domingo, 20 de outubro de 2013

Moldes

Não é que goste muito, mas vou fazendo.
Isto é, escolhido um modelo numa Burda, dedico-me a tirar os moldes, a partir do emaranhado de linhas e traços que são as suas folhas:
Na folha onde estão incluídos os moldes do modelo que pretendo ver reproduzido, seguindo atentamente as instruções, trato de delinear as linhas que importam.

Uso um marcador de traço grosso e depois ...

... transfiro para papel vegetal.

A seguir recorto, identifico cada peça tendo em conta o modelo e a revista de um foi extraído e estão prontos os moldes.
Amanhã ou depois, seguem para casa da Mira!

Este procedimento garante que o modelo resulta muito próximo do original.
Evidentemente que serão necessários ajustes e até adaptações de acordo com o gosto pessoal, mas que esta invenção chamada BURDA foi uma das melhores amigas das mulheres, não tenho dúvidas de que foi, principalmente quando se pretende escapar à mesmice do pronto a vestir de preço acessível.

Lamento apenas não ser autónoma.
Já tentei e já conclui que nunca o serei!
Face à minha incapacidade, valha-me a sorte de toda a vida ter podido contar com mãos geniais (agora a Mira!) que sempre concretizaram os meus mais variados devaneios.

Em curso, uns quantos projetos que anseio ver concluídos.

Beijo
Nina

27 comentários:

  1. És esforçada ,fazes os moldes, procuras e depois, tens a sorte de ter a Mira por perto! Dá certo! beijos às duas,chica

    ResponderEliminar
  2. Também aprendi em menina e moça a tirar os moldes da Burda mas nunca fui além disso... :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É muito dificil fazer isto, depois mostra a peça pronta.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Aqui no Brasil a principal revista do gênero é a Manequim. Até ano passado esses moldes complementavam minha renda, era professora em um período e costureira em outra. Os moldes são ótimos, uma mão na roda! UM abraço!

    ResponderEliminar
  5. Muito bem! Eu tenho comprado algumas Burda e os tecidos mas não tenho feito nada. Não tenho uma Mira por aqui e a costureira da minha meninice já não exerce. Hoje, dediquei-me a uma atividade antónima: já foram 5 camisas para o lixo, após ter aproveitado botões e alguns pedaços de tecido para outros trabalhos. Mas foi preciso muito encorajamento do marido. Beijinhos e bom serão.

    ResponderEliminar
  6. Olá, já fiz muita roupa linda pela Burda, e dá sempre certo, só tem de se seguir as instruções à risca. Vamos ver o que vai sair daí :-)
    Boa semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  7. A Burda faz parte da minha juventude. Nessas revistas encontrei muitos projectos e inspiração. Pena não ter uma Mira por perto...
    Boa tarde
    manela

    ResponderEliminar
  8. Espero que puedas culminar con éxito este proyecto. Sem dúvida!

    ResponderEliminar
  9. HOLA!!!!
    ME ALEGRO RETORNAR Y ENCONTRARTE ASI DE TRABAJADORA.ES LO QUE TENGO QUE HACER YO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  10. Quando estudante de medicina, bem no inicio do curso, comprei um máquina de costura usada.
    E consegui fazer algumas(poucas) roupas, assim.
    É o caminho para a gente tentar.
    E com a Mira por perto, facilita.
    Aqui tenho a Emília.
    Mas não acho que ela(emília) acerte em roupas para mim.

    ResponderEliminar
  11. Depois quero ver esses novos modelos.
    Não tenho comprado nada, como está calor não apetece comprar coisas de inverno.
    Tem uma boa semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Puxa, quantos riscos.

    Confesso que não entendo nadica...rsrsrrs....

    Ainda bem que você domina a linguagem das revistas, assim, tem roupas exclusivas.

    Eu não acerto com costureira...já fiquei nervosa em perder cortes de tecido.

    Agora, compro tudo feito e ...pronto.

    beijinhos, querida, tenha uma ótima semana,

    Lígia e =ˆˆ=

    ResponderEliminar
  13. Eu ando a precisar de uma Mira! A máquina de costura e eu nunca fomos amigas e ultimamente estou sem costureira :/
    Vc já é muito melhor que eu jamais conseguirei ser apenas por conseguir fazer seus próprios moldes. Esses "mapas" cheios de linhas sempre me confundem... rs
    Gostei muito de seu look no post anterior!
    Õtima semana nova pra vc!

    ResponderEliminar
  14. Nina, esse é um processo que eu adoro do principio ao fim.
    Fico a aguardar pelo resultado final.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. O meu pensamento voltou a viajar no tempo...
    quando a minha costureira...a D. Emília fazia as suas obras de arte a partir da Burda!
    Também meu pai guarda...religiosamante os moldes a partir dos seus trabalhos de alfaiate!
    Eu nunca me entendi com tanto risco...nem paciência...nem jeito!

    ResponderEliminar
  16. Nina, como você é talentosa! Cada vez que venho aqui é uma nova surpresa pra mim!
    Um super beijo
    Ana

    ResponderEliminar
  17. Olha, eu nunca percebi nada disso, com muita pena minha, gostava muito de conseguir criar peças de roupa com as minhas mãos, mas fico sem paciência quando estou em frente a um modelo sobre pape :S
    Boa semana Nina, beijos.

    ResponderEliminar
  18. Wow... isso parece uma complicação!! :)

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  19. Nina, eu só sei fazer roupas assim com moldes, se for para eu tirar a medida e fazer a roupa esqueça.Eu adoro me perder nestes riscado e ver o resultado final uma roupa que cai como uma luva. E por falar em resultado final, estou aqui aguardando para ver o que vai sair de belo dessas mãos de fada, você é muito talentosa e criativa. Parabéns
    Beijos e tenha uma abençoada semana.
    Ângela

    ResponderEliminar
  20. fiota.. o ke a minha avó tentou me ensinar a costurar não ta escrito.. tentou tentou tentou e morreu tentando tadinha... mas não tenho o dom..kkkk.. ja me vale o croche, trico, tear e ponto cruz.. chega de prendas domésticas..rs.. bjocas e sucesso

    ResponderEliminar
  21. Nina que animada con esos moldes para mi complicados.

    Feliz semana.

    Ale
    Costa Rica

    ResponderEliminar
  22. Olá Nina, se há profissões que admiro a de modista está entre elas. E depois pessoas como a Nina que tem esse jeito, paciência e gosto incríveis para nesse emaranhado de linhas como diz e bem descobrir o molde que se ajuste ao modelo que escolheu admiro ainda mais! No fundo completam-se, mas como para ambos me considero completamente incapaz ou sem jeito ficam as minhas palavras de enorme admiração. Um beijinho. Ailime

    ResponderEliminar
  23. Nunca gostei de costuras e por isso nunca tentei entender esse emaranhado de traços. Acredito facilitar a vida de quem usa.
    Vc. é uma mulher de 7 instrumentos. Faz muitas coisas !!!
    Boa semana, Nina. Bjs

    ResponderEliminar
  24. Mesmo detestando, ajudei muita vez a minha mãe a tirar os moldes.

    Ansiosa, espero pela obra prontinha!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Muhhh esos moldes me recuerdan a mi madre que le gustaba la costura,,, parece difícil !, o no?

    ResponderEliminar
  26. Fiquei curiosa: o que sairá daí?!
    Esse emaranhado de riscos confunde um pouco, não? Estou tentada a costurar algo para mim, mas ainda não me animei! Talvez uma saia reta simples, quem sabe??
    A revista Burda me remete à infância, quando minha mãe costurava e ela usava muito essa revista.
    Beijos
    Ju

    ResponderEliminar
  27. Tú puedes con eso y más.Venga a por ello:)))
    Un beso.

    ResponderEliminar