quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Espremedor de limão

Campeã de inutilidades, sou dona das mais improváveis maquinetas.
No caso, o espremedor de limão é invenção genial e nada tem de inútil!

Este é o aspeto, conseguindo-se com simples rotação, extrair a totalidade da polpa e sumo do citrino.

Quando os limões são duros é que ele mostra toda a sua eficácia ...

... deixando-os assim, ocos, só casca.

É certo que poderia utilizar o espremedor de laranjas, pois podia! Mas era uma tralha imensa desarrumada, um monte de artefactos para lavar. Não, mil vezes este esporão rotativo.
Vi-o pela primeira vez, numa série inglesa protagonizada por duas figuras impagáveis, um par de velhotas que de mota se deslocavam por todo o território, montadas em potente mota, devidamente equipadas com capacetes e óculos pós guerra.
Esse foi dos primeiros programas de culinária a que assisti, sendo as protagonistas verdadeiras pioneiras da invasão que se seguiu - é que - não restam dúvidas - a culinária vende!
Com deleite, via-as percorrendo estradas secundárias de uma Grã- Bretanha rural de encantos infindos.
Cozinhavam umas refeições fartas e suculentas para os mais diversos públicos, desde aristocratas a lenhadores. E cozinhavam bem, inacreditavelmente bem, num país que faz jus à má comida!
Com elas entrei em mercados coloridos por mil vegetais e frutas, fui à lota abastecer-me de peixe e marisco e, em talhos assépticos comprei carnes variadas.
Também com elas e graças a elas, me apeguei a estranhos artefactos de uso imprescindível na cozinha, como é o caso deste espremedor de limões, com a diferença de que o delas era feito de madeira.
Foram horas de puro deleite, voando à boleia na sua moto pelas mais incrivelmente encantadoras localidades do British Country.

Continuo fascinada por esses cenários, por essas cores, por esses espaços e, por isso, me confesso  fã fervorosa de DOWNTON ABBEY e MIDSOMER MURDER.
Na primeira, extremamente bem feita, atentíssima a detalhes e fiel à história, é-me - ainda por cima ... - permitido descer à cozinha, gloriosa cozinha de outros tempos em que apenas o rótulo de "sublime" lhe assenta!

E toda esta conversa a propósito de um mero, embora muito eficiente, espremedor de limões, que pode até ser sugestão de útil presente de natal! 

Beijo
Nina