terça-feira, 12 de novembro de 2013

Castanhas assadas!


Não é lá porque é São Martinho, quando se come castanha e se bebe vinho ( o provérbio não é exatamente este, mas este é o espírito ...) que eu me vou a elas, às castanhas.
Gosto muito e como-as ao longo de todo o ano (congeladas) e, agora, que é época delas, ainda mais.
Na sua forma mais pura, assadas, com sal grosso, são as melhores.
Confesso que não me saem muito bem e, por isso, quando as quero bem tostadas e quentinhas, compro-as na rua, onde o cheiro da sua assadura perfuma o ar outonal.
Em casa, para não correr riscos, cozo-as  durante 20 minutos em água temperada com sal e erva doce.
Ficam deliciosas.

Acontece que, no último domingo,  no Notícias Magazine, pensei ter descoberto o segredo das castanhas assadas na perfeição:



Foi nesta página ...

... nesta mesma página, que me foi revelado que poderia recorrer ao micro-ondas.
!0 minutos na potência máxima, com sal, num recipiente fechado, assim reza o texto.
 Pois assim fiz!
10 minutos volvidos, espreitei, cheirei e provei.
Encontrei um recipiente repleto de pedras, calhaus, seixos, armas de arremesso, mas, infelizmente, NÃO de castanhas assadas.
Não funciona, mesmo!
Desaconselho vivamente a experiência, e, querendo castanhas assadas, quentes e boas, quentinhas, é comprá-las na rua, sem risco, sem decepção.

Beijo
Nina



37 comentários:

  1. Oh Nina, essa descrição foi de morrer a rir!! Quase que estou a imaginar a tua cara a espreitar no microndas ;)) Eu fiz pela primeira vez no forno e ficaram boas, diferentes das da rua, mas boas. Cortei-as, coloquei num tabuleiro com sal e levei 30 minutos a 180º. Depois foi só ver se estavam prontas! Correu bem :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Nina:
    Tengo abandonado el blog y casi casi el mundo virtual...pero hoy, ha sido irresistible esa llamada que haces desde aquí.No sé...las cosas tan bonitas que haces, los pasteles, esas palabras...hay algo que me atrae...
    Un beso..

    ResponderEliminar
  3. rssssssss...O micro não é bom pra tantas coisas!Entre elas, as castanhas que gritam pela sua tradição respeitada, na certa,rs beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Pero que ricas están asadas y calentitas!!!!!!!! Son un exquisito bocado. Besos amiga.

    ResponderEliminar
  5. Também li a sugestão, mas continuei a comer as que o meu marido prepara: 10 minutos no micro ondas, sem sal, sem tampa, só com o golpe. Não se comparam às cozidas com erva-doce, muito menos com as assadas, mas sabem bem. Acho o preço das congeladas indecente. Agora que as batatas as superaram até parece artigo de luxo. Vou plantar algumas no quintal. Talvez as gerações vindouras aproveitem.
    beijinhos e bom serão.

    ResponderEliminar
  6. Lamento la mala experiencia que tuviste, Nina. Espero que te hayas podido dar el gusto después.

    ResponderEliminar
  7. humm que delicia isso..deve ser bem gostoso!

    Beijos e boa terca!

    www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderEliminar
  8. Nina, fico surpreso por uma mulher tão viajada transformar castanhas em calhaus.
    Coisa mais simples do mundo: castanha fresca, rachada e:
    Na aldeia, caruma de pinheiro, primeiro uma camada, castanhas em cima, nada de sal para não tirar o aroma combinado ao natural. Depois outra camada de caruma. Fogo posto, atenção ao virar. Repete o processo e tens o melhor magusto do mundo.
    Em casa, no fogão, sal e forno, apenas mexendo. No ponto, tiras e abafas num recipiente, ficam mais tenras, espero, pois não quero levar uma pedrada de volta.
    Vê o blog dos forninhenses e não faltam castanhas, boas e saborosas com vinho novo, chouriço e requeijão.
    Ah, esquecia a água-pé e jeropiga! E uma romã...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Nossa que desastre amiga!
    eu comia muito na casa do meu tio Português casado com a irmã da mamis...ele fazia mto bem , depois q ele se foi nunca mais senti gosto de castanhas!
    bj

    ResponderEliminar
  10. Oi Nina!

    Quanto tempo não passava por aqui... Gostei muito de voltar... Hehehe Só comi castanhas cruas... Devem ficar uma delícia, assadas!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  11. Que pintaza y que apetecibles a esta hora.

    ResponderEliminar
  12. Que pena! Cá em casa são cozidas com sal e erva doce e ficam muito boas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Castanhas assadas só as compradas na rua ou na caruma, como fazíamos na escola.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Castanhas assadas só as compradas na rua ou na caruma, como fazíamos na escola.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Depende do micro, no meu bastam 3 a 4 minutos, (depende do tamanho) golpeadas, com sal e sem tapar. Experimente.
    Beijo.
    Nita

    ResponderEliminar
  16. Eu asso no forno de lenha e ficam bem boas, mas acho que as da rua ainda são melhores :)

    No microondas nunca tinha ouvido, admira-me não ter explodido :)

    ResponderEliminar
  17. Hoje na cozinha moderna a castanha é feita de muitas maneiras, mas as "quentes e boas", da rua, sabem sempre melhor. O meu último 'post' por acaso é dedicado aos homens das castanhas (vendedores).
    Já me disseram que castanhas fritas também são muito boas, nunca comi, mas quero um dia destes comê-las cá em casa. Fica a "receita" caso queira experimentar:
    Dá-se um golpe e vai a fritar no óleo bem quente, não leva sal, depois é só tirar colocar em papel absorvente, descascar (descascam-se bem) e comer, acompanhada de preferência por água-pé ou jeropiga. Caso experimente, espero que saiam perfeitas, pois estou a vender 'a coisa' tal como a comprei.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. castañas asadas!!! yo comia cuando era niña,,, que recuerdos
    besos

    ResponderEliminar
  19. Oi Nina
    Essas castanhas me lembram a vovó.
    Ela adorava e assava no forno caseiro, colocava no bolso do avental rs e fazia a festa.
    Só ela gostava, ela espera a época.
    Não sabia que dava para congelar.
    bjs

    ResponderEliminar
  20. QUE BUENAS!!!!
    ME GUSTAN DE TODAS MANERAS.
    ESTOY EN UNA ZONA DE MUCHOS CASTAÑOS.
    ME ENCANTA EL ARBOL,LA FRUTA,EL RECOGERLAS.
    ESTAN BUENISIMAS.
    SALUDITOS

    ResponderEliminar
  21. Num assador com buracos no fundo, sob a labareda de umas vides na lareira, depois abafadas com um pano num tacho com sal...não tem segredo!! São as melhores.
    Sem golpear, nem grandes trabalhos.
    Ontem, fartei-me de as comer.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  22. É isso mesmo...um sabor inteiramente outonal e com cheiro a São Martinho...as do vendedor de rua!
    Cozidas...saem sempre bem!
    Para a próxima...no micro...deixe cozer dez minutos...prove uma e vá cozendo à medida da cozedura que vão apresentando...mas é claro que...
    com sabor e cheiro...menos outonal!
    Tenha um dia muito BOM

    ResponderEliminar
  23. obrigada pelo aviso!!

    http://40andfashionista.blogspot.pt/2013/11/querem-ganhar-um-voucher-de-30-na-romwe.html

    ResponderEliminar
  24. Oi Nina, por aqui só o meu marido tem este costume, eu prefiro as castanhas de cajú, compradas prontas sem trabalho nenhum, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  25. Que castanhas são essas? Não são de cajus.

    ResponderEliminar
  26. e é exatamente das castanhas assadas que sinto falta desde que voltei de Portugal.. quando eu morava aí comia aos montes.. aqui não se encontra..rs.. bjokas lindeza e sucesso

    ResponderEliminar
  27. Ok. Definitivamente, em caso é melhor ficar pelas castanhas cozidas com erva doce que adoro. Quando a saudade de castanhas assadas me atingir, compro na rua que são uma delicia.

