Mostrar mensagens com a etiqueta bainhas de calças. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bainhas de calças. Mostrar todas as mensagens

domingo, 31 de maio de 2015

Costurando, produzindo!


Costurei parte da tarde.
Bainhas em duas calças e uma almofada.

As calças, em tecido muito fino, são, para uma aprendiz atrevida - o meu caso! - um sério desafio.

O tecido "foge", esgueira-se à tesoura.
Obriga a muitos, muitos alfinetes  e, mesmo assim, a tarefa é ingrata.
Com muita paciência, devagarinho, consegui levar o barco a bom porto e as calças estão prontas a ser vestidas, depois de vários dias de espera, em que olhavam para mim e eu olhava para elas sem disposição de meter a mão na massa.
São muito, muito largas junto ao pé, simulando uma saia comprida. Este é um modelo muito simpático para vestir nos dias de calor.
Tentarei não esquecer de fotografar, assim que as ponha.
Arrumadas as calças, passei para outro departamento:
- Uma almofada.


Este é o meu (genial) modelo favorito, em envelope, dispensando fechos ou botões.
 O tecido é antigo, de uma "colheita" com alguns anos. Trata-se de um retalho imenso, que comprei por quase nada e que já entrou em vários projetos.


Muito largo, desconfio que se destinava a cortinas para quarto de criança.
 A cor - rosa bebé - calhou ser exatamente a que procurava para terminar este trabalho:


Teci, em tons pastel nove AFRICAN FLOWER GRANNY ...

...rematadas em ponto baixo ...

... e com "conchinhas"

Seguidamente será necessário pregar, com ponto invisível, o crochê ao tecido.

O resultado foi o que as imagens documentam.
Adorei!

Quando comprei o fio - 1 novelo de cada cor - pretendia iniciar uma manta, mas, pareceu-me que a espessura era excessiva.
Daí ter feito a almofada que ainda não sei qual o destino que terá.
O importante é que desencalhei três tarefas que colidiam com o meu horizonte visual. Assim, arrumei as pendências e, por acréscimo, ganhei detalhes úteis e giros.

Gostaram do tecido ingénuo e parolinho?
Por mim, sou fã incondicional deste estilo.

Boa semana!

Beijo
Nina

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Jeans, bainhas e coisas assim...

Tenho muito boa relação com os jeans e possuo-os de todas as formas e feitios:
 
- Semibaggy, com a cintura no lugar e perna ligeiramente afunilada;
- Boyfriend, o jeans bem folgado;
- Cargo, amplos, com muitos bolsos na lateral da perna;
-Boca de sino, com pernas ajustadas e bainha bastante ampla;
- Capri, termina logo abaixo do joelho, bem justos;
- Alfaiataria, que são jeans com corte clássico, bolsos e pregas;
- Skinny, com elasticidade, vestem - como o nome indica - como uma segunda pele.
 
Os meus preferidos, são os que têm a cintura no lugar, podendo ser "semibaggy", "boca de sino" ou "skinny".
 
Descobri uma marca que me assenta como uma luva, mas não digo o nome - oh! que pena! - porque não merece publicidade gratuita!
 
Normalmente, quando os compro, vêm com a bainha cosida na altura certa e não tenho que me preocupar com arranjos.
Acontece, porém, que alguns, mais antigos que vestia com saltos altos, agora, que privilegio mais o conforto, vestem mesmo mal, porque, demasiado compridos, fazem umas dobras horrorosas no tornozelo.
 
Isto parece não incomodar muitas mulheres que, alegremente, usam as calças "enfoladas" junto ao sapato, pensando, se calhar, que ainda vão crescer ...
 


          
Com calças justas, para mim, está é a altura perfeita.
As calças terminam direitinhas, sem foles.



É assim que eu gosto e é assim que uso.
 
Pelo contrário, se as calças são "boca de sino", então aí, o caso muda figura e o sapato tem obrigatoriamente que ficar tapado. Chego a deixar que as extremidades toquem ligeiramente o solo.
São estes os meus princípios básicos, dos quais não abro mão.

Tendo, como disse, alguns jeans programados apenas para saltos altos, eu própria lhes trato da saúde porque não me apetece dar 5€ na costureira do shopping - sou um nadinha forreta!


Começo por marcar com alfinetes a quantidade de tecido a dobrar.
Depois, com giz de alfaiate traço a linha que vou seguir para cortar.



E corto, sem medo.

A mesma quantidade de tecido nas duas pernas,
A seguir recorro à minha Singer inglesa - I love you, my precious! - que cose que é uma beleza, ao contrário de outra que já tive. Essa infeliz partia as agulhas quando o assunto era jeans. Adiante ...


Na orla do tecido cortado, um zig-zag fininho ...
E depois ...
É dobrar pela marca e alfinetar muito bem.

Vamos, agora, por a Singer à prova ...


Retira-se parte da "mesa" ...

... assim ...

... para que a perna da calça caiba e encaixe ..

E pronto!
Bainha cosida sem problema.

Na operação terei gasto 20 minutos, não mais.
Calças prontas, com a altura desejada.

Sem que o pesponto me envergonhe.
Sei que existem técnicas que preservam a bainha original.
Sei, mas não me apeteceu ir por aí!
Assim está ótimo e se melhorar ainda estraga.

Satisfaçam a minha curiosidade:
- Fazem ou mandam fazer as bainhas?
Eu prefiro guardar os meus 5€.

Beijo
Nina