quinta-feira, 2 de junho de 2011

Costura

Calções e uma saia.
Ainda não estão passado a ferro, mas , modéstia à parte, ficaram uma perfeição!

Um grande plano da bainha da saia, numa seda pesada, feita com a fita de colar com o ferro quente.
Melhor é impossível!



Já mostrei a máquina de costura nova.
Falta dizer que lhe tenho dado imenso uso, até onde a minha limitadíssima competência me permite.
Bainhas, é comigo.
Para mais, achava escandalosamente caro o preço cobrado pelas costureiras de arranjos que, em qualquer cubículo, se dedicam à função.
Uma a quem recorria sistematicamente confessou-me que, em tempos, confeccionava peças de vestuário, mas que começou a perder clientela para as marcas low cost, tipo Zara, Mango e outras do género, que as clientes preferiam por oferecerem produtos muito modernos a um preço com o qual ela não podia competir.
Por esse motivo dedicou-se "aos arranjos", como ela diz.
Cobrando cerca de 5 E por subir a bainha de uma saia ou de umas calças, tinha muito menos trabalho e mais lucro.
Foi então que eu comecei a pensar...
Este ano as saias subiram para níveis muito acima do joelho.
As calças, continuam a ser feitas para mulheres de 1m 8ocm, logo, necessitando intervenção pós compra.
Porque não, eu própria me encarregar da tarefa?
Para meu espanto, nem achei difícil.
Para mais, quando fui à retrosaria comprar linhas, a empregada informou-me que, nos tecidos finos se aplica uma fita que, com o calor do ferro, fica invisível pelo exterior e de acabamento perfeito.
Hoje já o apliquei e estou banzada de espanto.
Subi a bainha a 1 saia e a 2 calções.
Façam o favor de fazer as contas e digam lá se eu não tenho a máquina paga no final do mês.

Palpita-me que ainda me vou tornar costureira.

Beijos,
Nina



5 comentários:

  1. Nina, vou procurar por aqui essa tal fita que se coloca nao abanhado. Já ouvi falar mas nunca vi.
    O queijo do reino não sei se tem outro nome em Portugal. Vc saber com uma amiga brasileira que tem família aí. Mas já lhe digo que é um queijo muito gostoso e bem caro.
    Vc postou foto de sua máquina de costura?

    ResponderEliminar
  2. Não conheço essa fita para abanhado. Mas vou procurar e comprar. Parece fácil.
    Vc postou foto de sua máquina de costura? A minha é Singer, portátil mas acho muito pesada, quando quero muda-la de lugar.
    O queijo do reino é muito gostoso e caro. Não sei se tem por aí mas vou perguntar para uma amiga que tem família aí.

    ResponderEliminar
  3. Ficaram ótimas suas reformas!
    Adoro costurar... mas fico longe das reformas!
    Tenho uma costureira ótima que opera milagres... uma perfeição!
    Prefiro de verdade passar esse trabalho pra ela... hahaha
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Nina,

    acho a idéia de dar vida nova aos bordados genial, mas creio que você poderia fazer isso antes de mim, afinal você costura, eu não. Eu teria ainda que encontrar uma costureira e combinar uma forma de fazer isso. Imaginei de fazer apliques com o recorte do bordado. Não sei. Se encontrar outra forma de fazer isso eu te aviso.

    Suas costuras estão impecáveis!

    Um grande abraço e ótimo final de semana,

    Ana Paula
    Salinha do Crochê

    ResponderEliminar
  5. Nina, já escolheste o nome para a tua marca de roupa? Estou desejosa de imitar os teus passos! Aguardo que a máquina de costura da bisavó do maridão esteja pronta para começar a praticar!
    Beijinho grande
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar