segunda-feira, 25 de abril de 2011

Chocolate

No Notícias Magazine, de 24 de Abril li o artigo:

CHOCOLATE
Dádiva da Natureza

Onde se afirma:
" A semente do cacau pertence ao género Theobroma, ou alimento dos deuses"

A maior parte dos seres vivos que já o experimentaram, concordam com esta afirmação.
Além de delicioso, possui outras características que o tornam único.




Fui, há tempos, convidada para um casamento e calhou, que na minha mesa, entre outras pessoas , se sentassem duas médicas, na casa dos 50 anos, recentemente viúvas.
Ninguém conhecia intimamente ningém, daí que o clima inicial fosse de alguma contenção e até de cerimónia.

Porém, servidas que foram as primeiras bebidas a acompanhr os respetivos pratos, rapidamente se derreteu o gelo, caíu o formalismo e, ficamos amigos de longa data.

A conversa recaiu, inicialmente, sobre as fatiotas das presentes, com ápartes elogiosos e outros nem tanto, dirigidos às convidadas cuja distância física as mantinha na ignorância sobre os nossos crueis , mas deliciosos comentários.

As  médicas viúvas, sem constrangimento confessaram que se haviam visto obrigadas a comprar fatos novos, porque não cabiam nos que já possuíam.
Estavam gordas, afirmavam sem complexo ou remorso.
Porquê?
Porque, todas as noites, a acompanhar a leitura em curso, comiam um chocolate até à última migalha, nomeando, inclusivamente, a lista dos absolutamente irresistíveis:
--É o prazer que nos resta! -- proclamavam sem sombra de arrependimento...

Com efeito, está provado que o chocolate interfere com o estado de espírito, promovendo o ânimo e a boa disposição.
Igualmente importante é o seu papel na prevenção das doenças cardio - vasculares e na diminuição do colesterol mau, através de um processo químico muito chato, que não interessa nada desmontar.

O que é certo e seguro é que comer chocolate, além de ser um prazer dos deuses, faz bem à saúde.

Infelizmente, "não há almoços grátis" e se comido sem moderação, engorda, o desgraçado.

Gisele Piletti, do blog " Nutrição e etc"  (gipiletti.blogspot.com), que é nutricionista, e, acima de tudo, queridíssima, esclarece dúvidas sobre a ingestão desta delícia.
Aconselho, vivamente, uma visita ao seu blog.

Já pensaram se podiam viver sem chocolate?
É que poder, podiam, mas, seguramenete, que " ... não era a mesma coisa..."

A propósito, confiram a receita de Brownies, na Cozinha da Nina e comentem, please...

Beijos,
Nina





10 comentários:

  1. Nina

    Adorei sua dica do hortelã... Vou seguiur suas dicas e tentar plantar novamente!!!

    Bjs!!!

    ResponderEliminar
  2. oi qurida nina.
    como vc jà sabe eu moro aquina italia,
    hà quase 10 anos,e jà viajei quase toda a italia que è belissima,com a sua historia milenar, os seus museus,a moda,e os autlet,
    o maior è o de seravale vc ja viu??
    e a cozinha,que eu amo,mas se sabe o salamino nao perdoa,e eu engordei 8 quilos em 9 anos,affff
    eu adoro a italia, mas sinto muita saudade do brasil,agora sao 2 anos que nao vou ao brasil,
    eu moro perto de milano,uma cidadezinha que se chama uboldo,è a meias hora de carro pro centro de milano,vc conhece milano????
    eu adoro portugal,mas ainda nao pude ir visitar,e vc onde mora?????

    ResponderEliminar
  3. Ai,ai,ai Nina,

    vai ver que por isso me sinta desanimada...
    Chocolate não faz parte dos meus doces preferidos! Que pena. Só gosto dele bem quente com leite e na xícara e, de vez em quando. Obrigada por alertar-me.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  4. Menina,
    Sem chocolate?!?!Não!Tudo que é demais faz mal,mas um pouquinho sempre quem resiste?!?E já que a medicina aprova...rsssss,
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi Nina,querida chocolate?Não posso nem ver rsrsrsr,beijinhos minha linda e obrigada pelo carinho de sempre!

    ResponderEliminar
  6. Eu amooooooooo chocolate se fosse proibido eu estaria ferrada hhahaha. Bjoooooooooo

    ResponderEliminar
  7. Gulosa... ; ) Eu nem posso pensar em chocolate para não engordar! Ainda estou em recuperação... Enfim!

    ResponderEliminar
  8. Olá, confesso que sou uma gulosa, comi tantas amêndoas belgas lol, adoro chocolate na forma que for, em bolos, em bebidas, em pudins, iogurtes, desde que tenha chocolate eu gosto de certeza lol. Mas com moderação, claro, vai um quadradinho??
    Bjos doces

    ResponderEliminar
  9. Oi, Nina...
    Muito prazer!!! Seja sempre bem-vinda ao meu corAção!
    Seu pensamento vai viajando e eu o vou seguindo ok?...rs
    Beijão e excelente semana!

    ResponderEliminar
  10. Nina querida
    Você realmente entende de tudo. Chocolate é o alimento dos Deuses e das não tão deusas assim.
    Adoro, mas confesso que nesta páscoa engeri uma overdose, acho que vou demorar um pouco para comer outra ves. - que bom né?
    um beijo linda
    Dinorah

    ResponderEliminar