quinta-feira, 25 de abril de 2019

Abril, águas 1000

Ok! Parece que é preciso que chova e tem chovido que se farta. É cada aguaceiro que se se for apanhado na rua, é banho certo, que a chuva vem atravessada, tocada a vento, impossível de escapar.
Também está um frio desgraçado, tanto que eu, dentro de casa, fui resgatar um casaco de malha grosso e quente - aquele de andar por casa ... - que o desconforto assim exigiu.
Só me espanto perante a transição brusca, abrupta mesmo - no último fim de semana, sábado e domingo, tivemos tempo de quase Verão e agora é o que se vê.

Então, dadas estas circunstâncias, não me apetece sair e bem precisava de o fazer, com montes de tarefas em lista de espera. Mas não. Assim não tenho ânimo.
A dizer a verdade sinto-me até ligeiramente deprimida. Portanto, para contrariar a neura, vou ocupar-me na cozinha, porque, até prova em contrário, nada melhor do que ocupar as mãos e a mente para assim espantar a nuvem negra.

Para o jantar - seremos 4 - teremos, nem mais nem menos, do que  um GRATINADO BEIRA-MAR!










Peixe cru, sem peles nem eespinhas - 500 g
Camarões - 300 g
Cogumelos - 1 lata pequena
Sopa de cogumelos - 1 pacote
Cebola média picada - 1
Leite - 1/2 litro
Margarina - 3 c. de sopa
Manteiga - 1/2 c. de sopa
Queijo gruiere ralado - 1 c. sopa
Pão ralado - 1 c. chá
Sal fino e pimenta - q.b.

Coze-se a cebola em 2 colheres de margarina, mexendo sempre até ficar transparente.
Junta-se a sopa de cogumelos desfeita no leite, tempera-se com sal e pimenta, mexendo sempre até ficar cremosa.
Salteiam-se os cogumelos na restante margarina e juntam-se ao creme.
Retifiuca-de os temperos, adicionam-se os camarões cozidos e descascados e o peixe cortado em pedaços pequenos.

Deita-se em Pirex fundo untado, polvilha-se com o queijo e depois com o pão ralado.
Distribui-se por cima a manteiga em pedacinhos e leva-se ao forno a 180 graus durante 25 a 30 minutos.
Serve-se imediatamente.

Vou acompanhar com arroz de tomate e brócolos cozidos a vapor.

Não é a primeira vez que preparo este prato. Sei que é muito bom e amigo da cozinheira que dispensa a cozinha quando chegam os comensais, já que todo o processo pode ser antecipado.

Recomendo.

Beijo
Nina

26 comentários:

  1. Nina... ainda agora fui espreitar a horta e deparo com ameixas e pêssegos formando um tapete no chão pois este vento e chuva causam muitos estragos!
    ...
    Voltei às malhas e ao casaco comprido bem como as botas!
    ...
    A receita parece bem agradável por isso levo comigo!
    Bom feriado!

    ResponderEliminar
  2. Kitchen duty is a great mood enhancer:)Bet it's good!

    ResponderEliminar
  3. Acho que iria gostar muito desse gratinado...
    A partir de amanhã o tempo já melhora. Mais um tempinho e estamos cheios do calor...
    Amiga Nina, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Seguramente toda la familia habrá estado feliz al degustarlo.
    Besos Nina

    ResponderEliminar
  5. Deixa chover que bem precisamos de água, Com esta seca à nossa volta,nunca mais praguejei contra ela.

    ResponderEliminar
  6. BUEN PLATO!!
    QUE MAL TIEMPO ACA TENEMOS GRANIZO Y NIEVE...
    UN ASCO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  7. Parece-me uma boa opção quer para a "depressão" quer para o estômago…
    Bom apetite!!

    ResponderEliminar
  8. Um gratinado sabe sempre bem e então com o tempo ainda instável, é o ideal. Deve ser muito bom!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Mesmo. Que já tinha andado de manga curta, agora voltou ás golas :))

    HOJE, DO NOSSO GIL ANTÓNIO :-Meu amor: Eu estou aqui.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  10. Aqui em nimes tb esta de chuva e vento mt mt forte ate mete medo verdade bem o teu gratinado ficou hummm bjs feliz semana

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela receita, Nina. Quem sabe um dia a experimento.
    O tempo anda virado do avesso. Mas este fds vai acontecer como no anterior: calor. O descontinuado climático até assusta.

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite Nina,
    O tempo tem estado péssimo e também tenho andado mais agasalhada.
    Esse prato parece-me excelente e um dia destes irei experimentar.
    Obrigada pela receita.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Felizmente hoje o tempo já está bem melhor.
    Céu azul e sol. Parece que o fim de semana vai ser de verão.É este tempo completamente desajustado.
    Obrigada pela receita. Quando tiver cá os meus experimento.
    Tem um bom fim de semana
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Oi Nina... tenho cozinhado muito pouco pois o trabalho está tomando muito meu tempo, mas amei essa receita e o arroz de tomate!!!
    Por aqui nenhuma gota de chuva!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  15. Um empadão bem bom!
    Vá là, hoje está um dia cheio de sol.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  16. Nina querida, quando você escreve que tem frio por aí, já me animo.
    Amo frio!
    Vou lhe mandar um email, talvez ainda hoje.
    Beijo, amiga linda.

    ResponderEliminar
  17. Olá Nina! Pois é..Este frio está por toda Europa. E é verdade. Abril,águas mil. Estamos tendo um Abril com tudo que temos de direito. Calor,sol temperaturas à 21 graus. Neve,chuva e frio. Na verdade,por cá só temos um tempo Primaveril, com dias mais quentes depois de 10 de Maio. É tão difícil saber o que vesti. Aprendi contigo à estratégia da cebola. E assim vou levando. O importante por cá é sempre ter um casaco com capuz. Não é elegante,mas para quem n quer andar com guardas chuvas,dá-se jeito. Boa semana querida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Y en esta húmeda tierra, las lluvias llegan en mayo/junio. Por ahora, aunque por fin hace frío, todavía hay horas de sol hacia el mediodía.

    ResponderEliminar
  19. A cozinha que dispensa a cozinheira é, certamente, a melhor parte. Pareceu-me muito bom. Beijos

    ResponderEliminar
  20. Oi, Nina. O prato parece delicioso! E espero que o tempo em breve por aí!

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. E certamente tal gratinado, terá feito um enorme sucesso, pois apresenta um aspecto super tentador!...
    O tempo... continua desagradável por aqui também! Bastante fresco... e uma ventania... que detesto! Dêem-me chuva, sol, frio, calor... mas vento... dispenso!... :-(
    Beijinhos, Nina! Esperemos que o tempo melhore para o fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Parece-me tão delicioso que vou testar em breve.

    ResponderEliminar
  23. Nina, voltei para ver as novidades.
    Aproveito para desejar um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  24. Tem um ótimo aspecto e concordo, um prato que não nos prende na cozinha.
    Este arroz de tomates eu fiz uma única vez e achei delicioso, preciso repetir.

    ResponderEliminar