terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Organização e gestão do tempo

Não sou uma especialista para falar do assunto. Não sou! Sou apenas muito consciente que o TEMPO é o bem mais precioso que possuímos. Daí que procuro geri-lo de uma forma produtiva.

A gestão do blog,por exemplo,  se não estiver atenta, pode transformar-se quase num emprego e o que é mais grave, num emprego sem pagamento.

Daí que, por muito que goste deste espaço onde tenho encontrado pessoas incríveis, onde tenho aprendido imenso, onde me tenho inspirado para ousar voos totalmente desconhecidos,onde tenho sido muito feliz,  este espaço, repito, pode facilmente transformar-se num devorador de tempo. Daí que me disciplino para, embora publicando textos quase diariamente, o fazer apenas durante 1 hora. As respostas aos comentários, as visitas que faço, são também calculadas para que caibam no meu orçamento de horas.

É que existem tantas coisas para fazer, tantos desafios para encarar, tanta, mas tanta oferta, que a disciplina é imprescindível.

A minha estratégia para rentabilizar o tempo, passa por listas, as abençoadas listas.
Faço listas para tudo.
Escrevo tudo.
E se não cumpro tudo, sei, que deixei projetos para realizar no dia seguinte.

Esta arrumação do tempo, dá-me calma, apazigua-me, enxota a ansiedade, a mim que sou dada a pouco sono, a sobressalto para adormecer, verifico que com uma agenda em que anoto obrigações, consigo uma paz abençoada.

Sempre com ideias novas para aplicar em casa, decidi, agora,  organizar-me, registando todas as alterações que pretendo implementar em cada compartimento.
É uma atividade engraçada! De repente, constato que a casa precisa de mil alterações e que as farei uma a uma.

Ao serão, sem as minhas doces agulhas, bordo. Bordo muito e desconfio que numa outra vida fui donzela de bastidor, recostada em almofadas, vendo a obra crescer e o tempo fluir.


Mais uma menina com os seus gatinhos ...
Mais um esquema da Nina!

Não sei onde aplicarei os bordados, mas acabarei por descobrir, que isto da inspiração passa por deitar a semente à terra e deixar que germine. A minha germinação, sinto-o, vai de vento em popa, a todo o vapor e tenho a certeza que, quando menos esperar, como um foguete de mil cores, no ar, rebentará a ideia que me fará feliz, muito feliz, que sou pessoa dada a ser feliz com nada, com pouco, com quase tudo!

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. A minha gestão do blog é basicamente pelo telemóvel está sempre pronto onde quer que esteja.

    ResponderEliminar
  2. Nina, como vc vivo fazendo anotações. E ficam espalhadas na mesa do computador, nas mesas de cabeceira e numa prateleira da cozinha. Sempre em pequenos blocos.
    Até tenho agenda, onde depois posso organizar as anotações.
    Acho que faço isso, porque gosto de escrever.
    E penduro muita listas em redor da mesa do nosso computador.
    Tem dado certo, por enquanto.

    ResponderEliminar
  3. Nina...eu (agora na reforma) e desempenhando o papel de "cuidadora"...deixei de me preocupar com a gestão do tempo!
    Há quatro anos que vivo em função do "tempo" dos meus pais e das suas rotinas...e o pouco tempo que me sobra...dou-me ao luxo de fazer o que me apetece...conforme o meu estado de espírito!
    Gosto deste esquema em tons celestes...e por certo encontrará uma forma excelente e elegante de o utilizar!
    Boa noite e bj

    ResponderEliminar
  4. Também me organizo e já gastei muito mais tempo no blogue.
    Agora é o meu passatempo, enquanto ouço mais que vejo, televisão.

    Sei que darás belo destino aos teus bordados.
    Depois mostrarás.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. El tiempo es nuestro tesoro mas preciado y cuanto mejor lo gestionemos mas podremos disfrutar de lo que nos gusta hacer.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  6. Olá, também tenho muitas saudades deste nosso "pequeno" mundo, mas a minha vida mudou bastante em 2014 e o tempo é mais reduzido, as saudades são muitas e de vez em quando dou um saltinho aos blogues que mais gosto. Mas está tudo bem e continuo sempre com algum trabalho em mãos :-)
    Desejo-te um feliz 2015. Sei que este vai ser um ano fantástico 😄 bjos doces

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Nina, muito bom o anotar das variadas tarefas que ajudam a uma maior rentabilização do tempo!
    Por norma também faço isso, embora neste momento por variados motivos não possa gerir essas regras criteriosamente como gostaria. De qualquer forma uso esquemas semelhantes e deu-me uma ideia excelente, que agradeço muito, para no que respeita à casa ir alterando algumas coisas por divisão! Muito já fiz em três anos e muito mais ainda a fazer!
    Sobre os seus bordados imagino como ficarão lindos e bem aplicados com o seu bom gosto a que já nos habitou.
    Desejo-lhe uma noite tranquila.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. O tempo é sem dúvida o nosso bem mais precioso.
    Sim Nina, enviei algo por correio para ti, enviei para a morada que estava no envelope quando me enviaste o casaquinho para o Lucas. Ainda não recebeste nada? Estranho. Vamos esperar mais uns dias. De qualquer forma, se houver problema, deve voltar para trás. Vamos esperar. Entretanto se chegar, diz-me qualquer coisa :)
    Beijo grande
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  9. Nina, mulher sábia!!!!! A última frase é uma pérola!
    Está melhor? passaram as dores? Espero que sim.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. QUE AMOR!!!!
    SI SE DISFRUTSA MUCHO BORDANDO.
    ES UNA DELICIA.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  11. Nina

    E as costuras? tem tido alguma idéia?

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Hasta ahora nunca tomo notas de nada Nina. todo lo lleve en la cabeza.
    Espero que sea así mucho mucho tiempo;)
    Buen miércoles.
    Besos.

    ResponderEliminar
  13. Oi, Nina!
    Que belo bordado... E quanto ao tempo, realmente, é necessário saber administrá-lo!
    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  14. Nina interessante sua postagens pois também concordo que blog vira emprego e sem pagamento e na vda a fila anda precisamos alcançar voos mais altos, ( sabedoria )
    forte abraço elisa

    ResponderEliminar
  15. Nina querida,mas uma linda feitura!
    O tempo é precioso sim,eu sou super organizada,mas longe,longe de saber geri meu tempo como tu. Na verdade gosto de viver um dia de cada vez sem me importar com o tempo e isto de registrar todas as alterações que pretendo implementar em cada compartimento de casa é o que mas faço,mas tudo no seu tempo,lindo dia querida,beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Oi NIna, este ano eu comecei a otimizar meu tempo também, já fiz listas e coloco recados pra mim mesma, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  17. Mais um belíssimo trabalho Nina :)
    E realmente uma grande verdade em relação ao tempo e sua gestão. Se não controlarmos o tempo, estamos horas e horas à frente do computador!!!
    É sempre bom as dicas ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Nina, não consigo encontrar tanto assunto para escrever no blog todos os dias.
    E agora sem computador, pior ainda.
    Comprei um, pelo site e está prometido receber até o dia 30/1.
    Gosto muito dos seus posts.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Muito bem pensado isso da gestão do tempo!
    Sem necessitar de listas já o faço há muito tempo e a taxa de sucesso estaria perto dos 90%! O caso muda de figura depois da aposentação: digamos que agora a tal taxa deverá estar nos 50%... ou menos!!! Quando trabalhava o tempo rendia muito mais, mas agora não aceito TPC!!! Felizmente ninguém me dá ordens (nunca deixei que me dessem...) gosto que me deem ideias e faço (+ ou - !) o que me apetece, obviamente excluindo os momentos inesperados que surgem e a que presto imediata assistência a 100%.
    Fico admirada com os teus posts frequentes... neles se vê como vives o blogue. Também gosto de blogar... mas só um bocadinho!... Quando mostro tricôs é que me atiro de cabeça. Esses posts são os mais visitados... o que me dá enorme satisfação.
    Pela blogosfera passo algum tempo, gosto de conversar, tenho algumas amigas que veem tudo o que edito e sempre comentam.
    Gosto, principalmente, por encontrar ideias para o que irei fazer a seguir, quer em agulhas... quer no fogão! Tu tens-me espevitado... o que é ótimo para a minha gasta inspiração em.
    Quanto às tuas mãos, vai um conselho para quando retomares a atividade do tricô: para peças muito grandes e pesadas, deves usar agulha circular (há umas cinzentas, de massa, que não são muito boas; há umas alemãs, de aço inox, com o fio plástico, que são as melhores e há de todos os números). As duas agulhas exigem grande esforço, cansam imenso e a prova já a tens, infelizmente.
    Eu digo: tricotar é uma distração e não uma obrigação, muito menos um castigo!
    Os teus bordados são amorosos e sempre os podes alternar com os tais retalhos.
    Desejo as melhoras e fico a aguardar as tuas ótimas ideias.
    Beijinhos, querida amiga

    ResponderEliminar
  20. Este mundo da blogosfera é um comilão de tempo, é verdade! Mas vê-se tanta coisa gira! Acabei de ver uma...
    Beijinhos,
    Carina

    ResponderEliminar
  21. Gestão do tempo, era isso que eu precisava cá em casa. Profissionalmente faço uma boa gestão do tempo e raramente tenho trabalhos em atraso. Já em casa, faço o que é mesmo preciso, mas depois vaguei um bocado. Gostava de ter a tua disciplina, mas não a tenho. Talvez porque gosto de ter tempo livre sem obrigações. Acho que é isso. Mas depois queixo-me que "não tenho tempo para nada".
    Gosto muito do teus bordados das meninas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Oi Nina,

    você já deu a sugestão de listas e agora me relembra que eu também preciso delas. Comecei a fazê-las, mas, dai relaxei, um horror...Esta outra menininha também é uma belezinha flor, pôxa! que rapidez...acho que é o poder das suas listas mesmo.
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar