sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Não é preciso saber costurar!


Não é preciso saber costurar,  não é preciso qualquer talento - convenhamos que este texto está a começar bem!
Continuando ...
Basta querer.
Basta um pedaço de tecido encorpado, tipo flanela.
Basta medir.
Basta uma tesoura.
Basta um desmanchador de costuras ou uma agulha.
Basta aplicar um zigzag miudinho.
É quanto basta.


Se a ideia for, como foi a minha, um xaile, corta-se um quadrado grande ...


... que será usado em bico, para aquecer bem ...

Desfia-se a toda a volta, usando o desmanchador de costuras ou uma agulha, para que a peça fique com a franja pretendida - maior ou menor, conforme o gosto ...

Depois, é só passar um remate em zigzag fininho a toda a volta.
Está-se pronta para enfrentar o frio, usando-o sobre uma malha ou sobre um casco.
É que além de proteger, o xaile em xadrez confere de imediato um look atual, moderno, engraçado.

Parece-me uma excelente dica para presente de Natal!












Usando o mesmo método, o xaile pode crescer e transformar-se em manta para o sofá, ou para a cama, ou para o carro ou - sendo cortado em rectângulo - será écharpe ou cachecol.

Agora, não vale dizer que não sabem costurar, nem sabem o que oferecer no Natal, nem que o orçamento é curto.
Não vale!
Passem por uma loja de tecidos. A oferta é fantástica, As flanelas são coloridas. E outros panos - de que não sei o nome, mas que me cairam no goto - também!
E começemos a produzir.

Beijo
Nina


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Conforto


Hoje o céu encobriu-se e o dia ficou mesmo com cara de Outono. Não que me incomode - eu, repito -  gosto das estações e delas  procuro tirar o melhor de cada uma.
A dizer a verdade começo a estar farta deste Verão que não é, com pessoas na praia e gente vestida / despida com sandálias e tops.
 Também há os outros, os que por precaução carregam casaco - como eu - e o amaldiçoam.

Tenho tido um imenso prazer em escolher e comprar umas coisinhas para vestir quando o tempo arrefecer - por isso, quase anseio pelo frio!

A casa ganha também um encanto especial - são as mantas, as meias, as velas e os chás que começarão a fazer parte dos finais de tarde e dos serões.

Apaixona-me o conforto implícito, de tal modo que criei no meu Pinterest um álbum de imagens que sugerem esse clima . Chamei-lhe "conforto" e pode ser visto AQUI!



 :
Pinterest


Os sabores e os odores  do Outono são também muito próprios:


Tangerinas, kiwis e peras melhores que nunca ...

Castanhas!
Ah! como são deliciosas, cozidas em água temperada com erva doce ...

E os dióspiros?
Se calhar o meu fruto favorito.
Estes vieram verdes, duros e amadurecem no escuro na companhia de maçãs.
 Em breve estarão no ponto.

Nas jarras muitas flores!
 São hortênsias secas e enfeitam mesmo bem.

Nos longos serões, tenho crochetado. Acabei agora mesmo uma mantinha para um bebé que está para chegar.


O fio é mesclado - remessa inglesa - e a técnica "corner to corner afeghan".

Está-se bem no Outono!

Beijo
Nina

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Aproveitei o feriado ...

Aproveitei o feriado e perdi-me na floresta.

Fui até Braga e de lá para o Sameiro e Bom Jesus onde no ia desde criança.

Aí passei a manhã num cenário maravilhoso, com muita caminhada.

Depois almocei muito bem no Hotel do Elevador .

Eis as fotos.






 






 Monumentos!




Bom Jesus



Bom Jesus e canteiros floridos


O elevador que liga Bom Jesus a Braga



Floresta ...























O lago!



O almoço ...
Assado de carne para um ...

... bacalhau, para outro!

Agora já em casa, com muita sede - estranho sempre os temperos.
Sabe-me muito bem regressar ao meu mundo privado porque é aqui que eu sou mais feliz.
No meu canto.

Beijo
Nina

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Porto está na moda!

