quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Falando de moda ...


Falando de moda ...
Assunto de que, realmente, não percebo nada. E, não pretendo ser interessante com esta afirmação! Na verdade, não percebo, não domino as tendências, não me aventuro em inovações, não me informo! Só sei do que gosto! E, curiosamente, dou por mim a gostar daquilo "que não se usa".

Refiro-me, concretamente, à atual série  Miss Marple, que todas as segundas feiras, à noite, no Fox Crime, me apaixona. Adoro o ambiente retro dos anos 40 ou 50. Adoro a elegância feminina quando a moda servia verdadeiramente a mulher.
Atualmente vejo coisas tão horrendas que sou levada a crer terem sido inventadas por alguém que odeia as mulheres ... penso, por exemplo, nas calças de cintura descida... Palavras para quê?

Claro que a par dos horrores se encontram coisas lindas, só que, a oferta é excessiva, porque a máquina de fazer dinheiro que é a indústria do vestuário é insaciável e aflige-me de tal forma que dou por mim a pensar que "não quero nada!"

Vem esta conversa a propósito dos excessos!
Compra-se -pelo que vejo - compra-se muito!
E eu pergunto-me:
- Onde é que as pessoas metem o que compram?
É que, a mim, não me faltam armários, mas estão cheios!
Não posso, simplesmente desfazer-me de peças em bom estado, de ótima qualidade que, ainda por cima me agradam, apenas porque pretendo renovar o guarda roupa.


 Hoje, vesti um casaco Adolfo Domingues que comprei há muitos anos e nem me passa pela cabeça desfazer-me dele.

O tecido é cachemira, o corte perfeito e a cor, bordeaux!
Combinei~com calças cinza - de cintura alta, é claro - e uma blusa de crepe em azul inglês.
Sei que não estava um ícone da moda - nem quero estar!
O que sei é que me sentia confortável, a gosto e bem vestida.

A única novidade, compra deste inverno, são os botins de camurça , também eles bordeaux, da Geox, maravilhosamente confortáveis e, para meu gosto, muito elegantes.
 Se me apetecesse, poderia mostrar, durante vários dias, conjuntos semelhantes a este, sem nunca os repetir, porque, como disse, tenho-os de sobra.

Por isso, repito a pergunta:
- Onde metem as fashionistas, as dúzias de casacos, vestidos, saias e blusas que permanentemente adquirem?
Onde?
Para mim, um mistério!

Beijo
Nina

26 comentários:

  1. El color burdeos vuelve a estar de moda. Hay que reciclar de vez en cuando los armarios. y sacar ropa que guardamos hace tiempo.
    Muy elegante;)
    Un beso.

    ResponderEliminar
  2. A diferencia de quienes creen que la moda no incomoda, yo creo que la moda la crea gente con mucha maldad adentro. Nunca me ha gustado ir según la moda, prefiero ser yo.

    ResponderEliminar
  3. Nina, tu és uma mulher de gosto super requintado e ainda por cima
    tudo te cai bem, eu sei do que falo porque nos conhecemos pessoalmente e sempre te vi 5 estrelas, beijo amiga

    ResponderEliminar
  4. LINDO CONJUNTO...ME GUSTAN LOS COLORES.
    EL PANTALON ME ENCANTA!!
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  5. Boa pergunta, Nina...queria eu saber tambem onde metem as dúzias de casacos, vestidos, saias, etc.

    ResponderEliminar
  6. Boa pergunta, Nina...queria eu saber tambem onde metem as dúzias de casacos, vestidos, saias, etc.

    ResponderEliminar
  7. Quer dizer, Nina, perceber... percebes, e a prova está na foto!
    Quem não percebe literalmente de moda sou eu! Nem sei que marcas são essas do teu lindo casaco e das botas a condizer. Só sei que gosto imenso desse casaquinho... não tão curto como os que agora se "usam". Tenho blazers assim rente aos fundilhos... para tapar os meus excessos e estou pouco ligando se são modernos ou não!!!... Visto-os na meia estação, porque agora uso kispos ou casacos de fazenda.
    Tirando o facto de eu não saber o nome das marcas... estou de acordo com tudo o que dizes e realmente as criações vêm de gente que odeia mulheres, quase todos gay (eu disse "quase todos")...
    Nas minhas passagens pela Itália sempre gostei de ver montras de vestuário muito elegante e vestível.
    Adorei este teu visual muito elegante.
    Beijinhos, sua vaidosa moderna!

    ResponderEliminar
  8. NIna, Há pessoas que compram muita quantidade, mas compram trapos de má qualidade, que duram uma época. Não são todas, mas conheço muitos casos assim. Pessoalmente detesto comprar roupa de má qualidade, mas há pessoas que preferem a quantidade à qualidade. O teu conjunto de hoje está muito bem. Adoro a cor bordeuax. E vai-nos mostrando os teus modelitos. Serve de inspiração. Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  9. Olá Nina,

    aqui temos os "brechós" e conheço pessoas que vendem o que não vão usar mais para este comércio que, por sua vez, vende mais barato para quem resolva adquirir as peças de 2ª mão . Talvez haja algo nesse sentido por aí porque, realmente, também fico pensando nisso... Quantos pares de meias de nylon a rainha Elizabeth põe fora por dia??? Sempre pensei nisso...
    Você está super bem vestida, os clássicos não ficam fora de moda, dizem os entendidos! Adorei a combinação das cores e seus botins são lindos, no tom do seu casaco!
    As mulheres têm mania de se culparem por tudo! Então, a tal "teoria" é válida para mulheres parcimoniosas e criativas como você, daí a teoria funciona (rs) flor!
    Beijinhos,
    Lu

    ResponderEliminar
  10. Pretty outfit, I like that.
    Beijos Crissi

    ResponderEliminar
  11. Nina,querida!
    Estás muito bem vestida,tens muito bom gosto... Pensamos muito parecido a respeito da moda, adoro o estilo retrô, as mulheres vestiam-se com muita elegância e requinte...
    Que tenhas um lindo final de semana,beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  12. Olá Nina, extremo bom gosto digo eu pelo que observo! E a moda é assim que a concebo. Reiventando e no seu caso aproveitando e muito bem essas peças de boa qualidade. Concordo que actualmente não há nada de especial comparando com tempos atrás.
    Ah esse conjunto ficou lindisdimo e adorei as botas da Geox. Importante é mesmo o calçado confortável!
    Beijinhos e ums óptima sexta feira.
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Não tenho assim tanta coisa e vou fazendo uma escolha, o que já esta mais velhote vai para fora do armário. Já tive muita pena de ter de me desfazer de peças de poupa, hoje não. Tenho peças de há mais de 11 anos, são de boa qualidade e duram, essas vão ficando.

    ResponderEliminar
  14. As fashionistas vão vendendo para comprar novo.
    Eu adooooooro esses teus botins, são lindos :)
    Beijos Nina. Boa 6ª e bom fim de semana.
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  15. Vejo muitas meninas de blogs de moda que sempre doam roupas... bom.. eu resolvi fazer minha boa ação doando roupas em super otimo estado, até novas, com etiquetas, com o objetivo de desapegar e abrir espaço para o novo...

    Não sou blogueira de moda... sou uma mulher que emagreceu 16kgs.. e pretende emagrecer mais. Muitas roupas que não me servem mais, mas que eu não queria vender. Achei mais legal doar.

    Bom.. gostei do seu blog... e dou uma dica... Tirar fotos no espelho sem flashs. Dá super certo e nem ficam escuras. Assim dá pra ver melhor a roupa.

    Bjo...

    ResponderEliminar
  16. (IN)felizmente deparo-me com o mesmo problema!
    Já fui "consumista"...e hoje à conta desse "defeito" tenho montes de roupa que tenho alguma dificuldade em me desfazer...sobretudo a que adquiri há uns bons anos...nas famosas lojas da Foz...a preço de ouro (ainda não havia shopings)!!!
    Felizmente tornei-me "moderna" no jeito de vestir e a roupa que compro...se durar só um ano...até que não me faz diferença...pois se doar...não me custa tanto!!!
    Quanto ao seu casaco e às botas...adorei a cor e o estilo!
    Quanto à série...nunca vi!
    Quantos aos armários...no Porto eram 3 e aqui também são 3...com a vantagem de que as estações se misturam e estão sempre prontas...à "mão de semear"!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  17. Aqui em casa o espaco era pouco mas dei uma geral dei coisas que nao queria e loucas e tudo. Tapetes velhos uso para a marquise..toalhas e cobertores velhos dou a instituicao de animais .. E realmente vi que tinha muito espaco em casa que nao sabia.. Ja a minha mae da me tudo a mim porque nao tem coragem de deitar fora logo aqui eu tenho de andar sempre a procura de espaco e acabo por ajudar muita gente que precisa porque as coisas boas nao devem ir fora com tanta gente ou animais ect a precisar!

    ResponderEliminar
  18. Olha esta ai uma boa pergunta.
    Também gostava de saber.
    Bom fim de semana.
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Peças de tecidos de boa qualidade e com bons cortes, nunca passam de moda. Por isso é que são chamadas de clássicos, ficam sempre bem :) O problema desta nossa era agora, de consumismo desmedido e competição de "a minha saia é que está na última moda", cria graves problemas, tanto na sociedade, como na economia, como a nível ecológico. Onde é que as "fashionistas" metem a roupa? Sei lá, no lixo? É que a qualidade dessa moda fugaz, é reles, deixa muito a desejar - e é feita mesmo com esse propósito, de durar só uma estação... assim na próxima temos que ir comprar mais 5 camisolas, que as do ano passado já estão feias e cheias de borbotos ;)
    Quando compro, tento comprar consciente. Posso só comprar um par de botas, em vez de 2 ou 3, mas sei que me vão durar para uns anos e sempre com bom aspecto. E assim crio o meu estilo próprio. Sou eu mesma e não mais uma, igual às 10.000 outras mulheres que compram nos shoppings, sem estilo próprio, indiferentes.
    Gosto do teu pensamento :)
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  20. Anche io come te non seguo la moda e anzi devo dire che ciò che tentano di proporci ultimamente gli stilisti è abbastanza orrido

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde, a moda funciona como um ciclo, quero dizer que o que já se usou volta-se usar, os criativos vão ao histórico e lançam novamente a moda. pelo que vi a senhora está bem vestida, tem um clássico vestido.
    AG

    ResponderEliminar
  22. Nina, você está muito elegante e bem vestida!
    Também me assusto com algumas novidades da moda que aparecem. Umas modelagens horríveis, sapatos estranhos... parecem mesmo terem sido feitos por alguém que odeia as mulheres.
    Sou totalmente a favor de manter e usar as peças de que gostamos e que nos vestem bem. Muito melhor do que estar na moda e vestindo algo que não nos favorece.
    Beijo

    ResponderEliminar
  23. Oi Nina, se look está muito elegante, amo esta cor "bordeaux"... olha, eu também tenho casacos, blusas e calças de muitos anos.. às vezes no Blog pensam que compro muita roupa, mas não é verdade, uso muito o que já tenho com algumas peças recém adquiridas, se fosse colocar o tempo que tem cada roupa que uso seria até engraçado, rsrsrs... eu gostaria de saber esta resposta também.. aonde??? rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  24. Muito chic. Toda chic.
    É disso que sinto falta no local que moro.
    Um clima que me permita ao longo do ano, usar roupas assim.

    ResponderEliminar
  25. Nina, adorei o post e desta vez não posso deixar de comentar.
    Com a moda estabeleço uma relação harmoniosa, quase simbiótica, digamos assim! :)
    Gosto de moda, gosto de gente bem vestida, independentemente do sexo ou da idade, e gosto essencialmente de conforto e de qualidade! Ou seja, em tempos (antes da crise) comprei roupa linda, cara, de designer e de excelente qualidade (ex: Prada, Missoni, Fendi, Roberto Cavalli, Escada, Etro, Hugo Boss, Yves Saint Laurent...) e confesso que de vez em quando ainda compro. Além de roupa, comprei também bom calçado (ainda compro, pronto). Mas, sempre de um modo reflexivo, ou seja não me deixo seduzir pelo imediato, e nunca enchi os meus armários. Aliás, quando compro uma peça, dou outra! Tenho sempre espaços vazios no armário, pois detesto demasiada tralha! Com essas roupas, consigo coordenados simples, elegantes e de bom gosto (perdoa a imodéstia), que nunca passam de moda e que consigo variar com um ou outro acessório diferente. Para resumir, prefiro (de longe) uma boa peça que me dura anos e anos do que dez peças, ainda que diferentes. Atualmente e como o poder de compra baixou, tenho apostado em peças e calçado nacionais. Nem sempre consigo, mas faço o esforço, até por uma questão de princípio, quando é "made in Portugal" provavelmente alguém recebeu um salário para produzir determinado bem, não posso contribuir para a exploração de mulheres e de crianças, com peças vindas da RPC e afins...
    Depois há a questão ambiental que também me preocupa, se pensar nos desperdícios... perco logo a vontade de comprar.
    Desculpa se me alonguei, muito mais teria para dizer, sou uma fala barato! lol
    Quanto a ti, estás optima, com bom aspeto, elegante, com roupa clássica, sim, com o teu estilo que é único! E fazes muito bem em aproveitar e "abusar" do teu bom gosto!
    Beijinho, querida e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  26. Olá Nina,poderia sim ter um blog só de moda,pois tens muito estilo. Amei o loOk, beijinhos

    ResponderEliminar