sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sábado, chuva, dia dos namorados e cozido à portuguesa.


Um sábado triste este que coincidiu com o Dia dos Namorados.
Esta chuva miúda que ainda não parou de cair, gela a alma. O vento frio acentua o desconforto.
Passei pela feira, comprei uns paninhos, almocei em Espanha, passei por Esposende para me abastecer de hortaliça fresca e voltei a casa. E a chuva continua, persistente, chata.
Parece que conseguiu molhar-me, arrefecer-me a alma, logo a mim, que quase sempre enxergo o lado iluminado das situações.
Sei que é temporário, como tudo na vida, mas hoje, está sendo difícil manter o sorriso.
Nestes momentos soturnos e melancólicos, comigo, funciona muito bem ocupar-me para espantar a nuvem cinza que paira, chata, sobre a minha loura cabecinha.
Resolvi, por isso, preparar o almoço de domingo:

Que tal um cozido?
Gosto muito!
Com hortaliça fresquinha - esta penca foi apanhada à minha frente - cenouras e batatas, tudo do quintal da Fátima.
 Vou prepará-las e só amanhã entrarão na panela.

Quanto às carnes, exigem cozimento prolongado.


Já fervem!
Já cheira!
Cheira a comidinha caseira, boa e saudável.

Prefiro sempre carne com osso, muito mais saborosa e suculenta.
Juntei-lhe um chouriço que lhe acrescenta paladar, e cozo  quantidade suficiente para duas ou três refeições.

Amanhã, como disse, trato dos legumes e preparo um arroz utilizando o caldo do cozido.
Será um almoço feliz.
E, como já afirmara, nada como me ocupar para assim dissipar a nuvem negra.
Garanto que já me sinto melhor, mais animada e pronta para o jantar do dia dos namorados, que será coisa simples e muito rápida, como sempre prefiro.

Tenham um final de dia muito feliz.

Beijo
Nina




18 comentários:

  1. BUENA COMIDA PARA ESTOS DIAS DE FRIO!!!!
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  2. Nina, por cá o dia também esteve num cinzento enfarruscado, com a chuva a começar a dar o ar de sua graça pela hora do meio dia, e como uma prenda adicional veio o ar gélido.....Agora à noite os meus pés, dois blocos de gelos, com meias, sapatinhos de lã confeccionados pela minha doce cunhada, e ainda assim os pés teimavam em continuar gelados....Fui buscar o aquecer e coloquei bem perto, além do aquecimento normal da casa estar ligado desde de meados do outono.....Puxa vida, vai chegar o verão mais rápido do que chegará a primavera....eu ainda não me habituei ao frio de Portugal e olha que a região de onde vi do Brasil tem invernos com neve, mas não sei não, acho que aqui faz mais frio...Já o verão cá....é simplesmente maravilhoso, pena que passe tão rápido...beijos e bom domingo....desculpe o meu inventário ser tão longo kkk

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Nina, também me tenho sentido assim;))!
    E também desejo que seja passageiro. Aqui chove torrencialmente e a noite está muito fria!
    No entanto estou a sorrir, porque o tempo assim puxa para determinadas coisas e nalgumas estamos em sintonia!
    De tarde fiz um bolo simples, à portuguesa, de canela e misturei um pouco de maçã aos pedacinhos!
    E para amanhã também tenho um cozido, se Deus quiser para preparar;))!
    Também comprei couve penca e couve coração, mas vou cozer tudo amanhã!
    Se não me esquecer vou tirar fotos e depois publicarei nos ecos;))!
    Nada como estas comidinhas para nos ajudarem a aquecer a alma nestes dias tristes e frios de inverno!
    Beijinhos e bom serão!
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Este tempo tristonho consegue deixar mal disposta qualquer pessoa. Felizmente arranjas alternativas para afastar essas nuvens negras.
    Essa couve está mesmo a dizer "Cozinha-me".Gosto muito de cozido e nestes dias frios ainda mais. Um bom domingo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Oi, Nina!
    Chato você estar melancólica, mas bacana que você tranformou sua melancolia em comida, comida BOA. Quase consegui sentir o cheirinho daqui do RJ.
    Aproveite bem a noite do Dia dos Namorados. Aqui no Brasil o Dia dos Namorados só será comemorado em junho, no dia 12.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Um prato bem pensado e prático .Amanhã é só montar! Boa noite dos namorados! bjs, chica

    ResponderEliminar
  7. Deu até vontade de fazer um cozido, Nina.
    Eu adoro cozinhar, já disse. E não me incomodo de lavar as louças.
    Mas não tenho uma Fátima para colher essa bela couve.

    ResponderEliminar
  8. Espero que tenha tido um bom dia dos namorados :) Um bom prato esse.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Buena idea, cocinar para contrarrestar la lluvia que cae afuera. Me gustó la solución que encontraste.

    ResponderEliminar
  10. Nina,

    Como é bom comer legumes fresquinhos.
    Eu também procuro me ocupar o máximo possível nos dias que a melancolia bate forte.
    No meu caso, vou jardinar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Um prato que combina muito bem com dias frios e chuvosos.
    A chuva também me deixa triste e até um pouco irritadiça.. Mas faz falta e como tu dizes, é passageira :)
    Beijinhos e bom Carnaval!
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Nina, ai que saudades meu Deus de um bom cozido á portuguesa. Aqui na Alemanha nem sempre se encontram as carnes típicas para esta receita por isso é muito raro eu cozinhar. A couve não é problema pois nós temos aqui um quintalinho (terreno da junta) arrendado e o meu marido um transmontano típico gosta muito da agricultura. Temos batatas "nossas" todo o ano e mais legumes o que se adapta ao clima daqui. Mas sinto saudades de fazer umas "sopas" com o caldo do cozido. Eu explico: com pão de preferencia já duro corto-o em pedaços pequeninos junto um pouco de Hortelã fresca e depois coloco caldo por cima com uns bocadinhos de couve aqueles pedacinhos que se soltam. Depois é deixar amolecer e...... Hummmmmm saborear para matar saúdades. Acho que ainda esta semana foi fazer um cozido. Obrigada Nina pela idéia e beijinhos da M. R. Capinha _bis bald_(até breve)

    ResponderEliminar
  13. Ai como eu adoro um cozido à portuguesa!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Nina...adorava comprar legumes na zona de Esposende e Póvoa!
    O cozido é sempre um prato delicioso!
    Tenha um excelente domingo...por aqui o sol já espreita!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  15. Muy rico Nina y estupendo para el frio;)
    Buen domingo.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  16. Nina,cozido Português é tudo de nom,amo! Cá, acredite desde Sexta q subiu a temperatura, temos sol desde Sexta,hoje até fui passear de bicicleta. Bom Domingo e levante logo esta moral minha bela,beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Oi Nina, por aqui também está chovendo e muiiito, o meu jantar do dia dos namorados foi uma pizza com a Família toda pois não conseguimos sair de casa devido ao temporal, rsrsrs acho que vou aproveitar esta dica e fazer uma sopa para o jantar... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  18. Eu nuca fiz cozido português! Adoro! Acho um prato rico, de uma presença incrível na mesa. Além do sabor, espetacular.
    Dia destes, farei!

    ResponderEliminar