quarta-feira, 8 de maio de 2019

Fada do lar!


Assumo que dentro de mim vive uma "fada do lar".
Já sei que esta declaração fará revirar olhos e franzir sobrancelhas a muito boa gente, reação que não me perturba minimamente.
A Fada do Lar a que fiz referência é, no fundo, muito desorganizada, uma trapalhona com noção exata das suas insuficiências. Ora, quem "se enxerga" pode sempre mudar para melhor, é uma questão de foco e humildade.
Dizia eu que reconheço em mim forte tendência para a bagunça. Porém, sempre atenta e vigilante ( fui escuteira em criança), eduquei-me, educo-me e continuarei a educar-me, de modo que o meu espaço não envergonha ninguém. Não sou de grandes limpezas no quotidiano, porque não preciso , pagando  para que sejam feitas. Mas sou um primor na arrumação, posso gabar-me, porque é verdade.
Fã da secção de "arrumação" no supermercado, viciada em Ikea e Leroy Merlin, delicio-me a impor ordem no caos.
Roupas, sapatos, livros, armários e despensas estão um brinco. A sério. Adoro organizar. 

Assisto, deliciada , a um programa  sobre o tema, de nome OBSESSIVE COMPULSIVE CLEANERS que, coloca frente a frente duas espécies radicalmente opostas de intervenientes - de um lado, personagens com transtorno obsessivo compulsivo, vulgo TOC, que orientam a sua compulsão para a luta contra os germes, limpando e desinfetando o seu mundo do qual são escravas e reféns.
Do outro lado vivem seres estranhos que em décadas nunca limparam a casa e que vivem no caos absoluto.
As primeiras têm como missão organizar o espaço das segundas, transmitindo-lhes princípios básicos e , ao mesmo tempo, reaprendendo a gerir as suas vidas de forma saudável, largando a eterna obsesssão pela limpeza.

Enfim, não me rotulo nem me revejo nesses extremos, mas deles tenho recebido dicas, truques e inspiração, que vou, orgulhosamente, partilhar.

Na cozinha, que quero muito limpa ( afinal é o local onde se preparam os alimentos) e sempre organizada, os indispensáveis frasquinhos com condimentos são - digamos - areias na engrenagem e raramente se estão onde se exige. Resolvi, inspirada, colocá-los numa espécie de bandeja que nem bandeja é! É apenas o reaproveitamento das embalagens plásticas fornecidas com carne ou peixe.
Depois de bem lavadas transformam-se na tal espécie de bandeja:


Aqui estão 8, bem arrumadinhos numa prateleira do armário.

As garrafas de azeite, óleo e vinagre estão igualmente agrupadas, com a vantagem de não escorrerem gotas peganhentas. Quando a bandeja estiver suja, lixo com ela , sendo substituída por nova.

Aplicando a mais elementar lógica, arrumo de acordo com o uso - o mais necessário num nível acessível e o menos utilizado, lá no alto.

Gosto do aspeto . Tudo limpo, tudo organizado.

Muito fácil de manter, muito prático na hora de utilizar.

As heroínas (os heróis) da série Obsessive Compulsive Cleaners desinfetariam tudo depois de cada utilização. Os caóticos perderiam frascos e garrafas. Eu limito-me a colocar cada coisa no seu lugar.
É o meu lado Fada do Lar!

Beijo
Nina

33 comentários:

  1. A respeito da casa e da sua vertente de arrumação, acho que tem que haver um meio termo, que espero é o que mais se vê. Nem se gosta pouco, ao ponto de não arrumar/limpar nem se deve gostar demais, ao ponto de ser obcecado por limpeza se bem que essa obsessão não é gostar, é doença. Como tudo o que devemos fazer nesta vida, deve ser feito da forma que nos der mais gosto, a arrumação da casa também deve primar pelo gostar de... Também ando sempre a tentar manter a despensa organizada/arrumada, mas a bicha tem vida própria e a arrumação organizada dura pouco, mesmo quando invento e descubro novas formas de a manter (por pouco tempo). Atualmente tenho esses objetos - frascos de especiarias, pacotes de condimentos, oleo, azeite e vinagre em cestos que facilmente se levam da despensa para perto do fogão, ou para a mesa, mas ainda assim se desarruma porque há sempre qualquer coisa que já não cabe nos ditos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aarrumação nunca está concluída, porque é sempre possível melhorar. Beijo

      Eliminar
  2. Eu preciso assistir esse programa, até anotei o nome para procurar depois ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderEliminar
  3. Cada coisa no seu lugar já é caminho certo para ganhar tempo. Eu também amo organizar. Tenho manias de caixas,caixinhas,latas..tudo que sirva para organizar! Boa noite amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que giro... adorei a tua arrumação! Também sou organizada e arrumada, mas não exagerada com as limpezas. Sei sempre onde tudo está e tudo está ao meu alcance. Como sou minimalista, não acumulo tralha, é muito fácil limpar e arrumar tudo no devido lugar, sendo que perco muito pouco tempo com esse tipo de tarefa. Resultado: sobra tempo para o que mais gosto de fazer!
    Beijinho, adorei as ideias!

