sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fim da viagem ...

... desta viagem!
Desta que tenho vindo a reportar nos últimos posts.
Teria o dobro, o triplo das fotografias para mostrar, mas tudo se quer na conta certa.
Que balanço fazer?
Um muito positivo.
A visita aos países Bálticos surpreeendeu-me e fascinou-me. Foi uma revelação, uma maravilhosa surpresa.
Sei que existem "tours" organizados, nos quais se percorrem as três capitais numa semana, mas ... não é a mesma coisa.
Bom, mas mesmo muito bom, é traçar previamente um circuito com muita margem de manobra, isto, é, com possibilidade de prolongar ou encurtar as estadias de acordo com a nossa vontade.
Por isso andei quase 20 dias nessas andanças.

Saí de Portugal de avião e viajei até Varsóvia, na Polónia.
Aí, num "rent a car", arranjei automóvel para me deslocar livremente.

No regresso, fiz Varsóvia-Berlim, de comboio.
Depois, repeti o aluguer do carro e desci até Munique, onde apanhei o avião para Portugal.

Se aos países Bálticos - Lituânia, Letónia e Estónia -me encantaram, o mesmo aconteceu com a Alemanha, país que adoro por muitas razões.

Foi na Alemanha, saindo de Stuttgart, que pus em prática a liberdade de escolha que este esquema permite.

Pelas mãos de Ana Paula, visitei Tubingen, uma adorável cidadezinha onde tudo parece perfeito.

Tem até um castelo ...

... com esta vista de presépio sobre a cidade.

Almocei num restaurante pequenino que servia uma comidinha divina ...

... e depois ...

... vagueei pela cidade, onde tudo é lindo, perfeito e funcional, feito à medida das pessoas, para servir as pessoas.

Tem um rio ...

... muitas flores e barquinhos.

Parece uma cidade de calendário, de fadas e magia.
Este é apenas um exemplo das vantagens de viajar de automóvel, sem guia, sem roteiro fixo, sem horários. Uma delícia.

Optei por este esquema há vários anos, sendo que o ideal, o absolutamente perfeito, é sair de casa no nosso próprio automóvel.
Claro que nem sempre é possível concretizar essa escolha, mas, quando o é, torna-se imbatível.
É a sensação de liberdade absoluta!

Para o ano, se tudo correr bem, se por cá andarmos, se tivermos dinheiro e saúde, repetiremos a aventura.

Beijo
Nina

39 comentários:

  1. Que linda viagem minha amiga, tenho uma sugestao pra proxima, nao sei se faz teu estilo...Que tal voces ou tu alugarem um motorhome(nao sei se fazes a viagem solita no mas), eu e meu marido moramos e viajamos nele durante 2 anos..um sonho, uma delicia, assim que tiver uma grana eu compro outro!!!
    Beijinhos nininha querida!!

    Sheila

    ResponderEliminar
  2. a arquitetura impressiona.. lindissima.. bjokas lindeza e uma ótima sexta

    ResponderEliminar
  3. Foi mesmo muito lindo, bem aproveitado cada pedacinho de tua viagem e desde já, desejo que possam repetir o feito! beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Que bom que é poder viajar contigo através das fotografias com que nos vais presenteando a esses lugares maravilhosos! Bjs

    ResponderEliminar
  5. As usual very good photo's...i like them Nina.

    Beijos, Joop

    ResponderEliminar
  6. Love the River ,what a amazing Place <3

    Happy Weekend :)

    ResponderEliminar
  7. Que belo passeio.

    Aguardo por mais.

    beijo

    ResponderEliminar
  8. Beautiful pics as usual..
    I am hosting my first ever giveaway, you can win $30 clothes, would love if you can enter
    http://www.beingbeautifulandpretty.com/2013/08/my-bday-ahai-shopping-giveaway.html
    Keep in touch,
    www.beingbeautifulandpretty.com
    http://instagram.com/beingbeautifulpooja

    ResponderEliminar
  9. Deve ter sido muito bom, viajar assim sem horarios e com calma.Imagino o que conheceste e admiraste por esses lugares!!! Viajar é uma das melhores coisas da vida, depois de saúde.
    Adorei suas fotos. Admirei muito a limpeza das ruas.

    ResponderEliminar
  10. Nina, que lindas suas fotos, especialmente a segunda! Perfeita! Muito obrigada por ter citado o blog! Uma pena que a gente não se conheceu...pena mesmo! Quem sabe um dia quando eu visitar Portugal?! Me deixa super feliz saber que você gostou daqui!
    Bom fim de semana, querida!
    grande beijo!
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Concordo inteiramente com o seu conceito de viagem, Nina. Os pacotes turísticos nunca me atraíram, pois acho necessário empregar mais ou menos tempo guiada pelos meus próprios interesses.
    Foi muito bom percorrer com vc essas cidades encantadoras e estas últimas fotos revelam mesmo uma cidadezinha perfeita e encantada. AMEI!
    Abraço.
    Jussara - minasdemim.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Uma viagem maravilhosa.

    Adorei Tubingen. O género de cidade que aprecio. Organizada, limpa,com uma arquitectura fantástica, um rio...um castelo...
    Enfim...um sonho!

    Viajei contigo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Suas fotos ficaram maravilhosas e dá para imaginar que a viagem foi muito boa. beijos

    ResponderEliminar
  14. Viagem fantástica com belíssimas fotos. Eu, que sou mais turista de sofá, acabei viajando também...
    Bom fim de semana
    manela

    ResponderEliminar
  15. OI NINA!
    VIAJAR É TUDO DE BOM.
    LUGARES MARAVILHOSOS DEU PARA VERMOS PELAS TUAS FOTOS O QUE ME DEIXOU COM VONTADE DE CONHECÊ-LOS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Un viaje siempre da nuevos aires, aunque sea de trabsjo.

    ResponderEliminar
  17. Querida Nina,
    Concordo plenamente que viagens sem roteiro são muito melhores. É a melhor forma de se conhecer realmente um lugar.
    E também concordo que essa cidade parece saída de um conto de fadas! É simplesmente linda e encantadora. E eu adoro castelos!
    Beijo e um ótimo fim de semana.
    Ju

    ResponderEliminar
  18. Querida Nina, adorei viajar contigo! Para o ano cá estarei para te acompanhar outra vez!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  19. Nina, ainda bem que segui esta viagem atentamente, já que passei o meu mês de férias em casa a resguardar-me do sol. As viagens virtuais também podem ser deveras interessantes.

    ResponderEliminar
  20. Olá Nina,

    concordo com você no quesito liberdade de estar! Belíssimas tomadas, e que cidade linda! Faz mesmo lembrar um presépio! Maravilha ter-se aproveitado do tempo como fez. A foto "Tem um rio..." é perfeita, sente-se estar ali, obrigadinha por compartilhar suas alegrias com a gente que está cá, tão longe...
    Desejo-lhe um alegre e tranquilo final de semana.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  21. Oi Nina... por aqui no Brasil gostamos muito de viajar de carro também, temos um espírito aventureiro e conseguimos visualizar cada paisagem, cada cidadezinha linda no meio do caminho que não conseguiríamos ver se fossemos de avião... adorei todas as fotos de sua viagem e no ano que vem tenho certeza que vamos no deliciar com mais uma aventura da Nina... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  22. Tão bom deve ser viajar ao sabor do pensamento e na liberdade do momento.
    Afinal Nina, fez duas viagens em uma, a pré-concebida e a outra, real e vivida in loco.
    Ainda por cima em locais fantásticos que superam a imaginação.
    Venha a próxima viagem e leve-nos nas suas narrativas tão belas e recheadas de registos fotográficos tão soberbos.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  23. Olá Nina,

    que bom que as suas férias lhe agradaram. É engraçado que passou por Tübingen cidade das Universidades de medicina eu moro a 30km de distância. Da próxima vez passe mais de perto pela FLORESTA NEGRA que também tem os seus encantos.
    Não tenho Blog pois neste momento sinto que não teria tempo para o cuidar, mas estou atenta aos seus Posts que acho muito interessantes.
    Beijinhos da Alemanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Adorei o seu comentário. Este é um dos encantos das redes sociais, encontrarmos pessoas em quem reconhecemos afinidades.
      Você é portuguesa ou brasileira?
      Para o ano, seguramente que voltarei à Alemanha e a zona em que vive, a Floresta Negra, é lindíssima e tenho-a visitado repetidamente.
      Quem sabe se no próximo ano não nos encontraremos!?
      Eu vivo no Porto, uma cidade medieval repleta de encanto. Se por cá passar, por favor avise-me.
      Entretanto, por favor, trate de iniciar o seu blog. Terei o maior gosto em ser sua seguidora.
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Nina querida,
    Eu, com toda a certeza, tenho mais olhos que barriga eh eh eh!
    Tu não, pois é mais disciplinada e organizada com o próprio tempo! Dará conta direitinho!
    Não me inscrevi no segundo desafio porque li no blog da Nina que só poderiam as pessoas que não estivessem participando de outro... Será que li errado?!
    Desejo que teu fim de semana seja esplêndido. Por aqui, muito calor... Parece até Verão!
    Beijinhos
    Ju

