quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Chuchus

 Cheia de dúvidas - a começar pela grafia correta, “chuchu” ou “Xuxu” ,? chuchu, dizem os puristas -  porque cheia de chuchus:




Foi uma prenda, o tipo de prenda de que mais gosto - comida, comida da horta, sem conservantes nem aditivos.

Dois sacos enormes a que dar destino para que nenhum se estrague - que pecado!

Portanto tarefa pesada me aguarda - descascar  toda esta produção. Luvas são imprescindíveis porque, de tão adstringentes desidratam as mãos. 

Uma vez descascados e cortados em pedaços, serão congelados. A seguir, sopa com eles. Sopa porque é o único método que domino para os utilizar, mas se calhar há outros …

Sim?

Quais?

Como?

Vamos trocar informação?

Venham daí sugestões s.f.f.

Grata❤️

Beijinhos 

Nina 

34 comentários:

  1. Nina, eu adoro chuchu,uma pena que aqui não encontro.
    Mas dá prá fazer suflês,cozido em salada temperado com cheiro verde, limão e azeite(meu preferido) e até doce. Fica parecendo doce de mamão verde. Rala no ralo de lágrimas, coloca açúcar e coco e uns cravinhos na hora de cozinhar. Fica mais clarinho, mas uma delícia.Se fizer me conta. Besitos e bom restinho de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada , Mi🥰 Vou com certeza seguir as suas sugestões. Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu gosto num assado de carne no forno, fatiados aos gomos assim junto com a carne como se de batata se tratasse.
    Bom fim de semana,
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Guidinha. Vou experimentar no próximo assado. Beijinhos

      Eliminar
  3. Nina... gosto muito de chuchu!
    Na horta da aldeia já não os tenho mas aqui na cidade tenho quem mos ofereça de um terreno em Ovar de modo que uso e abuso quando me dão!
    Como o filho é vegetariano o chuchu entra na refeição de modo variado :
    _ grelhado em finas fatias
    _ estufado com outros legumes
    _ puré de chuchu também é bom
    _ ralado em cru e salteado com legumes
    ...
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estufado deve ficar muito bom. Nada como experimentar. Obrigada Gracinha. Beijinhos

      Eliminar
  4. Qué ricas!!! En Canarias las llamamos chayotas.
    Besitos

    ResponderEliminar
  5. Olá Nina, também só uso em sopas ... não sei que mais usos lhes dar, há quem os coma cozidos como se fossem batatas, mas assim, não gosto.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de receber várias sugestões. Lê os comentários anteriores. Beijinhos

      Eliminar
    2. Acabei de receber várias sugestões. Lê os comentários anteriores. Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu costumo fazer compota/doce!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  7. Olá Nina: por aqui são conhecidos como "caiotas". No meu "defunto" blog, tenho a receita de um delicioso pudim, caso queiras experimentar. ( https://pratacasas.blogspot.com/2012/12/pudim-de-caiota.html).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Ninita, só os cozinho na sopa e são maravilhosos! Não passo sem eles. Essas prendas raras também são as minhas favoritas, ainda vou ter uma casa com quintal, rsrs...
    Beijinho, querida, até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lete, convido-te a que leias os comentários que recebi. São ótimas dicas.🥰🥰🥰🥰

      Eliminar
  9. Para além de sopa também os uso muito em caril de legumes. Absorvem lindamente os sabores e não se desfazem. Fica óptimo.

    ResponderEliminar
  10. FIcam ótimos cortados em fatias finas e salteados na manteiga com cebola picada e orégano.
    Tambem acompanham lindamente camarôes cozidos com tomates, pimentões, cebola, salsa e, claro chuchu picado e natas!

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada, Cleide. Vou seguir as suas sugestões. 😘😘😘😘

    ResponderEliminar
  12. Olá Nina!
    Também tenho chuchus os meus são mais verdes. Não sei como cozinhar, vou colher dicas.
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tania, nestes comentários encontrarás muitas sugestões. Beijinhos

      Eliminar
  13. No conozco ese sabor, a ver si algún día lo llego a probar.

    ResponderEliminar
  14. Adoro. Na Madeira chama-se Pimpinelas :).

    ResponderEliminar
  15. Na Madeira chamamos pimpinela. É utilizada em sopas, e acompanhada por outros legumes para acompanhar pratos de peixe ou carne.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Jane Quintela de Carvalho23 de novembro de 2021 às 15:30

    Oi Nina, eu gosto muito, faço salada com eles, minha dizia que era bom para abaixar a pressão, não sei se procede, mas é um vegetal gostosinho!!!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  17. Acho que nunca experimentei em sopas... Tenho que o fazer um dia destes! Na sopa não abdico é de courgettes, para evitar mais os hidratos da batata... que não são nada nossos amigos... quando começam a reflectir-se na balança!
    Tenho de experimentar os chuchus... já deu para ver, que há um mundo de possibilidades com eles... e que me tem andado a passar ao lado...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Li todos os comentários e a dica que ia dar é a mesma: salada, suflê, doce e até sabão, acredita?

    ResponderEliminar
  19. Hum fica delicioso recheado com carne moida, tempere a carne a gosto reserve. faça um corte triangular na parte mais gordinha do chuchu retirando uma tampa com uma colher retire um pouco ta poupa. prencha com a carne moida coleque a tampa que vc tirou prenda com um palito . refogue como se refoga arros deixe cozinhar e prontinho não precisa mais nada alem de um arroz branquinho e fijãozinho batido no liquidificador com baycon. uma delicia. Só chamar as amigas. bom apetite.

    ResponderEliminar