupar um espaço precioso, esperando vez para terem destino adequado.
Hesitei entre a compota e o chutney. Decidi-me pela compota - cujas imagens também publiquei no  INSTAGRAM

Comprei pela primeira vez este tipo de açúcar:


Cada pacote com 500 g deve ser misturado com 1 kg de fruta.

Aqui começam as vantagens evidentes, porque, durante toda a minha vida preparei compotas utilizando o açúcar com o mesmo peso da fruta.
Depois, o próprio procedimento é imensamente mais cómodo, porque em vez da mistura ferver até atingir o ponto pretendido, sempre em fogo lento para não "pegar" no fundo da panela, neste caso, em menos de 30 minutos, a mistura atinge a consistência ideal, uma enorme poupança de tempo e de gasto de energia.

Fiquei convencida.

Com 1 kg de fruta e 1 pacote de açúcar enchi 3 frascos, sendo que um deles é grandão:


O sabor está lá todo e os pedaços de fruta mantiveram-se, na sua maioria, intactos.

... distinguindo-se cada um deles.


Mesmo o kiwi, de natureza mole que se desfaz à menor mexidela de colher de pau, resistiu. Está lá. Cheio de personalidade.

Para encher os frascos sem pingo de sujeira utilizei esta espécie de funil com boca larga que comprei, há muitos anos na Alemanha.
Até o possuir, vertia a compota usando uma colher grande, mas, além de demorado e muito chato, salpicava tudo com compota.
Agora é cirúrgico, uma limpeza

A panela ficou vazia, mas ainda foi possível rapar o restinho - porque dentro de cada uma de nós continua a viver a miúda que delirava com esta possibilidade - ainda mais do que comer a própria compota às colheradas.
Rapar a panela é que era (e continua sendo) bom!

Portanto ...
Para já há 3 frascos ( na verdade, são apenas 2 e meio ...), para acompanharem as torradas do lanche e do pequeno almoço/ café da manhã.
 Há ainda 7 tigelas de marmelada (eram 9, mas 2 voaram para outras paragens) e, tenho a certeza que a partir de agora o dia "das compotas" perdeu o seu dramatismo e será quando eu quiser...

Só facilidades, só dicas fantásticas!
Aproveitem que eu não duro para sempre.

Beijo
Nina