quinta-feira, 19 de maio de 2016

Rituais

Rituals.
I really like / need to keep some rituals such as to stop for a coffebreak , when I read newspapers and  take a look at my email. Usually I go to the Shopping, very peaceful at this time of the day.
Another ritual is to cook in advance in order to prevent all kind of mess in my kitchen.




Ouvi dizer que os rituais apaziguam e acredito que sim. Dão-nos uma reconfortante sensação  de segurança. 

Um dos que prezo e cultivo é  o café  a meio da manhã,  com jornais e iPad.
No caso, e contra os meus rituais - que transgredir tem também  o seu encanto - rabisco este texto, na mesa da esplanada e não no sossego da minha casa, ilustrado com imagens, para mais tarde publicar.

Estou no Norte Shopping que, durante a manhã  é um paraíso  de tranquilidade.
É só esperar pela hora do almoço  e tudo se transforma - são  hordas de esfomeados invadindo a zona de fast food, onde se come depressa e barato.




Só numa urgência é que aqui venho à tarde, porque não gosto nem me entendo no meio da confusão.




Agora, é assim ...

... todo o espaço para mim!

Tirei estas fotografias usando o iPad e a qualidade é surpreendente!
Não tarda que as clássicas máquinas fotográficas sejam anacrónicas.

Sabe-me bem esta pausa em que recarrego baterias. Depois do dia de ontem, cheio de afazeres,adoro a ausência de urgência - fiz, portanto, muito bem em adiantar o almoço para hoje!


Já em casa, almoço servido e comido, cabe-me registar que correu muito bem e que todos os pratos estavam perfeitos, a começar pela Quiche de Espargos verdes, continuando com as Bochechas de porco estufadas em vinho tinto e terminando com o Bolo coberto por curd de limão , seguido de morangos ao natural - bem sei que deveria ter fotografado, mas agora é demasiado tarde!
Fico feliz quando recebo sem sobressalto familiares e amigos.
Tenho como hábito adiantar os pratos antecipadamente para que, no dia da refeição, esteja tranquila e repousada. Funciona muito melhor do que recorrer a correrias de última hora.

E se ontem me cansei, hoje estou em pleno gozo de férias - o próprio jantar está assegurado com as sobras do almoço - não é fantástico?

Parece, pois, que a tal máxima de "não adiar", funciona mesmo!

E vocês, têm também rituais?
E gostam de, como eu, cozinhar antecipadamente?

Contem-me tudo!
Ensinem-me truques!
Partilhem dicas!

Beijo
Nina





29 comentários:

  1. Gosto de rituais.
    Ninguém me tira o café a meio da manhã, lendo o jornal.
    Por acaso não levo o tablet.
    Se tenho alguém para jantar organizo-me de véspera...as minhas irmãs dizem que "sofro por antecipação"...

    Como tu , apenas gosto de centros comerciais...VAZIOS!

    As fotos estão magníficas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui ao Norteshopping pela manhã. Esse almoço foi um belo manjar! :) Eu se tiver tempo também gosto de adiantar, pelo menos algumas coisas, no dia anterior. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é bem um ritual, mas evito ao máximo fazer compras depois das 4h. Gosto de ir ao hiper por volta da 1 hora. Há menos gente e faço as compras com mais calma.
    Quanto aos jantares, costumo fazer uma lista do que vou apresentar ( e cozinhar), desde a entrada até à sobremesa.À medida que vou concluindo uma tarefa, risco e assim vou vendo o que falta fazer. Adianto, ao máximo, as comidas de véspera.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Nina,
    Que bom que correu tudo bem,))!!
    Actualmente não tenho nenhum ritual, porque tenho algumas actividades fora de casa o que leva a que nem sempre possa dispor de um tempo assim sossegado. No entanto não dispenso o café seja em casa ou fora,))!
    Vou seguir a sua excelente dica, porque habitualmente cozinho no próprio dia e é muito stressante!
    Sobre os Centros Comerciais, só vazios mesmo. Ainda há pouco assim aconteceu e não havia praticamente ninguém.
    Um alivio e tudo muito rápido.
    Beijinhos e um bom serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina, se puder espreite o meu penúltimo "post" do sinais.Motivada também pelos seus incentivos criei um recanto que pretendo melhorar no seu todo, mas que neste momento está como poderá observar. Bjs e obrigada.

