quarta-feira, 9 de julho de 2014

1151 -Sagres

Ainda mal refeita da hecatombe futebolística de ontem, eu que não percebo e não gosto particularmente de futebol, venho propor que deixem passear o olhar por um espaço único.
Falo de Sagres, lá bem no sul, onde acaba a terra e começa o mar.


Longe de ser o que considero o espaço perfeito para passar férias, merece ser visto, melhor, ser admirado.

De longe em longe, uma praia de areia, sendo que, aqui, elas são raras.

A costa termina em falésia que mergulha a pique no mar profundo.



Para defesa do território, aí nasceu um forte.
A visita  é interessante.

E, das suas muralhas, a vista perde-se no longínquo horizonte.

Este mar não é para brincadeiras.
Há que levá-lo muito a sério e, por isso, as suas águas se conservam cristalinas.

Ausência de gentes ...

... paraíso de aves.

E alguns barquitos na faina, que o mar é rico.
Espero ter contribuído, ainda que por momentos, para desanuviar as ideias afastando as nuvens negras.
Acho que os portugueses apoiaram, maioritariamente, o Brasil, não só porque a nossa seleção provou do mesmo veneno, mas também porque o nosso coração é brasileiro, ainda mais frente aos donos da Europa - o que nos deixa igualmente ressabiados, e, não com um pé atrás, mas com os dois.
Finalmente, para ser completamente franca e por muito que doa,  há que reconhecer a superioridade germânica.
Hoje há mais.
Se não for pedir muito, que vença a Holanda, para que a final seja europeia, um pequeníssimo prémio de consolação para nós, portugueses.

Beijo
Nina

29 comentários:

  1. Sagres promontório, beleza e mar a perder de vista. Como já não vou lá há uns 3 ou 4 anos, fiquei agora, com a vista regalada. quanto ao futebol...não vale a pena. :))

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus do Céu!!!!!! que lugar!! que paraíso!! nosso planeta é muito lindo, e cada recanto, em cada continente há belezas. Como Deus é bom para nós e que bom você nos possibilitar conhecer locais tão distantes para nós que estamos do outro lado do oceano.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Fotografias excelentes de uma zona que eu aprecio, precisamente por tudo aquilo que tão bem relatas.
    O mar, esse mar de que eu tanto gosto, aqui em linda versão verde, realmente só poderá oferecer um mergulho nessas pequenas parcelas de areia dourada.
    Há muito que não vou ao Algarve! Agora fiquei com vontade de lá ir!...
    Estou de olho nesta "máquina" aqui à minha frente: quando envio um comentário tenho de "aguardar o anfitrião"! Acho que não tenho esperado o tempo devido! Deve ser isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hola amiga querida! no conozco Sagres ! realmente un lugar maravillosos! usted vive en una gran pais Nina !!

    ResponderEliminar
  5. Nossa que belo lugar!!!Bom,de futebol nem vou falar...a vergonha me impede!!!

    ResponderEliminar
  6. wow cute pics..this place is amazing..
    kisses

    ResponderEliminar
  7. Maravilhosas fotos e também espero que hoje ganhe a Holanda! beijos,chica

    ResponderEliminar
  8. Nina, Confesso que o resultado de hoje deixa-me mais ou menos indiferente. Só não quero que ganhe a Alemanha.
    Lindas fotos de um local já de si belo.
    Beijinhos minha querida.

    ResponderEliminar
  9. Nossa e como desanuviou amiga, eu por exemplo não conhecia Sagres, estou encantada e agradacida pela linda postagem, muito grata.
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não dou a menor atenção a futebol. Pq não entendo.
    E torço sempre por times de "paraíso".
    As fotos estão lindas e assustadoras.
    O mar parece violento.

    ResponderEliminar
  11. Vento, muito vento ... cabelos descontrolados e mais vento, tanto que nem conseguia abrir os olhos :) é a recordação mais forte que guardei destas paragens ... a vista pode ser bonita, mas o vento estragou tudo. Já vou lá uma meia dúzia de vezes e é sempre o mesmo ... deve ser azar meu ...
    Quanto ao futebol ... paciência ... há males maiores :)
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Não sou torcedora fanática, mas sou brasileira, e com tal, sofri com a derrota, principalmente, pela forma vergonhosa e humilhante que foi... porém, todavia, contudo, acabou ... e o melhor é poder conhecer Portugal pelas lentes de sua focada câmara que nos mostra lindas imagens de uma esplendida e magnifica natureza;
    Abraços
    Nely

    ResponderEliminar
  13. Não vi o jogo, mas fiquei triste com o resultado.

    Já não vou a sagres há séculos...pois a minha filha era pequena.

    Adorei recordar através das tuas magníficas fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. ¡Qué bonito lugar!
    Disfrutemos de estos
    bellos paisajes.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  15. Apesar de triste a derrota, futebol é coisa que não me afecta :)
    Há coisas tão "mai lindas" para ver, como este local de tirar a respiração que é Sagres :)
    Acho que é local mágico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Linda postagem, belas fotos! É um prazer conhecer seu país mais de perto!
    Sábias palavras sobre o vergonhoso jogo de ontem....torço para uma final entre Holanda e Alemanha que são muito superiores! agora passa a prorrogação de Argentina e Holanda, continua tudo 0x0. Que o que aconteceu com o Brasil tenha servido de lição aos dirigentes!
    Lamentável!!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  17. Excelente conjunto de fotos.
    Beijos**

    ResponderEliminar
  18. De futebol não gosto, não consigo perceber nada, pura ignorante... (vergonha).
    Dessa paisagem, o que posso dizer? Linda, calmante, única, brilhante que me traz algumas saudades. Obrigada por esta doce recordação! :)

    ResponderEliminar
  19. Olá! Vim retribuir sua carinhosa visita e ... que paraíso!!! Adorei ver suas fotos.
    Quanto ao vexame... sem entender até agora, rs.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. É não deu Holanda...não torço por ninguém , não gosto de futebol, só sei que foi uma vergonha, o Brasil perder com tantos gools contrário....
    Qto a Sagres é lindo demais , isso é o paraíso, lindas fotos!

    bj

    ResponderEliminar
  21. Obrigada pela generosidade.
    Paisagens de encher os olhos com tanta beleza, carentes realmente de algo belo.
    Minha amiga querida, o susto, a decepção, a tristeza que senti assistindo ao jogo foi muito grande. Berrei como louca vendo cada lance. Tudo bem que já pressentíamos que não seria nada fácil, sabíamos que o Brasil não estava nada bem e que era bem possível a derrota, mas não com uma goleada histórica.
    Agora me resta torcer para a Alemanha.
    Mais uma vez parabéns pelas lindas fotos.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Portugal tem paisagens muito bonitas :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Nina...as fotos retratam na perfeição a beleza de Sagres!
    Gosto imenso de passear até essa ponta...onde o infinito do céu e do mar se cruzam na perfeição!
    Bj

    ResponderEliminar
  24. ai como tbem torci pra Holanda viu.. virei Holandesa "de criancinha".. mas não deu.. pior do que perder de 7x1 seria ver Argentina campeã.. aí é pra cair o cu da bunda mesmo... bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderEliminar
  25. Tb estou torcendo para Holanda.
    Jamais gostaria de ver a Argentina campeã.
    Linda a cor da agua do mar de Sagres.
    Bjs, Nina.

    ResponderEliminar
  26. Boa noite Nina, o nosso Pais é pequenino, mas é tão belo! Magníficas fotos de um lugar esplendoroso!
    Sobre o futebol vou torcer pela Argentina! Os Alemães pensam-se os senhores do Mundo! Bjs Ailime

    ResponderEliminar
  27. Olá Nina,

    pura verdade, nada como uma paisagem destas pra gente sublimar maus pensamentos, lindo mar de água verde! Sinto flor, mas, torci para que tivéssemos um sul americano X europeu na disputa final.
    Gostei de poder ajudá-la, sempre às ordens viu? Deixo o link abaixo pra você ver outras bolsinhas como aquela: http://www.ravelry.com/designers/fatima
    Tenha uma ótima 6ª feira.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  28. Oi Nina.. eu estava viajando quando ocorreu o massacre da nossa seleção, ainda bem, se estivesse em casa eu não aguentaria, rsrsrs beijossss... ahhh: este lugar é maravilhoso, cada dia mais quero conhecer Portugal!!!

    ResponderEliminar