segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O meu jardim de Outono


O meu jardim em vasos sofre, tanto como eu, com este surto abrupto de calor.
Por ele faço o que está ao meu alcance, regando quanto posso, o que não evita que as flores - rosas, dálias, hidrângeas - estejam queimadas.
Nada a fazer  senão aceitar a inevitabilidade das coisas.
Aceito.
Para o Outono quero isto. Quero assim.



Muito verde, muito vivo, muito fresco!


Beijo
Nina

Orquídeas


Desde Maio que as orquídeas alegram os meus dias. São as minhas melhores amigas. Nada, nada exigentes ... um pouco de água de vez em quando é tudo quanto precisam. Nada exagerar na rega. Isso não toleram.
Tenho vários exemplares há muitos anos, sem problema.
Florescem de acordo com o seu relógio biológico e discretamente, passada a floração, permanecem na sombra. Descobri que se colocar os vasinhos sobre a superfície de vasos grandes, daqueles onde crescem plantas de grande porte, as minhas orquídeas agradecem, porque assim, quando são regados, não acumulam água nas raízes, situação que pode resultar fatal, como atrás referi.

Tenho lido algumas dicas sobre o assunto “orquídeas “, pelo que tenciono, no início do Outono, replantar, adubar e dividir, tudo operações muito simples.

A variedade mais comum, a que se encontra à venda nos supermercados, é esta, variando nas cores. Enquanto florescem são divinas. Depois, limitam-se a viver.
Dando os últimos suspiros florais, as minhas estão assim.



   



         


     


Seguem-se semanas em que darão os últimos suspiros 
Será tempo de investir nas resistentes suculentas.


Beijo 

Nina