quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

O "meu" método topdown"


 Chamo "meu" indevidamente a este método. É meu apenas porque me apropriei dele , tendo sido inventando por alguém (tenho muita pena, mas não sei identificar o (a) autor(a)), tendo vindo a dar provas de que corre sempre bem - 120 malhas em agulha circular, dividas em - 40 para a frente, 40 para as costas e 20 para cada manga.
Depois, feitas as marcações, aumenta-se 1 malha cada 2 carreiras, aumento esse feito por meio de 1 laça.

Neste momento, prescindo já dos marcadores, fazendo a contagem apenas na primeira carreira, depois de tricotadas umas voltinhas em canelado (será o remate do decote).

A seguir, é tricotar até à altura em que se continua apenas com a frente e as costas, deixando as mangas em suspenso para no final serem retomadas.


Desta vez, optei por um cós alto, em canelado 2/2, que tem a vantagem de obrigar a peça a adaptar-se ao corpo, tornando -se mais elegante se usada com casaco - não gosto de me sentir "enchouriçada"!
No INSTAGRAM já tinha apresentado umas "selfies" (de qualidade duvidosa ...).
Estão  para quem quiser verificar,

Dado que a tendência dos últimos Invernos tem sido exageradamente volumosa, em termos de malhas, quase não comprei nada, porque os ditos "camisolões" me transformam num gigantesco boneco Michelin.

Não me canso de aconselhar este método para tricotar. É rápido, simples e evita as costuras, as terríveis costuras, que apesar dos generosos ensinamentos que já recebi, continuam a não me convencer.

A parte deste método que menos me agrada é a tarefa das mangas, que, à medida que vão estreitando, se transformam num cilindro difícil de tricotar - recorro ao "magic loop", mas continua sendo bem chato.

A solução para as mangas chama-se 4 agulhas!
Bem sei!
É como se tricotam meias ... que eu , definitivamente, não sei tricotar!
Ou melhor, saber até sei, mas o resultado é uma tristeza de trabalho, um horror.


Se calhar - não (me) prometo - se calhar - dizia - passada que seja a época das blusas/camisolas, vou investir o meu tempo treinando a execução de meias.
Se calhar, repito!

Entretanto, tricotei uma gola para esta camisola/ blusa. Usei as agulhas circulares e criei um cilindro em canelado 2/2 que visto ou não, conforme o apetite.
Estas golas separadas têm a vantagem de assentarem muitíssimo bem e ainda a de poderem ou não ser usadas.
Quando não, gosto de rematar o decote com uma echarpe , com um lenço, ou mesmo usando um body fininho.

Pressinto que estou quase a despedir-me do tricô, porque não tarda o tempo aquece e a tarefa torna-se penosa.
Entretanto encomendei e já recebi um lote de algodão que hoje mesmo - ao serão - irei inaugurar (com muito entusiasmo, como se fosse a primeira peça da minha vida, porque é sempre assim, com este estado de espírito, que inicio um novo projeto)
Tricotar é bom!
É muito, muito bom!

Beijo
Nina