quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Bolo de noz

Este bolo é espetacularmente bom.
 Sem qualquer "mas".
 É bom. 
Ponto!

Encontro-me naquela fase estranha em que recuso censura.
 Se me apetece, faço. 
Bem basta o que basta.
 Todos aqueles proibidos me constrangem. Embora os assuma a todos.
Por isso, na assepcia da minha casa, dou asas à liberdade de escolha. Essencialmente no campo gastronómico. Até porque, curiosamente, não engordei 1 grama durante os últimos 5 meses de confinamento. Suponho que tal passa pelo ausência absoluta de restaurantes que, por muita qualidade que apregoem, não se restringem no que ao uso de gorduras e açúcares diz respeito.
Por aqui, almoça-se bem. Tudo quanto apetece. Já o jantar é comedidíssimo - uma boa sopa e fruta bastam.

Portanto, hoje, apenas porque sim, lembrei-me do bolo de nozes, um clássico, uma maravilha hipercalórica. 


Faz-se assim:

- 250g de nozes moídas
- 250g de açúcar
- 7 ovos
- ovos moles 
- creme de chantilly


Unta-se um tabuleiro com manteiga e forra-se com papel vegetal que também é abundantemente untado;
Liga-se o forno a 180 graus;
- Batem-se as gemas com o açúcar e com as nozes;
- Junta-se as claras em castelo envolvendo com uma espátula sem bater;
- Vai ao forno até que o perímetro do bolo se separe da forma - é rápido.



                                                - Aqui a massa já vertida na forma.


                                        Desenforma-se e esperamos que arrefeça um pouco...



                                        Então corta-se o bolo pelo meio e vamos rechear... ignorando os defeitos ocasionados no momento de desenformar. Não devem ser valorizados porque serão cobertos com os ovos moles.


 

Recheamos então com o creme de chantilly - que se obtem batendo as natas até que fiquem firmes e acrescentando então icing sugar a gosto - vamos provando até que o sabor agrade.





Não é necessário que resulte milimetricamente perfeito, porque ...



... o recheio ficará tapado com a segunda metade do bolo.
De novo, dirão que está feiinho, meio desfeito.
Repito, não tem a menor importância, porque, depois de coberto com os ovos moles, fica assim ...



Esta beleza ...

( Para preparar os ovos moles utilizei 8 gemas e 230g de açúcar.
O açucar ferve até ponto de pasta. Deixemos que arrefeça. Juntemos então as gemas, mexendo sempre sem permitir que a mistura ferva . Nunca pode ferver, porque , nesse caso, as gemas "talham" e pode queimar)



Esta irresistível, tentadora, pecaminosa obra de arte!



Se sobraram nozes, há que as utilizar na decoração.
 Para que ninguém, jamais, se atreva a apontear o dedo, a por defeito neste bolo que é, apenas, sumamente perfeito.

Vamos comê-lo ao jantar!
Então a sopa?
A sopa e a fruta ficarão para amanhã.
Que uma vez não são vezes.
Pois não?

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. Ainda há pouco tinha pensado em ti. Saudades dos teus posts e da tua escrita.
    Que continuem todos bem. Por cá felizmente estamos bem. Continuo com as netas por cá. Os pais já regressaram ao trabalho.
    Beijihos.

    ResponderEliminar
  2. Boa tardinha de paz, querida amiga Nina!
    Olha que me apeteceu demais. Nunca fiz com ovos nomes a cobertura.
    Claro que uma vez não e sempre,pode sim...🤩
    Adoro o sabor de nozes.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Já tive uma receita óptima de bolo de noz, mas perdi-a, que é como quem diz, na febre de arrumações atirei-a fora sem dar por isso. É um bolo que acho mesmo muito bom, mas para fazer no tempo frio e comer pouco de cada vez que tanto ovo dá cabo de mim:). Mas estilo no Natal ou num dia em que tenha mais gente, dá jeito. Acho que vou copiar a sua receita e fazê-la só nessa altura (são 15 gemas de ovo).
    Bom, à noite também só como sopa ou salada e fruta, mas é por ter envelhecido, o organismo mudou muito e o apetite foi-se sei lá para onde. Nunca me peso senão no médico; mas tenho uma balança em qualquer sítio. Suponho que terei um quilo ou dois a mais, as saias estão um pouco justas.
    Toda a gente corrobora, as refeições de restaurante engordam mais:).
    Pois o seu bolo está divinal, isso é que sim. A Nina é um habilidosa. Eu faço assim um com amêndoa mas não recheio, como faz um concavo deito-lhe creme de ananás e depois cubro com chantilly. Roubo bastante no açúcar e fica bem fresquinho e húmido. É um bom doce estival. Fazendo o bolo de véspera fica mais húmido.
    Boa tarde, Nina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois agora, querida Bea, atrevo-me a pedir a receita desse bolinho de ananás. beijo

      Eliminar
    2. Não é um bolo de ananás. É um bolo de amêndoa com creme de ananás e chantilly de natas frescas.

      Bolo:
      8 ovos; 175g de açúcar (a receita diz 250g); 150g e amêndoa.
      execução
      1.ralar a amêndoa com pele.
      2. Untar o tabuleiro com maargarina e polvilhar com farinha.
      3. separar as gemas das claras e levantar as claras em castelo bem firme adicionando o açúcar quase no fim e batendo sempre.
      4. Misturar com cuidado e ao mesmo tempo as gemas e a amêndoa moída, mexendo cuidadosamente (de baixo para cima) com colher de pau.
      5. Deitar no tabuleiro, alisar e levar a cozer em forno forte
      6. Com esta massa pode fazer bolo ou torta de amêndoa. No caso de fazer torta, pode recheá-la ou não com creme de ovos, apetece nas duas versões.

      creme de ananás (para a versão bolo)
      3 ovos inteiros; 2 dl de sumo de ananás (compal ou isso); 80 a 100g de açúcar; mistura-se tudo muito bem e vai a cozer em banho maria

      Nota: o meu bolo cresce desalmado mas baixa bastante. Deito-lhe o creme quando está quase frio e gostando, pode juntar-lhe pedaços de ananás de lata ou assim. Deixa de um dia para o outro no frio(muita vez faço apenas o bolo de véspera e no dia o creme ). No dia seguinte bate as natas, junta-lhes quatro colheres de sobremesa de açúcar quase no fim e uma clara de ovo batida em castelo e decora aquela neve como lhe apeteça. Pode ser criativa e semear raspas de chocolate, pedaços de ananás, creme de ovos...enfim.
      FIM

      Eliminar
    3. Deve ser muito bom! Obrigada, Bea. Vou experimentar na próxima vez. Beijinhos

      Eliminar
  4. Pode ser uma maravilha, mas não me seduz.Por mim podiam deixar de existir todos os doces (excepto o arroz-doce) que nem dava por isso.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  5. Imagino que esteja um delícia. Se ao fazer ficou algum "buraco", isso não tem a menor importância.
    O importante é que está com aspecto "dos deuses".
    Achei difícil de fazer para mim que não sou "boleira".
    E não sei o que é "ovos moles".
    Daqui já sinto a delícia que está.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  6. Qué rico bizcocho te ha quedado!!! tiene una pinta fantástica.
    Besitos

    ResponderEliminar
  7. Nooooooooooooooossa! Que maravilha de tentação! E casualmente acabei de fazer o estoque de grãos aqui,nozes, castanhas... Recebi agorinha e chego aqui, vejo isso... Ótima receita! beijos, chica

    ResponderEliminar
  8. Querida Nina, esta maravilha que aqui nos mostras é realmente uma doce tentação! Já guardei a receita para época mais distante, já que as minhas últimas análises não estão famosas! Perdi uns graminhas desde a reclusão, mas o resultado não convenceu nem a médica, nem a analista! Reduzi ainda mais o açúcar, mas a falta de exercício físico é, tenho a certeza, a causa principal deste meu desequilíbrio.
    Mas esta tentação será confecionada e deglutida com prazer... mais daqui a uns dias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. O bolo é uma delícia. Fico com a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Nina,
    Que belo aspeto tem esse bolo de noz!
    Depois de almoço comia uma fatia sem hesitar.
    Um beijinho é otimo dia.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Jane Quintela de Carvalho20 de agosto de 2020 às 13:48

    Oi Nina... eu nem reparei em defeito algum, só fiquei com água na boca, que delícia de bolo.
    Por aqui minha filha é a boleira, tem uma mão de fada para bolos, vou mostrar pra ela esta receita.
    Beijossss!!!

    ResponderEliminar
  12. É lindo, uma beleza! Mas... não para mim, que não gosto de ovos moles, nem de creme de chantilly. :) Gosto de outras iguarias e não me furto a elas quando me apetecem. Seja como for, adorei a obra de arte!

    ResponderEliminar
  13. Bem bom, um jantarinho assim de vez em quando!!! Com um cházinho... com ou sem leite... ao estilo five o'clock tea...
    Aprovadíssimo!!! Estes pecadinhos de vez em quando são mais do que merecidos!... Pequemos pois, com gosto... a bolo de noz!... Que também adoro!!! :-))
    Ficou com um aspecto fantástico!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Também estou nessa fase, apetece faço que já basta estes dias incertos de pandemia 😊
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Bem isso, Nina "uma vez não são vezes". Beijos

    ResponderEliminar
  16. Também faço este bolo, fica maravilhoso e muito igual ao seu. O mais interessante é que o meu prato é igual ao seu. Beijinhos

    ResponderEliminar