    ResponderEliminar
  28. As castanhas que usamos mais aqui no Brasil, são as de caju. Já assei muitas quando era adolescente. Mas, tenho um caso muito triste na minha familia, numa ocasião, ao assar castanhas. Se quiseres saber, me pergunte que contarei.
    Castanhas aqui, compro-as já prontas. Tem cada uma mais deliciosa que a outra (com sal, sem sal, torradas, natural.....doce....). E nos faz um bem danado!!

    Beijos, Nina.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite Nina desejo que tenha passado um excelente dia de São Martinho muito embora as suas castanhas não tivessem ajudado muito)! Aqui em casa também apreciamos imenso castanhas e um dos meus filhos é fã incondicional! Deixo aqui o modo como ele as assa e digo-lhe que ficam deliciosas! Num recipiente (ele utiliza uma cafeteira;)) antiga de alumínio para uma porção - poderá ser um tacho que levará maior quantidade) colocam-se as castanhas golpeadas (não as sobrepor) e salpicam-se com sal fino e tapa-se. Vão a fogo brando abanando-as de vez em quando. Vai-se espreitando e quando a casca começar a ficar tostada e até ligeiramente queimada, estão prontas a satisfazer o nosso apetite!
    Demoram um pouco, mas ficam bem assadas e muito semelhantes às que compramos na rua!
    Beijinhos e uma boa noite. Ailime

    ResponderEliminar
  30. Nina, imaginei a cena e a raiva...rsrs...
    Não sabia que também fazia as castanhas cozidas, por mim eram só assadas. Cozinha 20 minutos na panela de pressão, ou panela normal ? Me apeteceu provar, devem ficar parecidas a pinhão cozido.
    Besitos

    ResponderEliminar
  31. Puxa vida! Que pena! Seria muito prático se desse certo de fazê-las no microondas.
    Também sou fã das castanhas que aqui chamamos apropriadamente de "castanhas portuguesas". Minha sogra faz um arroz com estas castanhas que é de alegrar o mais deprimido dos mortais.
    Muitos beijos para você!

    ResponderEliminar
  32. Sabes o que faltou? umas gotas de água no prato antes de irem ao micr ondas. Pois como aqui em casa só eu gosto de castanhas é assim que as faço e quanto ao tempo depende do montante das castanhas e da potencia do aparelho. Não ficam iguais ás que são feitas no forno, muito menos as que são nos fugareiros mas que ficam boas ficam, pelo menos as minhas ficam....
    Pinta

    ResponderEliminar
  33. Gosto muito de castanhas crocantes, assadas ao forno convencional, mas nunca fiz eu mesma, não tenho experiência e por isso não posso dar uma opinião sobre o que tenha dado errado...
    Mas confesso que nunca experimentei essas castanhas em particular, embora sejam encontradas por aqui.
    Beijo
    Ju

    ResponderEliminar
  34. Querida Nina,

    adoro castanhas portuguesas, compro poucas nas festas de fim de ano porque, a sogra da filha e eu, somos as que gostam! Ainda não experientei com sal, nem assada! Corto a ponta das castanhas e cozinho com água e uma colher de açúcar. Mas, nem vou tentar assá-las já que a receita do Magazine não é boa.

    Beijão flor,
    Lu

    ResponderEliminar
  35. Ai, que vontade me deu das castanhas com as cascas pretinhas... Já intimei o Marildo a comprar castanhas prá mim, senão acho que vou até ter febre...
    Procurei e achei uma outra receita delas assadas no microondas - experimenta e diz prá gente se funciona (o blog é daí de Portugal, se não me engano...):

    http://pt.petitchef.com/receitas/castanhas-assadas-no-microondas-fid-534339

    Beijos, Nina querida!

    ResponderEliminar
  36. Nina as castanhas assadas na minha na minha aldeia são feitas á lareira num assador de ferro, depois coloca-se embrulhadas em jornal e uma manta para terminar de cozer. Ficam deliciosas. E sim em tras -os montes chamamos bilhós as castanhas assadas descascadas. Eu agora coloco num pirex com sal e erva doce no forno durante mais ou menos 30mim, não é a mesma coisa mas mata-se a saudade. BJ

    ResponderEliminar
  37. Carolina, este ano já comi castanhas, mas cozidas, que assadas, definitivamente, não sei fazer. Também uso erva doce!
    Beijinhos

    ResponderEliminar