    ResponderEliminar
  25. Querida, mais relatos houvessem dessa tua viagem que eu não me cansava de os ler. Adorei! Agora é esperar até ao próximo ano desejando que "os nossos amigos" não nos cortem mais nos rendimentos/reformas.
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  26. Querida, mais relatos houvessem dessa tua viagem que eu não me cansava de os ler. Adorei! Agora é esperar até ao próximo ano desejando que "os nossos amigos" não nos cortem mais nos rendimentos/reformas.
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  27. Ai Nina, que viagem maravilhosa!
    Essa cidadezinha parece um sonho...
    Obrigada por compartilhar as lindas fotos de sua viagem conosco.
    Bjs querida e ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  28. Não conheço nada na Europa. Mas vou conhecer.
    Sei que vai ser de uma maneira diferente desse sua. Vou ter que usar roteiro pré-fixados.
    Mas, "andar" com vc nesses locais, é delicioso, Nina.

    ResponderEliminar
  29. Muito bacana Nina! Achei tudo lindo, através das suas lentes fotográficas posso até sentir o frescor do lugar. Você é muito talentosa, suas fotos são ótimas. Obrigada por compartilhar suas fotos e suas impressões. Beijinhos!!! Clau.

    ResponderEliminar
  30. Hola Nina querida deje unos post programados ya que estoy de viaje, nos vemos a la vuelta

    ResponderEliminar
  31. Bom dia Nina, que maravilhosa viagem me proporcionou também! Esta cidade é na verdade uma cidade linda, tanto ao meu gosto! E tem um rio! Eu também nasci numa localidade e janela virada ao Tejo pelo que todos os locais banhados por rios são os de minha eleição. Outro prazer é viajar de automóvel e parar nos mais variados sítios sem a tal obrigação a que os grupos nos sujeitam. Agradeço as preciosas partilhas desta sua magnífica viagem. Bom domingo. Bjs Ailime

    ResponderEliminar
  32. Olá Nina de novo,
    obrigado pela gentileza de responder ao meu comentário. Eu sou portuguesa, estremenha, nasci em A-dos-Negros aldeia pequena que pertence ao maravilhoso Concelho de ÓBIDOS. Emigrei há 22 anos para a Alemanha. Tenho 44, é fácil fazer as contas, metade da minha vida já foi passada neste País de acolhimento quanto ao alemão também não é tão dificiiiiiiiiil assim. Casei com um transmontano natural de Cércio que fica a 4 km de Miranda do Douro. Curioso que eu desde quequenina que adorava ver os Pauliteiros agora tenho um em casa. Resumindo, as minhas "férias" de 3 semanas têm que ser dividas entre a Estremadura e Trás-os-Montes uma distância só de 480km. Coitado do meu carro não tem direito a "férias".
    Beijinhos da Alemnha da Maria do Rosário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria do Rosário, fiquei muito feliz com o teu esclarecimento. Quem sabe se num desses passeios a Trás- -os- Montes, não resolves parar no Porto! Era bom, não era?
      Um beijinho e fico a aguardar o início do blog ... só custa começar!

      Eliminar
  33. Nina eu adorei esta tua viagem, adorava fazê-la um dia, vou até pôr o itenerário no meu livro com planos de viagem!
    Deve ter sido mesmo muito bom e sabes adorava ver todas as fotos...sou louca por fotos, soubera eu que tu ias e tinha-te pedido postais dos diversos sitios...
    Beijos e obrigada por partilhares connosco!

    ResponderEliminar
  34. Sem sombra de duvida rodar a Europa de carro e a melhor opção, se para onde quer e ali fica.
    Bjs.....

    ResponderEliminar
  35. Também optamos pelo carro, quando possível.
    Beijos

    ResponderEliminar
  36. Nina, agradeço por seu comentário em meu blog! Eu não tive a oportunidade de conhecer a Grécia, é um verdadeiro encanto. A natureza me faz muito feliz! Agora estou aqui admirando a bela Tubingen, é uma cidade linda! Parabéns pela postagem! Tudo de bom pra ti! Beijos no coração!

    ResponderEliminar