quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aprendendo, sempre!

Tenho, há muitos anos, um livrinho precioso, um livrinho que ensina a quem não sabe quase nada, os princípios do tricô.
Tenho um livrinho precioso e muito atrevimento!
Tenho um livrinho precioso, muito atrevimento e igual quantidade de curiosidade!
Tenho, pois, todos os ingredientes para, temerária, me lançar sem medo e sem  pudor nas mais ousadas aventuras que envolvam fios e agulhas!

Daí que, naturalmente, sem constrangimento, nasceu, há dois ou três anos, este vestido.
Nos meus primeiros passos, tímidos e inseguros, na blogosfera, mostrei-o.

O vestido é lindo, num verde pistachio que, para além do branco, é a minha grande debilidade.
Está novo, porque, quente como um fogareiro, raramente o visto.
Agora, com este ar polar, sabe bem, especialmente em casa, onde a comodidade é um imperativo.
( Atenção que comodidade, não deve, não pode, ser sinónimo de desleixo ...  o tema ficará para outra oportunidade!)



Então, nele, no corpo, desenrolam-se tranças cujo esquema segui concentrada.

Na cintura, umas quantas carreiras de canelado, que o corpo da mulher quer-se elegante!

A saia é uma sucessão de curvas, de mates e aumentos cujo efeito me deixou rendida. É mesmo bonito!

Tem gola alta, que, me apeteceu rematar com esvoaçante borboleta.

Porém, apesar do quanto me agrada o conjunto, hoje, fá-lo-ia com algumas alterações, a começar pelas mangas que tricotaria mais largas e em canelado.
Confesso que, no fundo, congemino projetos ... refazer o vestido, noutra cor, com outros pontos, o que me leva à fase da meditação sobre a cor. Não sei (ainda) qual será. Mas, se me conheço, é deixar a ideia germinar e, num dos próximos dias, sem hesitações, determinada e decidida, sairei para adquirir o fio e pôr mãos à obra, nas noites frias de lareira.

Beijo
Nina

51 comentários:

  1. Oi Nina querida!
    Que belo trabalho! Adorei.
    Beijos
    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Nossa, só posso ficar aqui a admirar a criatividade e o talento na execução.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderEliminar
  3. lindo lindo lindo e de novo.. LINDO..rs.. bjokas amadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenha

    ResponderEliminar
  4. OLà Nina
    aqui também esta fazendo muiiito frio.
    o vestido è lindo, enas fotos parece amarelo.
    eu ainda não intraprendi o rumo do trico, mas afoita como sou è sò questão de tempo rs

    ResponderEliminar
  5. Oi Nina! Que linda peça, um luxo,derreti! Beijos doces!

    ResponderEliminar
  6. E como vale apena o seu atrevimento e persistencia , dá ótimos resultados.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. LINDO COLOR!!
    Y LOS 8 ME GUSTAN DE TODAS FORMAS.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga, acredito plenamente que das tuas mãos de fada sairá, num ápice, outro lindo vestido de tricô, sem os defeitos que, só tu, viste nesse!
    Uma noite quentinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oi Nina!

    Então, com certeza, sairá a segunda obra de arte! Sim, porque executar um trabalho assim, só uma mestre no assunto! Parabéns!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  10. O vestido é lindíssimo!
    Acho que esse vestido em azul marinho ou bordeaux ficaria bem. Eu sou mais cores escuras. Adoro branco, mas nesse vestido , não!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Lembro dele, acompanhei tudo! É lindo! beijos,chica

    ResponderEliminar
  12. A cor está linda e o vestido me parece perfeito. beijos

    ResponderEliminar
  13. Hola, gracias por pasarte por mi blog y comentar, es un placer conocerte. Un beso.
    Julia y sus recetas.

    ResponderEliminar
  14. Tenho a certeza que esse vestido vai merecer ser visto fora das quatro paredes! Continuação de um óptimo trabalho, como sempre. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que otimooo! Lindo demais!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. beautiful sweater..i love this color...i like also your necklace

    ResponderEliminar
  17. O vestido é muito bonito, que venha outro parecido ou diferente. Dessas mãos de fada tudo sai bem.
    Aqui também está frio, mas o sol tem sido uma presença diária.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. OI NIna, como não sei tricotar comprei um vestido de lã em uma viagem a Curitiba e lá está ele no armário sem uso , só voltará a cena no ano que vem pois aqui está quaaase 38 graus, rsrsrs seu vestido é lindo e a modelo também... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  19. Oi Nina, prendada e querida amiga, ficou mesmo muitoo lindo, parabens pelo trabalho. Aguardo fotinhas do proximo vestido...rsrs
    Bjks querida e otima sexta

    ResponderEliminar
  20. Olá Nina
    Sempre passo por aqui, mas nem sempre deixo recado. Adorei o vestido, as tranças estão perfeitas (minha mãe é tricoteira de mão cheia e disse que é um trabalho que exige experiência). Então o teu livro ajuda mesmo. Sabes que até agora não tive a coragem que tiveste de fazer um vestido, o máximo que fiz foram cortinas para cozinha e banheiro. Nem uma colcha consegui teimar e fazer. Parabéns pela tua determinação e pelo lindo resultado do teu trabalho. Tenho certeza que farás outro vestido, ainda mais bonito. Esta é a força que nos impulsiona e nos mantém vivas. Um grande beijo e continue assim.
    Jeanne

    ResponderEliminar
  21. Eu não trocaria nada. Vendo os pontos na foto, são lindos.
    Pode ser quente, mas aí vc tem um tempo de frio.

    ResponderEliminar
  22. É un vestido moi bonito e gústame moito, ogallá eu soubese facer un así, quizáis algún día me anime... A cor é preciosa, tes que estar orgullosa do teu traballo, bicos.

    ResponderEliminar
  23. Aí está um belo troféu para uma moça dada a ousadas aventuras.
    Parabéns.
    Mais uma vez te digo... amo a maneira como escreves o que pensas.
    E compartilho contigo este mesmo sentimento seu em relação as novas experiências.
    Uma bela noite.
    Beijo querida amiga.

    ResponderEliminar
  24. Lindissimo, perfeito. Já lá vai o tempo em que as camisolas da minha Lúcia eram torcidas e retocidas, com malhas passadas em varias cores formando desenhos. Hoje as agulhas descansam dentro de uma qualquer gaveta.

    ResponderEliminar
  25. Bonito e quentinho, é o ideal para estes dias gélidos.
    manela

    ResponderEliminar
  26. Lindo os pontos de tricô da sua roupa.
    Mas, amei a borboleta. Linda demais.
    Ótimo dia. Bjs

    ResponderEliminar
  27. Já tinha visto aqui este teu vestido, e acredito que ao vivo, o verde deve ser muito mais bonito que nas fotos, mas também já te tinha dito que é muito bonito, e super bem feito. Nota 10 pelo teu talento. Se fizeres um novo, o que achas de vermelho cereja ou framboesa? Deve ficar muito giro. Ou então chocolate, para vestir naqueles dias mesmo, mesmo frios :)

    ResponderEliminar
  28. So beautiful Nina!
    Beijo , nice weekend ☺
    crissi

    ResponderEliminar
  29. Lindo e muito bem feito!
    Vou confessar que bordo praticamente qualquer coisa, ponto cruz, pedrarias... mas tricô nunca consegui entender! =/
    Beijo

    ResponderEliminar
  30. Adoro o vestido.

    Como gosto de cores escuras, talvez o fizesse em azul marinho ou bordeaux.
    Apesar de gostar imenso de branco não o usaria nesta peça.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. Adoro o vestido.

    Como gosto de cores escuras, talvez o fizesse em azul marinho ou bordeaux.
    Apesar de gostar imenso de branco não o usaria nesta peça.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  32. Não seria a minha escolha de cor, mas o modelo é lindo!! :) E o teu tricot é muito bonito...Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. No hay nada mejor para estos días de tanto frio, como ponerse un buen vestido de lana para estar a gusto y calentita:))
    Nina te deseo buen fin de semana. que será muy frio al menos por aquí. Ahora tenemos -1º :((
    Un beso

    ResponderEliminar
  34. Passei para desejar um bom fim de semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  35. Boa noite Nina, que elegante o seu vestido! Acho-o perfeito e admiro a sua enorme capacidade de por mãos à obra e num instante sairem essas peças maravilhosas! Fico na expectativa do outro tema que sugere pois bem preciso de me renovar;-):-* Bjs e bom fim de semana. Ailime

    ResponderEliminar
  36. Gostei muito do modelo do vestido,
    Queria ter habilidades "tricoteiras" para fazer peças assim!
    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
  37. Un proyecto estupendo, me encanta.
    Besos desde España

    ResponderEliminar
  38. É lindo e muito bem feito! gosto da cor.
    Bjs

    ResponderEliminar
  39. Lindo Nina ...e seu texto lindo igualmente !!!
    Um otimo final de semana para voce nessa sua terra tao linda!
    Isabella

    ResponderEliminar
  40. Eita menina bem dotada,nasceu para as artes,eu queria ser tua vizinha...
    O vestido é um charme,imagino o conforto,cá esta tanto frio querida,lindo final de semana,beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Veramente uno splendido modello per questo vestito.

    ResponderEliminar
  42. Olá Nina,

    lembro-me do post em que colocou as fotos deste seu vestido e que achei maravilhoso! Sinceramente, deve mesmo confeccionar outro e conservar este, que seja pra ficar confortável em casa ou sair num dia muito frio e úmido com uma capa impermeável e ficará elegante e quentinha. Aguardo sua nova cor e o começo do outro vestido.
    Tenha um maravilhoso domingo.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  43. Olá, Nina.

    Gostei muito de viajar até aqui, trazida pelo seu comentário no meu blogue. O vestido é lindo. Também gosto de tricotar, apesar de, ultimamente, o tempo ter sido pouco para me dedicar aos trabalhos manuais. Concordo consigo quando diz que conforto nunca pode ser sinónimo de desleixo.
    Voltarei mais vezes!

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  44. Nina...também tenho um livro perdido algures no sótão na cidade onde vivi tantos anos e agora ando às voltas com o tricot...e vejo-me na contingência de ter de aprender com alguém!
    Adorei o tom e o esquema é sempre interessante para qualquer trabalho!
    Bj e bom domingo!

    ResponderEliminar
  45. Um espetáculo! Começando pela escolha da lã, a cor maravilhosa e a seleção de pontos, todos lindos!!! Parabéns pelo vestido e pelo bom gosto na escolha do broche - adorei tudo. Beijos!

    ResponderEliminar
  46. Muy bonito e ideal para pasar el invierno.
    Bss.

    ResponderEliminar
  47. Hola niña querida muy bonito ese chaleco,, adore ese color amarillo,, imposible no verla de lejos

    ResponderEliminar