domingo, 17 de fevereiro de 2019

Braga ... de novo!

Braga fica a 50 Km ao norte do Porto. Chega-se lá num instante seguindo pela A3 e, ultimamente, temos repetido a visita, porque de cada vez que lá vamos descobrimos coisas e lugares novos e interessantes para visitar.
Por isso, na última sexta-feira, repetimos a experiência.
Seguindo as indicações para o centro, encontrámos, no Campo da Vinha, um parque de estacionamento subterrâneo, gigantesco, que é o local ideal para guardar o carro. Depois é caminhar pelas ruas exclusivas para peões. São ruas antigas, com comércio tradicional que, só por si, é uma atração.



Por exemplo, nesta mercearia centenária, o bacalhau é rei!


Rei há mais de um século!


Vi também uma variedade imensa de conservas, que só não comprei porque não me apetecia carregar embrulhos

Para uma próxima ida a Braga, vou organizar-me de modo a comprar bacalhau (com excelente aspeto) e conservas, no percurso de regresso ao carro - vivendo e aprendendo, sempre!



Apesar de já ter visitado a cidade vezes sem conta, apenas numa ocasião, em criança, entrei na Sé catedral.
AQUI, informações sobre esta igreja:





SÉ CATEDRAL DE BRAGA

“É MAIS VELHO DO QUE A SÉ!”
Conhece a expressão popular “mais velho do que a Sé de Braga”? Não é utilizada por acaso! Esta é a catedral mais antiga do país e, curiosamente, o seu primeiro projeto de construção começou a ser criado antes de Portugal ser uma nação.
A cidade de Braga nasceu e cresceu em redor da Sé Catedral e hoje podemos observar as influências das mais variadas épocas nas suas paredes e fachadas e no seu interior predominantemente barroco.
A entrada principal e a entrada lateral fazem com que os locais utilizem a catedral para cortar caminho no meio das suas rotinas atarefadas e dão à Sé um encanto invulgar, quase familiar, que mostra a grandeza deste espaço. É muito mais do que um ponto religioso ou turístico. É parte da vida dos bracarenses.
A Sé continua a ser um grande símbolo da cidade e continua a surpreender quem lá entra. Os tetos, os órgãos de tubos, o altar tão especial com um frontal construído a partir de uma peça que restou de um antigo retábulo, mandado fazer por D. Diogo de Sousa para construir a capela-mor... A Sé Catedral e as capelas mais pequeninas que a rodeiam são especiais em cada um dos seus recantos e não pode deixar de visitá-las!
Dica Cool: Pensa-se que a Sé de Braga assenta nas fundações de um antigo mercado ou templo romano dedicado a Ísis porque, numa das suas paredes exteriores, existe uma pedra votiva com essa indicação. É um detalhe que passa despercebido aos olhos de muita gente. Descubra-a!
O interior é bem mais rico e interessante do que o exterior:







O orgão é imponente!








Gostaria de ter acompanhado uma visita guiada, mas, naquele momento não estava nenhuma prevista. Foi pena.
Ainda assim fiquei impressionada com o monumento, em que se vislumbram vários estilos -  "Arquitetura gótica, Arquitetura românica, Arquitetura barroca, Moorish architecture, Estilo manuelino" 


A seguir almoçámos.
Come-se bem em Braga e o prato emblemático é o BACALHAU À BRAGA - frito em azeite, acompanhado por batatas fritas cortadas em rodelas e coberto por abundante cebolada. É muito bom.
Nunca o cozinhei, mas questionei o funcionário que me deu indicações úteis.
Como sobremesa, PUDIM ABADE DE PRISCOS, uma bomba calórica, mas inegavelmente bom.

Sábado com sol foi também um dia muito bem passado na companhia de amigos, lá por terras da Galiza, concretamente em Baiona.
Hoje, o tempo ameaça chuva, mas , pela manhã, ainda permitiu uma longa caminhada junto ao mar. Tão bom!

E assim nos preparamos para mais uma semana.

Verifico que tenho dado muito menor atenção ao blog, o que é natural, atendendendo às solicitações do INSTAGRAM  - podem encontrar-me AQUI - e do FB, onde estou AQUI

Sinto que os blogues estão a perder terreno face às restantes plataformas. É pena. Mas, se calhar, inevitável e imparável.
No blog a intimidade é incomparavelmente maior, mas, reconheço que exige tempo e apetência para escrever.
Ando por aqui desde 2011- 8 anos, já cá cantam!
Tem sido bom, gratificante e enquanto o for, manterei o blog embora o meu  ritmo tenha baixado consideravelmente.
Continuo a ter visitas e comentários (embora em menor número), mas, os blogs que sigo desde o início - esses sim -  postam cada vez menos, enquanto que as publicações no Instagram e no FB se mantêm em crescendo.
Sinal dos tempos, concluo!
Vamos indo e vamos vendo ... sem dramas!

Boa semana.

Beijo
Nina