quinta-feira, 16 de março de 2017

Pão-de-Ló

Nesta (minha) casa sempre existe bolo caseiro, de preferência simples, sem recheio nem cobertura, pronto para acompanhar o café ou o chá e mesmo substituir o pão ao pequeno almoço.

Não sou de exageros nem de gulosos pecados, mas um bocadinho cai sempre bem.

Depois que me tornei feliz proprietária da Bimby, a tarefa simplificou-se deveras , porque, se existem capítulos em que a maquineta não me convence, no que diz respeito aos bolos revelou-se o suprassumo  da praticidade. É que pesa, indica as funções e apita quando a tarefa está concluída - só lhe falta falar, diria (mas, como já referi, apita!)

Sem nenhuma programação ocorre-me , assim  de repente, preparar um bolo e pronto, preparo. Ele há o de iogurte, de limão, pão-de-ló, clássico, bolachas e bolinhos - que num abrir e fechar de olhos ficam prontos para entrar no forno.

As receitas encontram-se muito bem organizadas no livro e na "pen" da máquina que indica no ecrã cada passo a ser seguido. Não falha!


A receita pode perfeitamente ser reproduzida numa batedeira normal, mas aqui, ganha em comodidade.


Preparada a massa foi despejá-la na forma previamente untada - a propósito, descobri um spray que substitui maravilhosamente a manteiga nesta etapa e, até ao momento nada agarrou! - levá-la ao forno e  ...


Voilá!

Pão-de-ló fofo e perfeito.


Tão fofo e tão perfeito que caminha a passos largos para se extinguir ...



Com uma casquinha crocante no exterior e uma massa fofa e ligeiramente húmida no interior,
 com sabor de bolo de infância ...


Só por esta perfomance em termos de bolos já se justifica a aquisição da geringonça maquineta.

Beijo
Nina