    ResponderEliminar
  5. ah, ah, ah...também me julgo uma fada do lar (acho mesmo que de três lares, o que arrasta manifesto cansaço e enjoo). Não sou muito arrumada, ao invés: desarrumo tudo em menos de um foguete e levo um tempão a arrumar. Mas vou sempre tentando não entrar no caos que me faz muita confusão à cabeça e além disso viver em lugares sujos e de grande misturada não se adequa a uma alentejana mesmo que um bocadinho desnaturada.
    Nunca vi esses programas, mas sobre a minha bancada há uma cestinha com os frascos de cheiros e gostos sempre à mão. Na dispensa, de reserva, tenho exactamente uma embalagem igual à sua, cheia de frasquitos. E o mesmo para formas de queques, gelados, rolhas de cortiça, e outros eteceteras. Quando vou por eles, vem tudo junto sem deixar tombar nada, cada espécie em sua embalagem. E as prateleiras ficam com um ar mais clean. Também ponho mais a jeito o que uso com frequência mas depois, de quando em vez, lá tenho de puxar do banquinho; ser baixa não dá muito jeito na cozinha:)
    Gostei das sugestões. Mande mais só para comparação:)

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Nina,
    Que primor! Tudo muito bem arrumado e achei excelente a ideia da reutilização dessas embalagens!
    Também gosto muito de ter tudo nos sítios e posso dizer que a minha despensa está medianamente arrumada. Nem muito, nem pouco, o suficiente, para não perder tempo na procura dos bens de que necessito para as refeições.
    Mas a Nina é mesmo uma fada do Lar, por tudo o que já nos nos tem mostrado. É exímia em tudo o que faz. Eu não;;))!!
    Beijinhos e feliz serão.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito deste programa e adorei a dica das "bandejas". Da próxima, não as descarto .
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Muy buenas ideas, yo tambien soy una maniatica del orden y limpieza en la cocina.
    Besitos

    ResponderEliminar
  9. QUE BIEN TODO EN SUS SITIO.Y ULTIMAMENTE TENGO POCAS COSAS DE LIMPIEZA ME ENTERE DE UN SISTEMA QUE ME ESTA DANDO UNOS RESULTADOS MUY BUENOS.
    EN UN ATOMIZADOR PONGO VINAGRE Y LAVAVAJILLAS ,ES GENIAL PARA EL BAÑO SE PONE UN POCO SE PASA UN TRAPO ENJUAGA Y PERFECTO.
    EN COCINA Y BAÑO .Y CRISTALES TODO PERFECTO Y RAPIDO.
    CHAUCITO

    ResponderEliminar
  10. Adorei essa dica de usar as caixas, vou também colocar em prática! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Gostei da ideia dos frascos dentro de um recipiente. :)) Obrigada:))

    Hoje :-As estradas são como os sentimentos, inconstantes

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  12. Nina querida, aprendo com você.
    Sou organizada e me sinto bem, assim. Cozinha é meu local organizador preferido.
    Que programa é esse e em que Canal?

    Estou em Lagos. Linda, calma, limpa e segura, Lagos.
    Amanhã sigo para Olhão.
    Seu país é maravilhoso. O meu uma porcaria.

    ResponderEliminar
  13. Optimas dicas
    Gostei
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - SEXO COM CULTURA

    ResponderEliminar
  14. Olá, Fada do Lar!
    Gosto de arrumação e tenho os temperos também assim em caixas, mas domplex, e a despensa está q.b.!
    O pó... às vezes só sopro!!!
    Em "zapping" vi um bocadinho desse programa dos fulanos compulsivos, mas até me arrepiei!

    Vou ver se consigo retomar as minhas rotinas, depois deste mês de ausência, com os meus açorianos cá.
    Depois fomos dar um passeio e agora estamos de novo em casa.
    Sinto falta das conversas com as amizades virtuais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Boa noite querida amiga Nina!
    Não sou fada do lar, mas gosto de tudo bem organizadinho.
    À medida do possível, vou deixando tudo arruamdo, mas não tanto como você que dá gosto de olhar os cantinhos e a mostra do seu bom gosto no lar.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  16. Uma boa arrumação. Gostei das dicas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. adoro também tudo arrumado e organizado...
    muito legal seu post.
    grande abraço.
    :o)
    https://elianeapkroker.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Também assistia a esse programa e devo confessar que me dava uma certa aflição aquela bagunça. Tão mais prazeroso cozinhar em tudo oeganizado como você faz, não é? Gostei da sua organização. Bjs

    ResponderEliminar
  19. Também adoro ver esse programa,....belas dicas estas das embalagens!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  20. Como gosto de simplificar aprendi que o mais fácil é ter tudo organizado. Então é assim: desarrumou /arrumou, sujou/limpou e assim sucessivamente. Seguindo isto consigo ter a casa sempre apresentável e as coisas organizadas.
    Vou aproveitar a ideia da caixa para arrumar o azeite/vinagre.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa eu estou fazendo o mesmo. Simplifica muito. Se deixar a preguiça influenciar, arrependo-me. Gosto de sujar a louça e lavar antes mesmo de começar a tomar a refeição. Depois fica só o prato e o talher. Nada mais. Já esfreguei, raspei, desengordurei, etc... a maior parte Kkkk.

