terça-feira, 19 de setembro de 2017

Parêntesis ...




Façamos um parêntesis na narrativa da viagem, para não cansar!

E, para preencher a pausa, mostro um bolinho acabado de sair do forno, cuja receita veio



É um bolo de banana, preparado a partir das bananas que deixei congeladas antes de partir para férias. O sistema resulta perfeitamente. Garanto.
Desta vez congelei-as sem casaca e cortadas longitudinalmente. Foi só retirá-las do frio, deixar que descongelassem, escorrer o líquido que soltam e utilizá-las como se fossem frescas.
Uma maravilha !

Apetecia-me imenso fazer um bolo.
Não porque me apetecesse, por aí além, comê-lo. Não! O que eu queria mesmo era o cheirinho do bolo assando, perfumando toda a casa.
E como cheira bem!
Cheira a casa!
Uma mistura de cheiros muito particular.

Aliás, nos bolos, gosto principalmente de três aspectos:

- Do perfume com que enchem a casa;
- Do aspecto lindo, do bolo, coberto com campânula de vidro, na mesa da cozinha;
-E da primeira fatia;

Depois desinteresso-me - decididamente, não sou "doceira"



Este, porém, de tão bom, tão fofo, tão suculento, merecerá talvez que eu repita excepcionalmente a dose ...


INGREDIENTES

10 fatia/s
Massa
  • 3 bananas, muito maduras
  • 3 Ovos - M
  • 3 c. sopa leite
  • 75 g margarina
  • 175 g açúcar amarelo, ou açúcar branco
  • 200 g farinha, com fermento
  • 1 c. chá canela
  • 50 g miolo de noz, ou amêndoa laminada
  • 1 pitada de sal
  • margarina para untar
  • Esta receita recorre à Bimby, mas poderá, calmamente, ser confeccionada pelo método tradicional .



ETAPA DE PREPARAÇÃO

  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
    No Closed lid coloque as bananas e programe 5seg/vel3.
    Adicione os ovos, o leite, a marina derretida, o açúcar e programe 30seg/vel3.
    Adicione a farinha, a canela e a pitada de sal e programe 30seg/vel3.
    Acrescente metade do miolo de noz e programe 15seg/vel2.
    Deite a massa numa forma untada tipo bolo inglês e espalhe as restantes nozes por cima da massa.
    Leve ao forno pré-aquecido cerca de 50min



Cheira a canela e sabe a banana ...

E, como se tal fosse pouco, oferece ainda a crocância inesperada de pedaços de nozes!


A sério!
Vale mesmo a pena pecar!
É simplesmente maravilhoso.

Beijo
Nina

27 comentários:

  1. Amo bolo. Principalmente de banana!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Qué rico!!! Tiene una pinta genial.
    Besitos

    ResponderEliminar
  3. Parece ser bom. Agora que já lembra Outono esse cheirinho a bolo em casa é mesmo muito agradável.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Nina, apesar de eu não ter Bimby, já guardei a receita deste teu bolo que tem um aspeto delicioso!
    Parece ter a consistência do bolo de cenoura, que eu adoro, por isso vou fazê-lo agora aqui com as doces bananinhas da minha terra!
    Obrigada pela sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Me encantan los queques, pero el de plátano no está entre mis favoritos.

    ResponderEliminar
  6. Nina gosto imenso dos bolos com sabor a banana!
    Levo uma fatia! Bj

    ResponderEliminar
  7. Olá,Nina
    De regresso de férias estou visitando os blogs amigos, aos poucos, que o tempo é escasso...
    Também não sou muito de doces... mas gosto de os fazer.
    Pelos motivos que apontas e ainda pelo prazer que dou aos "gulosos" que tenho em casa :)))
    Esta receita parece-me óptima - pelo menos pelo aspecto... - e vou "roubá-la". Não tenho Bimby mas faço-o à antiga portuguesa :))))))))))

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  8. Oi, Nina!

    Que bolo lindo!! Imagino o sabor...
    Também adoro o cheirinho de bolo pela casa... Ar de aconchego...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  9. Não há parentesis como os de um bolo. Até consegui sentir o cheirinho aqui!

    ResponderEliminar
  10. Já eu sou tão gulosa que não ia ficar só por uma fatia. Parece mesmo delicioso e com o toque das nozes não dá para resistir.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Nunca tive a ideia de congelar bananas. Adoro bananas e como todos os dias.
    Mas aqui elas amadurecem muito rápido.
    Vou congelar, como você.
    Bolos? Não me apetecem.

    ResponderEliminar
  12. Que imagem linda, só em olhar salivei. Eu adoro bolo.
    Vou levar a receita pra testar aqui.
    Continuação de boa semana.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Já anotei a receita e mal posso esperar pra fazer...
    bjo
    Denise

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Nina pelo carinho.
    Não sei quando conseguirei comentar. Ainda não estou em mim.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Nina,
    O bolo deve ser delicioso.
    Mais daqui a uns tempos irei experimentar.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  16. Deve ser óptimo, avaliando pelo delicioso aspecto!
    Congelar bananas... que ideia fantástica! Nunca me ocorreu... e às vezes é um aborrecimento no Verão, quando se compram e amadurecem num instante...
    Óptima dica! E deliciosa receita!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  17. Que bolo!!❤
    Eu conheço banana para fazer sorvete!!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Tão bom aspeto Nina :) E bonito :D
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  19. Hum delícia! Apetecia-me agora no lanche da tarde,Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Oi Nina... eu sempre faço bolo de banana, mas nunca coloquei nozes, vou testar, rsrsrs Amo o cheirinho de bolo pela casa!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  21. Aprendi com você, como já te falei, a congelar bananas. E pode-se fazer um bolo rápido, para receber uma vista inesperada.
    Dos bolos, aprecio até a terceira fatia, portanto, prefiro fazer bolos pequenos.

    ResponderEliminar
  22. Yummy yummy ! Que deliciosa receita! Vou experimentar (se meter no blog menciono seu blog). Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  23. Desculpe-me, pode me dizer o tamanho da forma? 22cm ou 24cm de diamètre ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e muito obrigada pelo comentário.
      O bolo é, na verdade, tão delicioso como aparenta. Ideal para acompanhar um chá outonal. A forma mede 24 cm de diâmetro.
      Não consegui, embora tenha tentado, deixar a resposta no seu blog.
      Beijo da Nina

      Eliminar
    2. Ohhh, você é muito gentil. Muito obrigada pela informacao. Vou fazer este fim de semana, morro de vontade de provar.
      Beijinhos :)

      Eliminar