segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Universal da Poesia - 20 de Março



Sofia de Melo Breyner Andresen




Um dia quebrarei todas as pontes
Que ligam o meu ser vivo e total,
À agitação do mundo irreal,
E calma subirei até às fontes.

Irei até às fontes onde mora
A plenitude, o límpido esplendor
Que me foi prometido em cada hora,
E na face incompleta do amor.

Irei beber a luz e o amanhecer
Irei beber a voz dessa promessa
Que às vezes como um voo me atravessa,

E nela cumprirei todo o meu ser.






Sofia de Melo Breyner Andresen[1] (Porto6 de Novembro de 1919 — Lisboa2 de Julho de 2004) foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.



Imagens de Sophia de mello Breyner Andresen





Merece ser lembrada e homenageada, sempre.


Beijos
Nina



4 comentários:

  1. Adoro poesia também... acho que elas expressam tão bem sentimentos.
    Adorei esta ai de cima!

    Ah, to indo visitar seu novo Blog querida!

    Beijos meus,
    até lá!

    ResponderEliminar
  2. Olá Nina,
    Obrigada pela sua visita e por me dar a conhecer o seu blog. Gostei muito!!! Dou-lhe os parabéns pela forma como escreve. Sou capaz de tentar adivinhar que é professora de Português! Acertei?
    Adorei conhecer a Nux. É uma cadela com um olhar muito ternurento. É muito parecida com a minha.
    Agora vou dar uma espreitadela ao seu outro blog. Também gosto muito de cozinha.
    Voltarei a visitá-la.
    Desejo-lhe uma excelente semana.
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Oi querida,eu simplesmente amo receber seus recadinhos.
    Eles vêem embalados para presente,tamanho o carinho.
    Pode deixar que eu vou me cuidar e voltar a ser a Dona Andréa.
    Amei a poesia e um dia vou fazer como ela,quem sabe voar também,não seria nada ruim.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Querida Joana, parabéns pela perspicácia. Só errou o tempo verbal - fui, não sou mais professora de português.
    Vou continuar a visitá-la pois adoro a sua criatividade e capacidade de, do quase nada, construir peças belíssimas.
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar