domingo, 29 de maio de 2011

As meninas

Não sei se há uma escrita para mulheres. Esta é uma discussão que já vi acesa, porque, sendo a resposta afirmativa, a ela vinha colado um rótulo de menoridade intelectual que acendia fogueiras de fúria libertária.
A haver, seria depreciativa a classificação.
Não sei responder e estou-me nas tintas para os rótulos.
Acho, aliás, irresistíveis os homens com forte vertentente feminina, não confundindo, por favor, com efeminados.
Aliás, as crianças, meninos ou meninas, não fazem a menor questão de assumir tipos e ambos se lambuzam por um colinho, por atenções e não hesitam em lacrimejar como meio para atingir um fim ou , apenas, como genuína demonstração de que ainda não estão formatados.

Acontece que eu estou apaixonada!
Por uma Mulher!
De 88 anos!
Por um livro!
"As meninas", de Lygia Fagundes Telles.
É literatura feminina?
Continuo a não saber!
É uma caixa de bombons que não consigo fechar, onde não avanço, porque me deleito em cada palavra, cada construção de frase, cada sequência de ideias.
Se um homem poderia tê-lo escrito?
Que me perdõem os homens, mas duvido!

Provada que está que as estruturas cerebrais dos dois sexos divergem, não será desprimor que a obra traga agarrada características do criador.

Só uma mulher diria:

" Sentei na cama. Era cedo para tomar banho. Tombei para trás, abracei o travesseiro e pensei em M.N., a melhor coisa do mundo não é beber água de coco verde e depois mijar no mar, (...), a melhor coisa do mundo é ficar  imaginando que o M.N. vai dizer e fazer quando cair o meu último véu."

Porque só uma mulher concebe o "último véu"

Beijos,
Nina

14 comentários:

  1. Nina,

    Adorei esse tenho tão expressivo e com uma personalidade incrivel...
    Ser mulher é maravilhoso, tenho quw afirmar que adoro!!!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  2. cioa gira
    eu não conhecia essa palavra não,mas agora que você me apresentou vou usar la muito.
    querida nesses dias não estou muito bem,
    problemas ligados ao intestino,coisa pouco agradável,para portar a atenção de todos,
    por isso não estou escrevendo quase nada.
    mas quando o dito cujo voltar ao normal, voltarei com minhas historias.
    eu nunca li nada lygia. mas vi o filme tratado desse livro,vida de menina.
    bacione

    ResponderEliminar
  3. Nina,
    A Lygia é realmente maravilhosa e eu acredito que exista escritas para mulheres sim. Aliás, você é uma que escreve muito bem mesmo e acredito que só mulheres consigam entender exatamente o que escreves.
    um beijo querida, bom fim de fim de semana - ou seria melhor: Uma ótima semana?
    Beijos
    Dinorah

    ResponderEliminar
  4. Nina querida,a sensibilidade que invade os teus textos é de uma escrita feminina,SIM!!!Os textos de Lygia Fagundes Telles também,jorram feminilidade e nos trazem a ternura e o lirismo,típicos da alma feminina...e mais outras,Clarice Lispector,Lya Luft,Adélia Prado,Elisa Lucinda são exemplos de estilo totalmente feminino de escrever...
    Fiquei muito feliz com a visita ao"love da
    minha vida e gostaria de poder contar com sua linda presença em meus outros "sítios":
    http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com
    http://tudoaver-leninha.blogspot.com
    http://dezleis-leninha.blogspot.com
    Um domingo muito feliz para vc e uma semana repleta de luz e paz.Bjssssssss,Leninha.

    ResponderEliminar
  5. Nina,

    Lygia Fagundes Telles é o máximo, preciso ler mais. Lindo este trecho que você postou e suas observações são muito pertinentes.

    Pierre é meu gato, mas não sei se está correto esta construção de frase em francês: mon Pierre! Vergonha, o pouco que estudei de francês não restou nem para formar uma frase simples como esta.

    Beijo, tenha uma semana muito agradável,

    Ana Paula
    Salinha do Crochê

    ResponderEliminar
  6. Nina, que texto mais maravilhoso, amei como colocou as palavras..

    Lindo!
    Beijo.
    natyfigueiredo.com

    ResponderEliminar
  7. Pois é. O tempo passa, o tempo voa. A linda Lygia já com 88.

    ResponderEliminar
  8. Querida Nina,perdoe-me,ainda não tinha ido aos outros blogs...sua presença, amiga, me faz muito bem e fico honrada com suas visitas.Bom final de domingo e uma linda semana.Bjssssss,Leninha.

    ResponderEliminar
  9. Nina,concordo com a Leninha. Há sim quem escreva para mulheres. E todas as poetisas ou escritoras que ela citou, como Clarice Lispéctor, Adélia Prado, Elisa Lucinda (postei hoje uma poesia dela),e ainda tem Cora Coralina, Martha Medeiros...todas elas tem esse olhar,e essa maneira tão sublime de escrever sobre o universo feminino.

    Beijo querida, e linda semana pra ti!
    Xero!

    ResponderEliminar
  10. Olá Nina!!
    Vim retribuir a visita e dizer que sim já estive aqui algumas vezes mas só cuscando, que tola que nem deixei comentário mas ás vezes sou assim mesmo gosto de vir de mansinho me deleitar e nem deixo raswto hehehe. Já me apercebi à muito da tua beleza e de ti como pessoa e percebi toda a tu sensibilidade e da importância que dás aos pormenores por isso e sem querer levantar polémica acho mesmo que há uma escrita feminina, quem sabe escrever enquanto se emociona, quem sabe descrever tão ao pormenor e com tanta delicadeza? Só nós mesmo verdade??

    Beijos e obrigado pelos teus simpaticos comentários, és uma querida!

    ResponderEliminar
  11. Nina, mais um tema que daria pano para mangas!!
    Não suporto quando um livro inicia com aquela frase... 'Para as minhas leitoras...' Não por não achar que podem haver livros que são destinados maioritariamente a um público feminino, mas por me parecer que essa pequena frase carrega um tom prejurativo... quase chamando burras ás mulherzinhas coitadinhas que só atingem este tipo de livros!!! buuu!! Não gosto!! E os pobres homens que tiverem vontade de ler estes livros??? Concerteza que se vão sentir diminuidos na sua masculinidade!! Coitadinhos!! ; )

    Bem, mas não entendam com isto que não gosto deste tipo de livros!! Adoro um bom livro de entretenimento puro!! Um bom romance leve, leve e fresco como uma brisa num dia de Verão!! Adoro!! Simples e previsiveis, sim, adoro!!

    bjs!!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pela visita!!!
    Volte sempre!!!!
    abs,

    ResponderEliminar
  13. Ola iupiiiii, vou conseguir comentar hehehe!!! vim aki ontem tentei, tentei nada agora vai, obrigado pela visita la no blog, vou estar sempre por aki beijos mil deya

    ResponderEliminar
  14. Eu também amo os textos de Lygia Fagundes...e também amo sua maneira de escrever!!!! Estava com saudades!! E particularmente concordo com uma escrita somente para mulheres..somos únicas e especiais!!!
    beijinhos mil!

    ResponderEliminar