      Eliminar
  5. Nina, minha vida anda tão corrida que está difícil manter esses tipos de rituais, mas acho bem legal esse seu. Gosto de ler antes de dormir, acho que vale né?
    As fotos ficaram em qualidade muito boas mesmo.
    Beijos
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderEliminar
  6. ANTES ME PARECIA GENIAL TENER TODO CONTROLADO..
    AHORA ME DA IGUAL ...
    LOS RITUALES LOS DEJO POR LA DESGANA .
    LINDAS FOTS ASI SIN ESTAR LLENODE PERSONAS.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  7. Oi amiga, ao ler sua postagem fiquei pensando...
    O que faço sempre e não fico sem..., fazer, e que você chama de ritual!
    Nao fico sem meu leite com café solúvel de manha..faça sol ou chuva, frio ou calor
    E todos os dias preciso de um pequeno tempo com meus paninhos..bordar,patch aplique , é meu tempo de descansar.
    Abraços....

    ResponderEliminar
  8. Vivendo no sul, suponho que o Norteshopping seja no Porto. Há dias estive aí, e fui almoçar a um cento comercial, mas não sei o nome. Fica em frente ao Museu Soares dos Reis. Por sinal era o dia do cortejo dos estudantes e estava cheio deles.
    Também tenho por hábito, quando tenho visitas, de fazer
    quase tudo de véspera.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá querida, tenho tantos rituais. Gosto muito do meu cotidiano,sigo a risca meus rituais. Sim, come -de muito bem barato no shoping em Portugal. Boa noite, beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nina, também tenho os meus rituais e um deles é precisamente o café a meio da manhã.
    Sim, costumo adiantar refeições. Prefiro preparar tudo com calma e sem stresses.
    Nina, o tempo cá por baixo está óptimo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Nina...quando estava no Porto...ao domingo...às 10 estava a entrar no shoping para ver montras e às 11 e meia estava de saída! (um ritual que sinto falta)!
    Enquanto trabalhei...a minha escola ficava a 5 minutos a pé...mas eu levava o carro por causa dos "pesos"...e o meu ritual era descer a avenida até ao Castelo do Queijo e espreitar o mar!
    Mas não sou de rotinas...a não ser...levantar...tomar o pequeno almoço e "cafezinho" no café mais perto de casa!
    Boa noite e bj

    ResponderEliminar
  12. Nina, somos mesmo muito parecidas! Adoro rituais, café da manhã, ler jornais no sossego, cozinhar com antecedência para receber quem eu amo com excelência e atenção. Vou te mandar uma foto no reservado. Continuo aqui, quase que diariamente a ler seus lindos textos. Beijos

    ResponderEliminar
  13. Gosto de rituais e de rotinas! Nem sempre foi assim mas desde há uns anos para cá que isso me ajuda a funcionar em pleno equilíbrio e harmonia! Infelizmente nem sempre consigo é que os rituais e as rotinas se cumpram! Ao ver essas tuas fotos nem sabes as saudades que me deu de passear pelo centro comercial! Já não o faço há 8 anos! Sim, porque cá na ilha não há centro comercial! Temos uma qualidade de vida invejável mas como é óbvio não podemos ter tudo! Espero em breve matar as saudades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. E eu aqui meio chateado por nao poder estr no Rock In Rio, mas enfim, nao se pod ter tudo e ao som que vejo em directo na tv dos Xutos, escrevinhei mais uma meia pagina de memorias na minha sebenta. Coisas vividas e que o som do Bruce vai complementar. Uma pagina musical///
    Beijo.

    ResponderEliminar
  15. Nina, tenho rituais, sim, mas a alguns chamo manias!
    Quando recebo familiares, preparo quase tudo, de véspera: tempero, descasco, pico... No próprio dia levanto-me muito cedo e cozinho. À hora do almoço está tudo pronto!
    Amigos íntimos, sem cerimónias, gosto de receber em lanche-ajantarado, com petiscos variados. Quando somos muitos vamos a um bom restaurante, porque a minha casa é um nicho!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Querida Nina, eu sou avessa aos rituais. Odeio. Sinto sempre que tenho montes de coisas por fazer e que me deixam exausta. O meu truque? Uma coisa de cada vez. E, ao executar as diferentes tarefas, penso que já faltou tudo! E assim, mais confiante e enérgica, vou terminando as tarefas. Coisa que adoro? Fazer tudo com antecedência! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Bom dia. Saudades do NorteShooping. Passei aí bons tempos, quando andei na universidade, a uns 150 metros do shopping. Mas achava mais piada a esse espaço, quando tinha as mesas e cadeiras antigas, creio que em tons de castanho. Isto, em 2004, 2005. beijos e bom fim de semana. Fotografias excelentes

    ResponderEliminar
  18. Também gosto de adiantar para quando chegar "à hora" não stressar :) Gosto de me organizar :) Também gosto de adiantar as comidas, mas nem sempre tenho oportunidade, às vezes há dias em que é dia de comer "sobras" que me sabe pela vida :D :D
    Beijinhos Nina :)

    ResponderEliminar
  19. Ai que ritual tão bom... Café da manhã com sossego :-) Também não abdico do meu. Esses rituais de relax são sempre bem-vindos por cá.
    Tenho pena de nunca poder ir a um shopping a um dia da semana, por isso é que é sítio raro onde vou por causa das confusões de fim-de-semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Nina também tenho muitos rituais e esse do café já me acompanha desde que o meu filho mais novo nasceu depois tive 3 anos sem beber quando tive o cancro pois fiquei muito enjoada com todos aqueles tratamentos, mas quando voltei foi com mais força e neste momento é o meu mais forte ritual...um beijinho e um lindo fim de semana.

    ResponderEliminar
  21. adoro quando tenho tempo pra o café da manhã... ou seja .. só sabado e domingo.. durante a semana saio sempre quase atrasada.. sempre prefiro dormir os mais "cinco minutinhos" kkkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderEliminar
  22. Aunque no me gusta el café y no lo tomo, sí que tengo rituales relacionados con otras cosas, como alistar en la noche mi ropa para el día siguiente. Me gusta tener todo listo y a la mano por la mañana.

    ResponderEliminar
  23. Eu também prefiro ir a espaços públicos em horas de menos movimento...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  24. Querida Nina!

    Sim, eu tenho vários rituais durante o dia e me preparo para a hora me que as atividades acontecem. É verdade, porém, que nem sempre tudo é igual. Seguido resolvemos fazer outra coisa ou um compromisso nos chama, o ritmo já terá mudado. Mas como você disse, isto tem seu sabor.

    Perdoe, Nina a demora em responder e voltar aqui. Estava ausente de meu blog. Claro, você pode me escrever através de meu email - vou adorar! E que bom que bom que falaste nisto, pois eu tinha me esquecido que em blog ainda não havia o ícone para contatos. Fiz hoje. Agora é só clicar e você já encontrará meu endereço do eletrônico.

    Amiga, tenha um domingo encantador!

    Abraço forte!

    ResponderEliminar
  25. Dearest Nina,
    which are beautiful rituals that sound relaxing! A nice post! And I thank you very much, that you wrote an English translation. Also for your link at ANL I thank you very much!
    Lots of hugs, Traude

    ResponderEliminar
  26. vou vê que Estufado de Porco é esse que vc fez.

    Sim, vivo fotografando com o Telemóvel.
    Mas aqui, na rua , fotografar com Ipad é dar na vista para ser assaltada.

    ResponderEliminar
  27. Nina, amiga!

    Ålborg e Skagen é na Dinamarca, bem ao norte.
    São lugares lindos. Skagen é uma aldeia de pescadores - pitoresca e de uma magia sem par.

    Que coisa! O e-mail deveria abrir. Vou ver isto!

    Obrigada, Nina, por todo o carinho - suas palavras me deixaram muito, muito feliz.

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  28. Acho que temos todos rituais, e tens razão, encontra-se bastante conforto neles! Um dos meus favoritos é acordar mais cedo de manhã para publicar o pequeno-almoço nas redes sociais e comentar outras contas :P Cada maluco com a sua mania! A tua parece-me muito bem, não me importava de roubar. Também odeio ir a shoppings em horas de ponta!
    Ainda bem que o almoço correu bem. Com essas comidas boas só podia :D

    ResponderEliminar