quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Bolo de chocolate com pêra

Não sei se por influência deste tempo triste se apenas por pura gulodice, apeteceu-me bolo. 

Na cabeça trazia a sugestão de Bolo de chocolate com pêra que, num dia qualquer vi, numa página qualquer no Instagram.

A ideia criou raízes, mas a receita não.

Procurei.

Encontrei na página do blogue Flagrante delícia, a solução.

Reza assim:


2 pêras descascadas e cortadas em quartos, sem “caroço “

Sumo de limão 

Açúcar baunilhado 


Regam-se as pêras com sumo de limão e polvilham-se com o açúcar baunilhado. Reservam-se.


Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha.

Liga-se o forno a 180 graus.


Ingredientes para a massa:

3 ovos

100g de açúcar 

15g de cacau

75 g de manteiga temperatura ambiente

115g farinha

1,5 c.chá fermento

50g chocolate em pedaços miúdos 

Açúcar para polvilhar


Batem-se as gemas com o açúcar e o cacau.

Junta-se a manteiga e a seguir a farinha com o fermento.

Acrescenta-se o chocolate em pedaços.

Envolve-se nas claras em castelo.


Por cima colocam-se as pêras ( com alguns cortes transversais para que cozam bem) e polvilham-se com açúcar.

Assa durante 0 a 35 minutos.


Ainda não provei porque está quente. Mas o cheirinho é bom, irresistível mesmo.


Beijo 

Nina








 

23 comentários:

  1. Dewve estar mmuito bom e deste o passo a passo muito bem dado!Gostei, seria bom tê-la prontinha aqui,rs...bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Qué rico bizcocho te ha quedado, guardo la receta.
    Besitos

    ResponderEliminar
  3. Tem tudo para ser muito bom. Por norma só faço bolos quando as netas estão em minha casa mas querem sempre o mesmo " bolo formigueiro".
    Beijinhos.🥰

    ResponderEliminar
  4. Pelo aspeto deve ter ficado uma delícia. Obrigada pela sugestão, querida Ninita!

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto super tentador! Uma estreia que não correu mesmo nada mal!... A ver se qualquer dia experimento! Grata pela partilha da receita, Nina!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Qué rico, nunca se me hubiera ocurrido mezclar pera en una receta de queque.

    ResponderEliminar
  7. Aqui fazemos bolos raramente, de massas prontas.
    Mas a gente acrescenta algum ingrediente.
    Colocar pedaços de pera pode ser gostoso.
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Pensava que já tinha comentado por aqui, as suas mais recentes publicações; Nina... mas estes dias mais corridos proporcionam-se a confusões e esquecimentos...
    Ficou com óptimo aspecto, o bolo! E para uma estreia... parece-me que correu muitíssimo bem!
    Deixo um beijinho e os meus votos de um feliz Natal, com saúde, para si e todos os seus, Nina! E esperemos que 2022 se mostre incomparavelmente melhor, já que este ano, em modo pandémico, foi de novo para esquecer... :-(
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  9. que o ano 2022 traga tudo o que deseja muita saude bjs

    ResponderEliminar
  10. A nossa sorte é que embora longe do blog quando volta traz-nos sempre uma receita gulosa. Espero a proxima que já está na altura de voltar.

    ResponderEliminar
  11. Nina, extraño tu pensamiento viajero. Ojalá podamos volver a leernos pronto.
    :D

    ResponderEliminar
  12. Pela receita parece delicioso, mas com este tempo quente, deve saber melhor estando o bolo frio.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
  13. Passei a deixar um beijinho, estimando que tudo esteja bem, aí desse lado, Nina!
    Também eu ando menos presente na Net... mas de vez em quando, vou deitando um olhinho aos cantinhos que aprecio, conforme a disponibilidade...
    Tudo de bom! Saúde para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Muy bueno¡¡¡un saludo después de tanto tiempo

    ResponderEliminar
  15. Dá-me muitas vezes desses "apetites" por bolo. Podia ser por salada, mas não. Esse ficou com uma cara ótima. Quem sabe um dia destes experimento.
    Grata pela sua visita

    ResponderEliminar
  16. Estimando que tenha passado um fantástico Natal, na companhia dos seus, Nina, desejo-lhe um muito feliz 2023! Com saúde, bons momentos, boas concretizações... e bem menos turbulência para o mundo...
    Tudo de bom! Continuação de Boas Festas e Feliz Ano Novo!
    Ana

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Nina,
    Como tem passado?
    Tenho saudades de a ver no seu Blogue!
    Desejo que tenha passado um feliz Natal e que 2023 seja um bom Ano com muita saúde.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  18. Boa noite Nina,
    Fiquei muito feliz com as suas notícias no meu cantinho.
    Agradeço o seu convite para a visitar no Instagran, mas não tenho conta aberta e não posso entrar.
    Os meus blogues já me ocupam muito tempo e tenho especial simpatia por blogar.
    Um grande beijinho e muito obrigada pela sua
    atenção. Desejo-lhe tudo de bom.
    Ailime

    ResponderEliminar
  19. Nina, estamos a precisar de receitas no blogue!!

    ResponderEliminar
  20. Ninita, viva, tão bom saber de ti! Venho agradecer as palavrinhas que deixaste no meu cantinho. Tantas saudades que tenho deste cantinho onde tanto me inspirei, aprendi, desabafei e partilhei... mas, como dizes, os ventos agora são outros. Também tenho o meu cantinho adormecido, mas sei que mais cedo ou mais tarde acordará porque é onde me sinto em casa. Ando muito ocupada com a escola (tem de ser) e com as minhas artes que são a terapia da qual não abdico. No ano letivo transato a par da escola dei aulas de tricô numa conceituada loja de cá, mas este ano por causa do novo horário não consigo conciliar. Tenho o "adorável" horário da tarde, com 24 meninos do 2º ano que me "aturam" entre as 13:30 e as 18:30. As manhãs passam a correr com a preparação das aulas e com toda a parafernália burocrática que atualmente nos é exigida. Costumo dizer que é um inferno! A compensação reside em casa quando, ao por do sol (por enquanto), retorno ao paraíso (até fica poético assim :).
    Se tenho feito as minhas pecinhas? Sempre! Ultimamente ando com a febre do croché, mais propriamente dos xailes que não me canso de "crochetar" e de admirar. Tenho muito para mostrar, mas a verdade é que o blog dá trabalho e ultimamente já quase ninguém passava por lá. Não me entendo com redes sociais tipo "fast food" onde tudo passa a correr, onde perco imenso tempo à procura do que me interessa e pouco ou nada por lá aprendo. Desisti! Por isso pretendo voltar ao blog, vamos ver quando é que a coragem me traz o ânimo, o tempo e a disposição para chegar lá. Obrigada por me teres dado notícias, lembro-me tantas vezes de ti! Se precisares de ajuda para as meias, conta comigo, não te acanhes, a vontade de ensinar não esmoreceu. :) Um grande beijinho, diz coisas, temos saudades tuas, temos saudades dos teus assertivos, bem escritos e bem humorados textos! Até breve sua linda!

    ResponderEliminar