Diz-se que o Porto está na moda e que continua a ganhar prémios turísticos e que é o melhor destino turístico da Europa e que para passar um fim de semana ainda não descobriram lugar melhor.
Dizem ...
E eu não posso estar mais de acordo porque amo profunda e completamente a minha cidade, com todas as suas qualidades e defeitos.
Sei que é a primeira na minha lista de opções, a primeira escolha para viver.
Porque tem tudo.
Tem mar e praia, tem rio, tem montanha, tem muito sol e muita chuva, tem história, tem modernidade, tem o Museu de Serralves e a Casa da Música e a Rua das Flores e os melhores restaurantes do mundo e estamos pertinho de Espanha e por milhares de outras razões.

Não vivo no centro. Vivo perto do mar. E adoro.
Raramente vou à Baixa, porque não preciso - aqui encontro tudo!
Mas hoje fui! Para passear a pé e fotografar.

Fiquei pasma com a avalanche de turistas. Ouvi falar todas as línguas e quase nenhum português.
Não sei se esta invasão é 100% positiva. Não sei! Sei que na zona da "movida noturna" os habitantes se queixam - baralho, muito barulho ... Enfim, suponho que esse seja o preço.

Levei máquina e registei alguns ângulos.
Ora vejam:
























O centro nevrálgico do turismo gira à volta do rio.
Aí se situam as Caves do Vinho do Porto, restaurantes, cafés e bares. Também daí partem os cruzeiros que navegam ao longo do Douro.
É, como as imagens documentam, um local de beleza única.
Ouso dizer que é um dos mais belos do mundo.
Não acreditam?
Venham comprovar.

Beijo
Nina

domingo, 30 de outubro de 2016

Mais um domingo que se acaba ...

Este domingo de Outono muito quente encaminha-se para o fim, apesar de ter ganho uma hora extra com o início do horário de Inverno.
Há quem deteste esta estação de dias curtos ... eu não! Porque gosto de mudanças, adapto-me muito bem ao novo ciclo e dele procuro tirar o maior proveito - dias curtos equivalem mais tempo em casa, tempo de qualidade com chá, sofá , séries e algum tricô ou crochê!

Hoje, com sol e calor, parte do dia  - a manhã - foi gasto fora. No caso à beira mar com longa caminhada de mais de 5 quilómetros.
A praia estava tranquila, sem vento e ainda com alguns veraneantes.
Estava assim:



O próprio  passadiço, que por sinal é fantástico, encontrava-se praticamente vazio, o que equivale dizer que houve tempo para andar, relaxar, respirar fundo e descontrair!

No mar, ninguém, que este mar é bravo e perigoso.
Apenas gaivotas!

E um ou outro veraneante despedindo-se do Verâo


Depois foi regressar a casa, almoçar e agir, agir muito.

Foi tempo de rega ...

Os crisântemos estão no seu apogeu e iluminam a casa.
Rego-os apenas 1 vez por semana, desfrutando-os até que as flores sequem ...

Irão então para o exterior, replantados em vaso ou canteiro.
Estes - tão lindos - são sobreviventes do ano passado e recompensaram os cuidados numa explosão de flores.

Continuarão ainda a florir durante semanas!


Trouxe para o interior hidrângeas que começam a perder o viço.
Felizmente, mesmo secas, continuam a compor arranjos lindos como estas:


... sobre uma cómoda, num canto da sala ...

... e estas ...

... na mesa da cozinha!

Mas como a vida é bem mais que flores, ainda tratei de coisas práticas e necessárias - costurei!

Bainhas!

Tratei de acertar as bainhas de duas calças.

As primeiras, com costura feita à máquina, conforme o modelo original. As segundas, mais exigentes, com bainha cosida à mão com pontos invisíveis.
Estão prontas.
Com o dinheiro que pagaria se encomendasse o serviço, quase posso comprar outro par de calças.
Reconheço que é um trabalho demorado e exigente se executado com rigor, mas, mesmo assim, é muito caro.
Por isso, desde que me atrevi com a primeira bainha, não mais parei, não mais encomendei o serviço.
De resto, é muito boa esta sensação de autosuficiência.

Antes do "descanso do guerreiro", isto é, antes de me sentar no sofá, vou ainda preparar o jantar e assar um bolinho.

Portanto, este não foi, definitivamente dia de descanso, mas foi, ainda assim, um dia muito bom.

Feliz semana.

Beijo
Nina