quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Acabando, acabando, acabando ...



Nesta ânsia que subitamente me acometeu de repor a ordem, de esvaziar gavetas, de destralhar, de completar os tais WIP, tenho andado, todas as noites, ao serão, atacando fios, novelos, meadas.
Vou acabar com eles e não descanso enquanto não vir as gavetas gloriosamente vazias.

Então, com as sobras DESTA MANTA , comecei uma pequenina que, mais tarde ou mais cedo será presente para um bebé - tenho sempre algumas prendinhas prontas a ser oferecidas e, embora se fale muito da baixa taxa de natalidade, no meu círculo de amigos e conhecidos os bebés vão surgindo.

Poderia ter optado pelos simples granny squares - os quadradinhos da avó, mas de momento apetece-me a técnica Corner to corner afeghan que pode ser consultada em dezenas de sites diferentes, como por exemplo este,  AQUI.

A vantagem desta técnica é que se executa a peça de uma só vez, começando num canto e terminando noutro, como o próprio nome indica, sem necessidade de ligar elementos e assim se aproveita o fio quase completamente.

A mantinha pensada num bebé que ainda não existe, vai crescendo na mesma medida em que as sobras de novelos vão desaparecendo e neste momento está assim - já ultrapassei o meio:


A única exigência passa pela espessura do fio que, obviamente, tem de ser sempre igual.



E vai-se crochetando, sem compromisso, ao sabor do impulso do momento que determina a combinação das cores. No caso, todas em tons pastel como convem.

Esta mantinha tem o tamanho adequado para o primeiro berço do bebé, mas nada impede que com esta mesma técnica se teça uma manta para cama de adulto.



Não passa de uma sucessão de pontos altos duplos - coisa mais simples não existe - com um efeito muito bonito

Para além de novelos, estou - verdadeiramente formiguinha - aproveitando até uns quadrados sobrantes da manta que no início mostrei ...


... num verdadeiro exercício de aproveitamento que ronda perigosamente a sovinice .

Que seja!
Importante é que o objetivo que agora me comanda está sendo cumprido ...

Aproveitar, aproveitar, aproveitar ...
Acabar, acabar, acabar ...
Tudo depois de jantar.
Tudo ao serão, que o meu dia não se compadece com pausas tão divertidas como esta - fazer croché!
Queria eu!

Tenham um bom fim de semana e aproveitem o sol radioso que brilha durante o dia.
Aproveitem antes que chegue a chuva!

Beijo
Nina