terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ainda as sopas!

Sou fã incondicional de sopa, de quase todas as sopas ( só não gosto , não suporto, abomino, a Sopa de Nabos) e considero-as preciosas aliadas na preservação da saúde e, já agora, da linha. Sopa não engorda, ok?
Menos vezes do que pretendia, mas, ainda assim, algumas, faço da sopa o prato principal e quase único dos meus jantares.
Um bom prato de sopa e uma frutinha de sobremesa é o jantar ideal durante a semana, que, já se sabe, é sabotado com as enormidades do fim de semana, que ninguém é de ferro.

Pois bem, gosto, como e cozinho muita sopa.
Para o efeito tenho uma panela tamanho família onde mergulham os vegetais mais variados que, a seguir, são reduzidos a puré.

Há, contudo, quem considere monótona esta forma de servir e cozinhar sopa.
Para contornar a objeção ao puré, juntam-se julianas ( que mais não são que folhas cortadas finamente), de couve, alface, feijão inteiro, espinafres ...

E chegámos ao cerne da questão!

A sopa preparada em grande quantidade pode ser durante dias conservada no frio ou mesmo congelada, sendo parcelarmente aquecida à medida das necessidades. Certo?
Certo!

Mas ...
Existe uma excepção!

Não devemos aquecer sopa de espinafres! Nunca! Por quê?
Porque devido a um dos componentes dos mesmos - o ácido oxálico - que se liberta rapidamente, os nutrientes como ferro e cálcio não serão  absorvidos pelo organismo, coisa que repudiamos com veemência!

Então como se faz?
Simples!
Temos o puré preparado e guardado!
Temos os espinafres escrupulosamente lavados e conservados hermeticamente no frio.

No momento de servir, levamos uma mão cheia de espinafres ao microondas, por 3 minutos, sem água ( não precisam, têm muita!) num recipiente de vidro tapado e só então juntamos o puré de legumes que aquecemos por mais 3 minutos.

Servimos imediatamente, pois não queremos perder nenhum dos ricos componentes dessas folhinhas verdes que, por alguma razão, imortalizaram Popey!

Boas sopas!

Beijo
Nina