      Eliminar
  21. Nina,
    Eu procuro ser organizada.Sou daquelas que se me perguntar onde tem uma tesoura,eu te falo,o mòvel e a gaveta certinha.Mas não sou uma obsessiva,a não ser com os livros na estante em ordem de tamanho e que vejo de longe se alguém tirou e não colocou no lugar...rsrs...Adorei sua idéia,prá organizar os temperos aproveitando as caixinhas.Ainda mais os azeites,que sempre sujam o armário.Ficou muito prático.
    Besitos

    ResponderEliminar
  22. Arrumar as coisas no seu devido lugar é um sinal de inteligência, pois dá muito menos trabalho a encontrá-las, na limpeza e noutros trabalhos domésticos. Ou seja, a arrumação é essencial para que haja organização no lar. Sem isso, é uma trabalheira e uma perda de tempo para fazer o que quer que seja. Basta dar um exemplo: se não colocamos o comando da televisão sempre no mesmo lugar, perdemos tempo a procurá-lo mais tarde...
    Nina, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  23. A minha Joaninha gosta muito de assistir a esse programa, e penso que eu tb iria gostar se tivesse tempo para assistir :-)
    Também gosto de tudo arrumado e organizado mas com as miúdas vi-me "obrigada" a desligar-me um pouco porque não consigo manter a ordem na casa que eu gostaria, dou por mim a pensar: "elas vão crescer e qualquer dia pode ser que já me ajudem…" (sonho com esse dia)
    No fim de semana passado vi um programa curtinho na sic depois de almoço também com sobre arrumações e com algumas dicas úteis. Bjs

    ResponderEliminar
  24. Oi Nina... vou procurar por aqui este programa, gosto muito de dicas sobre arrumação... sou neurótica por limpeza e arrumação, mas nem sempre consigo manter tudo organizado com 3 crianças em casa, rsrsrs
    Beijosss

    ResponderEliminar
  25. Tudo muito bem organizado!...
    Gostei imenso de ver! E muito bem visto, o uso das embalagens plásticas! Excelentes dicas, Nina! E também eu aprecio espreitar esse género de programas... pois os opostos... atraem-me! Mesmo, também eu, não os praticando!... :-)
    Beijinhos, Nina! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Em termos de arrumação sou o mesmo. Aliás, quando tenho ideia de arrumar algo de uma certa forma, não me incomoda se deixar num monte (é uma forma de organização) as coisas que quero arrumar - até ter onde as por. O que não consigo fazer - ou não gosto, é de enfiar as coisas ao monte em espaços que são para elas estarem organizadas. Do género: meter ao monte roupa dentro de uma gaveta, sem dobrar, sem fazer distinção entre as peças. Misturar tudo só porque a gaveta tem espaço? Tento não o fazer. Gosto de precisar de algo e saber onde a posso encontrar. Na gaveta de verão! Ou na gaveta da roupa de inverno. Quando se misturam as duas... a menos que tenha uma espécie de ordem itencional, perde-se tempo a procurar. E muita vez não se acha, o que pode causar frustração e ansiedade, ou mesmo irritar, se for num daqueles dias em que tens de te vestir depressa para ir a algum lado mas não consegues encontrar aquela peça de roupa...

    ResponderEliminar
  27. Olá Nina;
    Adoro essa "fada do lar"!
    Oh, como eu quisera ser assim....mas, estou a melhorar, o que me faz sentir melhor.
    Só para agradecer as dicas com as embalagens ,que achei fantásticos exemplos de reutilização e sobretudo porque a sujidade que fica onde se pousam, deixa de acontecer.Bravo Nina! Adorei esta ideia!
    Um grande beijinho

    Zizi

    ResponderEliminar
  28. Também gosto de arrumar e mantenho a ordem com foco todos os dias, porque não suporto bagunça. Aqui em casa tudo tem o seu lugar, de forma que, até no dia da faxina, fica fácil e prático limpar ou higienizar, porque há cantos e cômodos, que além da limpeza, se faz necessário higienizar, como no caso do banheiro e cozinha.
    Higienizar, limpar, arrumar e manter! Dá trabalho, planejamento.

    ResponderEliminar