domingo, 8 de março de 2015

Para quem não sabe nada, mas mesmo nada de cozinha ...


Para quem não sabe nada, mas mesmo nada de cozinha, outra sugestão que, por acaso, foi o prato principal do almoço deste domingo, a seguir à indispensável sopa de legumes.
Trata-se de um modesto frango. Na realidade, pernas do mesmo, compradas em embalagem própria.

Com sol a rodos, um dia lindo, lindo, a manhã foi gasta na rua, melhor dizendo, junto ao rio Douro, onde o café sabe sempre melhor e, ainda,  passeando na sua margem, num percurso de 5 Km.

Isto de o paladar ser afetado pelo meio, é um facto!
Num ambiente harmonioso tudo sabe melhor e foi exatamente o que ocorreu ao almoço, porque as mimosas continuam frescas e perfumadas, encantando os olhos e os olhares de quem com elas se encontra.



Não resisto!
É ou não digno de se ver?

Aproveitem enquanto há!
 Nos montes, na beira das estradas, onde menos se espera, crescem estas belezas.
Trazê-las para dentro de casa é trazer beleza em estado puro.
 Almocei,pois, um almocinho simples - de frango, como já referi ... - com esta vista!
O franguito estava bom, é verdade, mas soube muito melhor acolitado por tão agradáveis detalhes.

Antes de falar no dito, refiro o acompanhamento, também ele simples, também ele banal.
Acontece que beneficiou do contentor - esta panela Le Creuset!
Sou fã incondicional!
É certo que são caras, são caríssimas, mas, as que tenho, vieram todas do Outlet de Barcelona, por metade do preço - continuando a ser caras. Têm garantia vitalícia e, o material de que são feitas - ferro? - confere à comida um paladar extremamente agradável e único.


Este é o tacho do meu arroz!

Este, de tomate e pimento resultou, como sempre, perfeito!
 Desta marca possuo várias peças e dou como muito bem empregue,  o dinheiro gasto, de tal modo que, não deixarei de comprar  outros elementos assim que a oportunidade surja.
Chega de publicidade que ninguém me dá nada por ela ... mas deveriam dar!

Passando, pois ao frango, refiro que o mais ignorante dos cozinheiros brilhará com este petisco.

Comprei, então, uma embalagem de pernas de frango, que refoguei numa cama de cebola às rodelas, alho picado e 2 tomates em cubos.
Deixei que fritasse lentamente - repito, sempre lentamente - temperando com sal, pimenta, 1 folha de louro e caril em pó - que pode ser evitado sem prejuízo, se não se apreciar o sabor.

Tapa-se quando começar a ganhar cor, deixando que coza no próprio suco, o que é rápido. Deve confirmar-se o grau de cozedura, picando a carne com um garfo.
Tendo atingido o ponto, acrescenta-se uma embalagem de cogumelos frescos laminados e tapa-se permitindo que a cozedura prossiga por 5 minutos, de modo a que os cogumelos fiquem no ponto.

Passa-se então à fase do molho, juntando um iogurte natural - nada de natas que entopem as artérias!- mexe-se para misturar bem, tapa-se a panela e está pronto.

Apresentando este aspeto.

No prato, serve-se com uma quantidade de arroz enformada ...


Ficando assim, irresistível!

Evidentemente que podem ser utilizadas outras partes do frango e não necessariamente apenas pernas! Isto sou apenas eu fazendo a vontade à freguesia!

Boa semana!

Beijo
Nina

22 comentários:

  1. Só de ver, já estou a salivar... que maravilha! Mais fácil não há!
    Por acaso só compro pernas de frango, é o que toda a gente gosta, pronto.
    As mimosas, são um encanto, principalmente para quem gosta de amarelo, como eu, mas acho que fazem certas alergias a quem sofre de asma, bronquite (pelo menos era o que dizia e sentia a minha mãe), por isso desabituei-me de as trazer para casa.
    Obrigada por mais uma receita maravilhosa!

    ResponderEliminar
  2. Belo prato, parece bem apetitoso! Inspirei - me no seu riso tô de alho francês, e foi um sucesso! Parabéns e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria José, fiquei feliz com o seu comentário. Ainda bem que pude inspirá-la!
      beijo

      Eliminar
  3. Nina, faço um frango parecido, mas em vez de iogurte leva natas. Para a próxima faço a substituição.
    Normalmente também só compro as pernas do frango. Gostamos mais. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Nina...a receita está registada...não lhe faltou o colrido de uma alimentação equilibrada!
    Adoro mimosas...mas sou alérgica a flores e nunca posso ter dentro de casa...junto de mim!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  5. Tambem cá por casa há mimosas. Adoro o cheiro que deitam, detesto o pó que largam, mas como não se pode ter tudo...

    ResponderEliminar
  6. Oi Nina, a sua receita viajou o meu estômago.
    Vou fazer de conta que não li, pois já cheguei ao 80k, apesar da tireóide ajudar, sou boa de boca....
    Quando era jovem podia comer até um elefante que não saía dos 52 kg.
    Feliz dia das mulheres
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  7. Oi Nina!!!
    Gostei da receita!!!
    Vou recomendar o seu blog para Brunna!!! Ela está começando a cozinhar!!!
    Sei que o dia da mulher a essa hora já passou por aí, mas vou te desejar felicidades assim mesmo, pois afinal todos os dias são dia da mulher, não é?
    Bjos!!!

    ResponderEliminar
  8. QUE BUENISIMO!!!!!
    TIENE QUE ESTAR DELICIOSO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  9. Olá minha querida,quem resiste a beleza das flores?
    Hum,esta comidinha assim caseira amo,feliz semana,
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. As mimosas são um importante marco das memórias da minha infância! Aquele perfume, faz-me voltar atrás no tempo, num simples estalar dos dedos.
    O almoço foi bem tentador!

    Beijinhos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  11. Quue bueno Nina, me encanta el pollo.
    Buen lunes.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  12. Nunca coloquei iogurte em carnes.
    Não que me lembre.
    Aqui, quando faço frango, tenho mania de escaldar 2 vezes, antes de cozinha-los.
    Parece, tudo delicioso. Adoro arroz.

    Essas panelas são muito pesadas? Porque de ferro, deve ser.

    ResponderEliminar
  13. "Para quem não sabe mesmo nada de cozinha..." porquê, Nina???
    Eu considero-me uma boa cozinheira, quem come o que eu cozinho considera-me até excelente... (Ó pr'á minha modéstia!!!) e li com muita atenção a tua saborosa receita... parecida com as minhas. O iogurte aí... deixa-me só a dúvida: talhou o molho? Eu gosto desses guisados, mas às vezes trituro o molho para lhes dar um look mais macio!... Também não uso natas à toa... mas as de soja substituem as de leite na perfeição, nos cozinhados.
    As mimosas são lindas e cheirosas... nas árvores! Já não as trago para dentro de casa porque o cheiro é muito intenso, fazem espirrar e deixam um pó que se entranha até nos livros!...
    Mas a tua casa ficou linda com as bolinhas amarelas... porque já é muito linda mesmo sem elas!!!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  14. Olhei para o lado e estou a fingir que não vi o frango, porque vi ali ao longe o ramo de mimosas e fui a correr directo para ele. Oh pá, cheira tão bem, adoro estas flores. É sem dúvida uma promessa de primavera :)
    Beijo grande Nina
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  15. OI Nina, ontem eu me recusei a cozinhar e aí o maridão me levou para almoçar fora, rsrsrs valeu a pena pois comi um bacalhau divino... beijosss!!

    ResponderEliminar
  16. Olá Nina,

    do frango só gosto das pernas e estas parecem uma delícia, da próxima que fizer, usarei o iogurte e lhe conto, obrigada pela sugestão flor!
    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  17. Un guiso estupendo y facilito.
    Gracias por la receta.
    Besitos guapa

    ResponderEliminar
  18. Boa noite NIna, as mimosas são flores lindíssimas, mas este ano tenho impressão que terei de fugir delas. A minha rinite alérgica já está activa e ainda não começou a primavera!
    Passemos ao frango! Pelo aspecto posso quase adivinhar-lhe o sabor. Delicioso!
    (Mas ia esquecer-me: que rico passeio à beira Douro.
    Agora o tempo já convida!
    Beijinhos,
    Ailime
    Sob re as paanelas

    ResponderEliminar
  19. Os seus tachos são esmaltados por dentro?
    Eu tenho umas panelas esmaltadas, adoro pq faz uma comida rápida, com pouco gás, e não grudam e o melhor não precisam passar bombril (palha de aço)

    ResponderEliminar