sexta-feira, 8 de maio de 2015

Antes / depois

As minhas orquídeas de interior, todos os anos, resolvem florir ao mesmo tempo - lá terão as suas razões!

Começam por lançar umas tímidas hastes. 
É o primeiro sinal.
 Essas hastes devem ser atadas a estacas para ajudar o seu desenvolvimento.
 Depois é regar uma vez por semana e deixar que o milagre aconteça.

A medo, primeiro uma, depois outra e, finalmente, todas desabrocham.
São tão lindas que as trago para perto de mim, para o local onde passo os momentos mais calmos e descomprometidos de tarefas ...
 A sala!
 Concretamente, semeio várias sobre a mesa de apoio aos sofás.


Digamos que, apesar da beleza,  esta exuberância florida tem um não sei quê de coisa sem rumo,sem linha mestra, sem objetivo.
Fica-me a impressão que as pouso ali, como poderia pousar o jornal ou uma revista.
Não gosto!
Estas lindezas merecem outros cuidados.
Hoje decidi-me.
Decidi agrupá-las!
Dar-lhes rumo!

Agrupei quatro variedades nesta terrina!

Que não é uma terrina qualquer.
É centenária e absolutamente insubstituível, até por razões sentimentais.
Fazia parte de um serviço "de todos os dias", da casa dos meus avós maternos.
Quando a minha avó faleceu e a casa foi desfeita, divididos os bens pelos herdeiros, este serviço calhou a uma das minhas tias.Na altura não dei grande importância ao facto, mas, mais tarde, sempre que visitava essa tia, suspirava olhando a linda terrina da avó.
Tão visível deveria ser a minha emoção que, um dia, a preciosidade chegou às minhas mãos, oferecida pela tia querida.

Ninguém lhe toca que não deixo, mas, sempre que pretendo valorizar um espaço, penso na "terrina da avó".
Foi o que aconteceu esta tarde.
Organizei quatro variedades de orquídeas no seu interior e gostei muito.


Aquele aspeto de coisa desorganizada, de feira,  desapareceu e as flores passaram a fazer todo o sentido

Todas lindas na sua exuberância exótica ...

Todas com um ar de felicidade - que as flores têm sentimentos! - que prometem muitas semanas de repouso zen!
Basta olhá-las.

Beijo
Nina

25 comentários:

  1. Eu tenho 2 cá em casa, mas não as posso colocar ao alcance da fera de 4 patas cá do sítio eheheheh!
    Ficaram muito bonitas, juntinhas na terrina.
    Bom fim-de-semana!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Oi Nina, que lindas suas flores e claro a terrina da avó, também tenho 2 orquídeas que todos os anos florem juntas, uma antes a outra pouco depois, e dura pelo menos alguns meses na ultima vez embelezou minha sala por quase 4 meses acredita??? nem eu acreditava, nem as visitas que iam em casa me perguntavam é aquela orquídea ainda? Cheia de orgulho dizia sim, este ano ela veio de novo toda facera me fazer feliz, a outra esta timidamente despontando este ano surpreendentemente com dois ramos, ela da uma flor por ramo apenas, mas desta vez vejo que terei duas flores neste mesmo vaso....Da minha querida avó, tenho alguns crochês, toalhinhas e panos de prato, e o crochê que ela havia iniciado um dia antes morrer esta em um bau, com sua linha e agulha exatamente como ela deixou, quando tenho saudades eu pego e dou um cheiro bem profundo e ainda sinto o cheirinho dela....lembranças boas...minha querida feliz dia das mães para você! bjucas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Que preciosidade tens em mãos! uma hora vou me aventurar em cuidar de uma. E um ótimo lugar para agrupá-las, boa ideia tiveste, ainda mais outra preciosidade de 100 anos.Tenho uma sopeira que minha mãe me deu há muitos anos que não uso, e larguinha assim como a sua, derrepente vou adotar sua ideia, gostei muito!
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Valorizadas as orquídeas e também a terrina. Conjunto harmonioso e lindo de contemplar.
    Também alcanço a tranquilidade, quando me deixo ficar a admirar minhas flores, assim, sem olhar a mais nada.
    bj amg

    ResponderEliminar
  5. O espaço ficou muito mais belo e acolhedor e acredito piamente que as fofas agradecem os carinhos da dona! :)

    ResponderEliminar
  6. Uma junção de luxo.
    Uma relíquia (terrina) e orquídeas belíssimas.

    As fotos estão fabulosas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Uma junção de luxo.
    Uma relíquia (terrina) e orquídeas belíssimas.

    As fotos estão fabulosas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Morro de medo de orquídeas.
    Acho que elas vão me engolir.

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha para os meus olhos Nina! Quem me dera ter sorte com as orquideas... Tenho uma miniatura que não sai do sítio, não sei o que fazer! E que tal um post dedicado ao tratamento das lindas orquídeas? Ou será que é mesmo falta de jeito???
    Aproveite muito esses momentos zen.
    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Carina

    ResponderEliminar
  10. Nina querida,
    Maravilhosas, elas, as orquídeas, e a terrina da avó! Já disse e repito: tens mãos verdes!
    O arranjo na terrina ficou precioso e sua avó teria gostado muito!
    Beijinho
    Ju

    ResponderEliminar
  11. ¿Será que se comunican? Puede ser... y con tanto cuidado, seguro brotan felices.

    ResponderEliminar
  12. As orquídeas ficaram ainda mais lindas, dentro dessa preciosidade. Alias essa junção, valorizou mais a beleza de ambas, da terrina e das orquídeas. Idéia ótima Nina!
    Bjus e um feliz final de semana!

    ResponderEliminar
  13. Estan preciosas, con esa belleza que las caracteriza.
    Besos.
    Chary :)

    ResponderEliminar
  14. Nina, as orquídeas dentro dessa preciosa terrina como que ganharam "alma"! Ficaram ainda mais exuberantes.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Olá Nina,

    como todas as suas plantinhas, estas estão viçosas também e enfeitam bastante sua sala! A terrina herdada foi quem deu o tom harmônico, realmente a composição ficou perfeita, muito bem pensado flor!
    Recado recebido com muito gosto, vou fazer minhas suas palavras, não mereço tudo isso viu, obrigadíssima.
    Tenha um lindo fim de semana.
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  16. Oi Nina, queria tanto que as minhas ficassem lindas dentro de casa como estas suas... a terrina deu o toque de classe, amei!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  17. Nina...as orquídeas...nesta altura do ano...estão exuberantes!
    Eu não as tenho por aqui...não que não goste...mas por não se darem bem comigo! =)
    Essa terrina é linda...uma preciosidade!
    Em belas terrinas...tenho as avencas (outra planta que nem lhe mexo e que eram da minha mãe...pois tenho medo que morram)!
    Bom sábado! Bj

    ResponderEliminar
  18. Que lindas que elas são.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  19. Muito harmonioso! O facto de florirem todas ao mesmo tempo só mostra como a natureza é sábia (cá em casa também estão todas a florir)! Adorei a terrina e, se fosse eu, também não permitiria que lhe tocassem (faço o mesmo com os objectos de valor sentimental que existem por aqui)...

    ResponderEliminar
  20. Que bela ideia. O arranjo ficou muito bonito e valorizou o espaço na mesa de apoio. Neste momento só tenho 1 vaso e não está florido, mas será uma ideia a copiar, eu que gosto sempre de ter flores em casa.Quanto à terrina, é uma preciosidade. Adoro loiças e tenho pena de não ter ficado com algumas peças de família. Tem um bom fim de semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. A terrina da avó fez e faz milagres. Deslumbrantes!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  22. SON DIVINAS!!!
    PERO SIEMPRE ME PARECEN DELICADAS DE MANTENER...
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  23. Olá minha querida
    As minhas estão na janela para rua,todas,todas florindo!
    Este arranjo ficou lindo e especial! Uma passadinha, uma olhada e um suspiro! Feliz dia das mães querida,beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Lindas as orquídeas e linda a terrina.

    Também dou muito valor a essas relíquias.

    Dia desses, minha secretária quebrou o açucareiro de minha vozinha.

    Fiquei muito chateada, mas...fazer o que...mil pedacinhos...sem chance até de colar.

    beijinhos, Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar