domingo, 19 de maio de 2019

Casaco

Conclui e o casaco tricotado em fio de algodão, segundo o método topdown que, até prova em contrário é o processo mais simpático de tricotar:
- Não exige costuras;
- Permite que a peça seja experimentada à medida que é tricotada;
- Eliminam-se possíveis erros relacionados com a contagem de carreiras para que frente e costas coincidam, como convem.

Só não deliro com as mangas que, a dada altura exigem o chamado Magic Loop que, pode ser visto AQUI. Não é que não funcione, mas, digamos, empata a progressão do trabalho. Parece que é igualmente possível tricotar as mangas utilizando 4 agulhas, mas a tanto não ouso, porque realmente não sei.



Aqui está.
Gosto da cor - quase não cor -  e gosto do resultado, adequado para dias de sol  como o de hoje, mas ventosos,
 agradecendo leve agasalho

Fui caminhar num passadiço junto ao mar .
Vesti uma t-shirt sem manga - para assim bronzear os braços e estimular a produção de vitamina D que, ao que tenho ouvido, se encontra em deficitária na maior parte dos adultos.
Combinei com calças brancas e lá fui, apostando, uma vez mais, num esquema quase monocromático.


Para quebrar a palidez do conjunto, uma tímida corzinha junto ao pescoço.

- Mas tu não gostas de cor? - perguntarão.
Então não gosto! Gosto e muito. Se não é ver-me de amarelo, o tão injustiçado amarelo, de vermelho ou, em momentos de loucura, misturando tudo.
Só que, tenho um fraquinho pelo branco, pelo bege e pelo preto.


Decidi que as mangas seriam a 3/4, porque o casaco será usado no Verão e eu
sou adepta da chamada manga arregaçada.

Gostei tanto do resultado que estou a pensar comprar o mesmo fio,
 noutra cor - pode até ser vermelho - e repetir a brincadeira.

Tenham uma feliz semana.

Beijo
Nina

26 comentários:

  1. Precioso y elegante, has tejido en punto de arroz la parte de la cadera? Me encanta como queda !!!

    ResponderEliminar
  2. E ficou bem bonito Parabéns.
    Abraço e resto de bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Uma tendência muito em voga... a cor integral... o chamado color-blocking...
    Ficou lindo, o casaco... e muitíssimo elegante!
    Assenta-lhe lindamente! Adorei o look!
    Beijinhos! Bom final de domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde de Domingo, querida amiga Nina!
    Muito bonito o casaco e a cor.Adoro tecer também. Em vermelho vai ficar lindo.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. ME ENCANTA LA CHAQUETA ES PRECIOSA Y EL COLOR ME GUSTA TODO.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  6. Bonita combinación de colores claros.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Nina! O meu casaco continua quase na mesma. Paradinho. Suponho que fica para o ano que vem. Ou outro qualquer. Mas o seu está mesmo bastante bonito com o raglan ajurado na manga (coisa que não sei fazer) e o bago de arroz. A cor parece-me fixe, dá com tudo. E o conjunto está um "desportivo com classe". Se assim posso dizer. As suas caminhadas são um charme.

    ResponderEliminar
  8. Faz um conjunto elegante e em vermelho vai ser um sucesso!!! Boa semana Nina!!!

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito do resultado final, mais um belo trabalho, parabéns!
    Este fim de semana estive a organizar o meu roupeiro e tenho por lá camisolas tricotadas por mim com cerca de 25 anos que ainda estão vestíveis, são em algodão, rendadas que foi sempre o que mais gostei de tricotar (esquemas com laçadas, malhas juntas, acavaladas,...)lembro-me de na altura o fio ter sido caro e só as visto em alturas de meia estação mas ainda estão muito boas, bem empregados escudos (moeda da altura. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Nina:)

    Ficou muito bonito e assenta muito bem, parabéns.

    Uma óptima semana.

    Beijinhos

    Tina

    ResponderEliminar
  11. É sempre ingrato debruçar-me sobre um post que foge um pouco ao registo que me é mais habitual comentar.
    Desta vez gostei da produção, toda ela, fica-lhe bem. Na realidade não sei se a beleza está mais no objeto se no sujeito!
    Mas como a experiência é de natureza subjetiva, já não sei se a beleza não estará nos olhos de quem vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, lá atrás, nos meus tempos de estudante, aprendi que existem tantas leituras quantos os leitores. Na estética, então, o conceito agudiza-se e, irrefutavelmente, a beleza ou falta dela está nos olhos de quem olha.Logo, nada de verdades absolutas.

      Eliminar
  12. Oi Nina... amei o casaco, eu também gosto do branco, às vezes somos de cores, às vezes somos do branco, rsrsrs Chique e elegante como sempre!!!
    Um super beijo!!!

    ResponderEliminar
  13. Adoro cores claras. Lindo look:))

    Hoje :- Abri a janela e deixei os sonhos entrar.

    Bjos
    Votos de uma óptimo Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
  14. Está tão bonito, Nina!!!
    Beijinhos,
    Guida

    ResponderEliminar
  15. Gostei de ver e de ler mas sou uma nódoa no tricot...entre outras coisas!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito nisso da "nódoa". Não acredito por experiência própria, eu que até há pouco não sabia pegar numa agulha! Não é que agora seja expert - longe disso. Mas sou ousada, atrevida!

      Eliminar
  16. Nina, está lindo e fica~te muito bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Ninita, gosto muito do casaco, está lindo, perfeito, fica-te muito bem! O facto de lhe teres juntado rosinhas de portugal, na parte inferior torna-o original e invulgar. Foste muito bem preparada para a caminhada: desportiva q.b. e elegante!

    ResponderEliminar
  18. Ficou super giro e elegante!
    Que maravilha,...deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  19. Nina, mais um casaco muito bonito. Fica-te lindamente. O look está mesmo giro. Prático mas elegante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Achei este casaco uma maravilha de lindeza e adorei o fio de algodão, bem como a cor.
    Parabéns Nina!

    ResponderEliminar