domingo, 18 de novembro de 2012

Que sábado louco!

Começou com desusada alvorada às 7 da manhã, seguida de uma vigem a todo o vapor até Lamego. Aí, uma reunião anual de antigos alunos do colégio local. Foi bom reencontrar pessoas, almoçar muito bem, comer e beber um pouco além da conta.
Passarinhando pelas ruas antigas, com comércio tradicional, com frio, mas sem chuva, descobri que Lamego é uma terrinha  simpática onde poderia e gostaria de viver.
É provinciana quanto baste para marcar um tranquilo ritmo de vida (nem sequer tem Zara...), mas suficientemente perto de grandes centros para não forçar ao isolamento.
Com as imensas dificuldades que os grandes centros implicam, pareceu-me, assim de repente, que uma retirada estratégica para cidades do interior pode ser a solução para grande número de problemas.
Foi assim, sem magicar, que esta perspectiva de mudança de vida associada à mudança de local de habitação se me apresentou.
Vive-se com mais tranquilidade, muito mais barato e os recursos acabam por ser mais abundantes do que nos superpopulosos centros urbanos.
Não sei por que não encara esta possibilidade o batalhão dos que, em dificuldade, persistem em permanecer nas grandes cidades. Não sei!

Beijo
Nina













20 comentários:

  1. Concordo, a verdade é que não consigo me imaginar em grandes centros. Tenho uma enorme dificuldade de enfrentar transito, tumulto, agitação... Ás vezes gosto, então faço uma viagem ao Rio de Janeiro, RJ. Passo 2 dias e está bom. Ou a São Paulo, mas no terceiro dia já quero voltar para minha tranquilidade. Rs... É bom demais viver sem pressa. Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Compartilho do mesmo pensamento. Adoro o sossego das cidadezinhas. Mas não sei se conseguiria viver longe do agito das grandes cidades.

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente, una de estas escapadas caen bien y son un alivio para los sentidos.

    ResponderEliminar
  4. Esa el la vida loca que uno lleva en las grandes ciudades. Corre todo el día y los centros comerciales llenos. Bueno amiga mía descanse mañana
    Cariños

    ResponderEliminar
  5. Viver fora de grandes centros é sem duvida uma melhoria na qualidade de vida e na carteira consequentemente ;)

    ResponderEliminar
  6. Amiga querida, que sábado bem divertido, eu tenho amigos blogueiros de Lamego inclusive um que é fotógrafo e tira fotos belíssimas, fico fascinada, precisamos de paz né amiga, e como atrai lugares assim, bjo grande, bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Olá Nina
    Eu que vivi a maior parte de minha vida em Salvador-Bahia ,hoje não me acostumo viver em uma grande metropole..Apesar de me ter criado em cidade grande,nasci no interior,uma pequena e linda vila,aonde meu pai tinha criações e plantações.A ideia de em uma grande metrópole, fascinava-me,ao mesmo tempo deixava-me saudosa das minhas raízes. Penso que é por estas razões que sou feliz cá,moro em uma pequena vila,também não tem grande comercio,mas nada menos que 10 minutos de trem tenho tudo que preciso,até mesmo Zara,aonde também costumo adquiri.Que bom que foi louco seu Sábado,mas com alegria,a vida segue em movimento.Ontem teve um dia seco,com pouco sol,mas sem chuva,aproveitei para ir a outra vila de trem com João que adora ver as paisagens da janela do trem.Mas hoje amanheceu chuvoso,o domingo vai ser preguiçoso,lindo dia amiga,bjkas

    ResponderEliminar
  8. Ola querida Nina..gosto de Lamego..mas das vezes que visitem estava sempre frio..
    É sempre bom recordar momentos do passado..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderEliminar
  9. As cidades menores, tranquilas nos atraem...A paz que vemos por lá nos faz fazer essas comparações e dá vontades...beijos,lindo domingo!chica

    ResponderEliminar
  10. OLá Nina.
    É uma linda terra. Gosto muito dessa zona. A aldeia onde costumo ir é Ribeira de Pena e gosto muito. Mas so para passar um fim de semana ou umas férias viver não seria uma má escolha e chegamos a pensar nisso mas neste momento não. No futuro quem sabe é um sitio lindo.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  11. Oi Nina... eu moro em uma cidadezinha tranquila do interior de São Paulo e acho que para criar os filhos é a melhor opção...acabamos de chegar de uma viagem de 10 dias com a família e nada como chegar em nossa cidade, em nossa casinha... beijosss e bom domingo!!!

    ResponderEliminar
  12. Nina,
    a vida nos pequenos centros é muitíssimo boa,
    aliada ao fato de que todos conhecem todos....
    há mais calor humano....

    sempre vivi em pequenos centros urbanos. Em criança vivi na selva, no interior do Brasil...passados 50 anos , esse local é hoje uma bela cidade do interior com 30 mil habitantes, mas continua ótima......
    Estive em Lamego há pouco mais de 1 ano e gostei...foi só de passagem...nem saímos do carro, mas gostei...concordo contigo sobre a solução de tempos atuais.....


    abraços de MF, com votos de bom domingo

    ResponderEliminar
  13. Minha querida, grande passeio não!!!!
    Estiveste muito perto de mim!
    Também gosto muito de Lamego (e das famosas bôlas da Sé, inigualavéis).
    Lamego não tem Zara, porque o local escolhido para o "grande" centro comercial foi Vila Real, senão teria sido Lamego.
    Ainda bem que gostaste!
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  14. Minha querida Nina,

    Moro em uma cidade assim, na região serrana do Rio,(também não tem Zara),com uma vida cultural muito boa e um comércio excelente...ah, e uma vista deslumbrante do Dedo de Deus.

    Belo domingo para ti,
    Leninha

    Em outra oportunidade fotografarei meus quadros, tá?

    ResponderEliminar
  15. Estou precisando URGENTEMENTE de um sábado louco.

    ResponderEliminar
  16. Nina querida, não tirei foto com a echarpe linda e roxa.
    Mas usei numa ocasião especial, onde pude degustar um bom vinho tinto e comer um gostoso peixe.
    Eu nunca penso em sair de cidade grande.
    Do que tenho mais medo em cidades pequenas, é do precário sistema de saúde.
    Penso que também não vivo sem um comércio grande e agitado.

    ResponderEliminar
  17. Sim, amo acordar cedo.
    Minha filha diz que eu "acordo o sol".
    Para mim, horário de acordar é 4 da manhã.

    ResponderEliminar
  18. O interior tem os seus prós e contras!

    Vivo no interior (Santo Tirso)e sinto necessidade de, por vezes, ir até Lisboa. Ao Porto vou com mais frequência.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Nina, eu também gosto de viver em cidades pequenas mas junto ao mar. Conheço Lamego e gosto da cidade mas para viver não sei se gostava, pois gosto de viver junto ao mar. Mas estou de acordo em relação à qualidade de vida que qualquer cidade pequena oferece. O problema é mesmo o encontrar trabalho. Se numa cidade grande já é difícil então num meio pequeno nem quero pensar. Eu bem vejo por aqui que as pessoas (a maioria) só conseguem trabalho 3 a 4 meses ano.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar