terça-feira, 21 de março de 2017

Inspiração


Dei a este texto o título de "Inspiração", mas poderia igualmente chamar-lhe "Aprendizagem".

Explico:
Criatura curiosa como sou, facilmente tenho a ilusão de que sou capaz de ... muitas coisas, incluindo costurar.
É certo que quando utilizo este verbo, longe de mim a ideia de que vou fazer roupa - não vou, nem quero! O que eu quero mesmo é concretizar projectos simples essencialmente virados para artigos de casa, como almofadas, toalhas, panos da louça e sacos - muitos sacos de todas as formas e feitios - por isso colecciono no meu Pinterest modelos para lá de giros.  

Na net - essa grande professora e musa inspiradora - tenho adquirido as noções básicas.

Aí, na net, faço questão de nomear uma pessoa (poderia e deveria apontar muitas outras, mas por uma questão de ordem, hoje falo apenas na



Conhecemo-nos há muito tempo, quase desde o início do (meu) blog. A certa altura, com grande pena minha, perdi-lhe o rasto . Depois, inesperadamente, voltámos a cruzar-nos. Fiquei muito feliz. Fiquei a ganhar com o reencontro. Por isso, os blogs da Denise - um de craft, outro de culinária - são para mim uma referência incontornável.

A ela devo  ter voltado à costura, já que a sua obra é imensamente inspiradora, já que tudo quanto faz, faz bem, faz bonito - e ensina o "como".

No meu canto de costura armazeno panos e paninhos e nem me passa pela cabeça deitá-los ao lixo, porque, conhecendo-me - sei que sou de fases e de impulsos - acabarei por voltar "ao local do crime".

Com a  Denise aprendi a brincar com formas e ousar até algumas ambiciosas estratégias ...



... tais como as que a imagem documenta - o CATAVENTO.

Não vou explicar nada que ficariam a perder com a explicação.
Indico antes o caminho para tirarem dúvidas, para que, com a maior simplicidade se faça luz!


Costurei seguindo o PAP ...

... pois então!
E foi fácil, foi simples , foi uma agradável forma de passar algumas horas desta tarde caseira quando ainda me recomponho da miserável gripe que quase me abateu ...


A verdade é que já há algum tempo tenho vindo a cortar "quadradinhos"


Todos com 15cm de lado - apenas porque me pareceu um numero simpático, quadradinhos de todas as cores e padrões...


E, se os primeiros foram aplicados no chamado "Catavento", conclui que para uma manta - vai ser uma manta, sim! - prefiro uma junção mais simples, com menos costuras e, ainda por cima, mais fácil.


Para cada bloco escolho 4 quadrados, com 2 padrões. 

Depois ligo-os, atenta às costuras, passo e volto a passar a ferro e reservo.

Quando a dimensão me agradar, vou ligá-los entre si utilizando um tecido branco e pronto!

Foi uma tarde de inspiração, uma tarde de aprendizagem, uma tarde de opções e de total liberdade, porque, o bom deste tipo de costura é que, seguindo regras básicas, as escolhas são nossas, a criatividade é total e o resultado será, garantidamente, peça única, irrepetível, feita com carinho, sem pressas, na espuma dos dias.

Beijo
Nina