terça-feira, 15 de outubro de 2019

Doce/compota de abóbora


Gosto de aproveitar tudo o que é da época e que a natureza oferece. Ora, neste momento,  as abóboras são o que mais da época se pode arranjar.
Na D. Fátima, na Apúlia - a minha fornecedora de hortaliças e ovos ( todos com duas gemas) - encontrei, há 15 dias a primeira abóbora. Era enorme, pesadíssima e dividi-a com uma amiga. Não sei qual a qualidade, mas amarelinha por dentro, foi descascada, cortada em pequenos cubos, congelada em porções e tem sido usada em sopas juntamente com uma enorme variedade de outros vegetais. Garanto que, quase sem recorrer à batata, se conseguem sopas fantásticas, devidamente apreciadas por nós que quase só com ela compomos o jantar - por isso, desde as férias, 4 quilos já lá vão.

No último fim de semana, a oferta da D. Fátima foi diferente. Tinha abóbora própria para doce, carnuda e cor de laranja intenso.





Depois de descascada, utilizei 2 quilos - o restante congelei - aos quais juntei 4 paus de canela, a casca de uma laranja e 1,5 quilo de açúcar.
Numa panela deixei que repousasse e criasse líquido.
Depois, foi levar ao lume e quando começou a ferver, reduzir para calor brando. Deixei que fervilhasse devagarinho. De vez em quando espreitava e dava-lhe uma volta com a colher de pau.
Quase me esqueci do preparado. Até que começou a cheirar muito bem.
Estava pronto.
Guardei em frascos esterilizados.
Esta manhã provei, com pãozinho, ao pequeno-almoço.
Está divina.

Portanto, feitas as contas, neste princípio de Outono preparei marmelada, compota de marmelo, doce de tomate e doce de abóbora.
Nada mau, portanto.

Marmelada


Doce de tomate - a tampinha foi presente de Liliane, do blog Paulamar
Compota de marmelo
A compota de marmelo fica lindamente como recheio de tortas. Aquecida, acompanha gelados e compõe uma sobremesa de truz. Com queijo, também. Resumindo é maravilhosa servida com o que quer que seja.

Como uma boa formiguinha tenho a despensa muito bem  fornecida e, o melhor de tudo, é que nada está preparado com corantes ou conservantes,já para não falar  no sabor, que é absolutamente único, impossível de encontrar na mais exclusiva loja gourmet.

Beijo
Nina