terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Semeando





Esta chuva intensa e persistente tem boicotado toda e qualquer atividade agrícola ... digo mal - toda a atividade agrícola ao ar livre, porque, dentro de portas tenho investido bastante, quer a nível de leitura sobre o assunto, quer em praticando experiências de sementeira que , no conforto das quatro paredes, hibernam, aguardando a Primavera.

Gosto muito de Manga e, apesar do preço nada convidativo, compro, compro sempre, compro muito.
Descobri que através do caroço  a reprodução é viável.




Assim, há que abrir o caroço (utilizando uma faca - cuidado com os dedos!) e dele extrair uma espécie de feijão gigante, a semente.




A seguir, tratamos de a  colocar (horizontalmente) num recipiente com terra e drenagem adequada  e  de a cobrir
com cerca de 1 cm de terra. Vamos borrifar diariamente para garantir a humidade indispensável.
Neste momento tenho cinco projetos de mangueira, que trato com desvelos de mãe. Coloquei-os no parapeito de uma janela onde recebem luz abundante e todos os escassos raios de sol que espreitam através das nuvens.
Se fosse no Brasil - garantiram-me - já teriam germinado. Por isso, por aqui,  paciência é preciso!




Quanto ao abacateiro, dada a sua raíz robusta, deixou o frasco com água e já habita num vasinho com terra.
Não me parece que se tenha ressentido e alegra os meus olhos sempre que , preocupada, o examino.

Em standby tenho sementes de anona .
 Com as primeiras não fui feliz, pois ganharam um bolor indesejado, mas, insistente, aposto numa segunda tentativa.
- Alguma sugestão?

As sementes da papaia serão a próxima aposta. De acordo com instruções, devem secar antes de ser semeadas.

Se tudo correr bem - sou uma otimista, sim! - na Primaverá plantarei mangueiras, anoneiras abacateiros e papaieiras. 
Tudo fruta tropical que se ambientará ao verde Minho.


Beijo
Nina

 

17 comentários:

  1. Também adoro Mangas. E não sabia que era possível reproduzirem-se assim.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Não fazia ideia que era possível plantar assim. Estamos sempre a aprender 😊
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá querida amiga Nina!
    Tão original!
    Um doce beijinho!
    Megy Maia🎀🎄🎀

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de mangas. As do Algarve embora mais caras são deliciosas.
    Pena não se encontrarem todo o ano. Agora tenho comprado umas pequenas mas muito saborosas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Que curioso... não imaginava que estes deliciosos frutos se podiam reproduzir desta maneira. Obrigada pelas interessantes partilhas, querida Ninita. Aguardo, curiosa, as recheadas colheitas!

    ResponderEliminar
  6. Olá Nina
    está boazinha, já deu para notar. Vou experimentar as mangas. A ver se encontro o tal feijão dentro do caroço monstro com que sempre resmungo, uma fruta tão boa e metade é caroço. Não acredito muito que chegue a ter uma mangueira alentejana, mas gostava. E experimentar é preciso. Pode que vingue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me muito mais possível que tenha êxito, aí no calor alentejano, do que eu, no frio do norte, A ver vamos.

      Eliminar
  7. Qué ilusión verlas crecer!!! Yo lo he intentado algunas veces pero no he tenido suerte.
    Besitos

    ResponderEliminar
  8. Nina aqui pegamos um vaso mediano colocamos terra, e todo tipo de sementes fomos colocando ali. O vaso fica na parte externa junto as minhas jabuticabeiras(que vivem em vasos)ali o vaso recebe agua, sol, e adubo, ja que as sementes que não vigam arbustos servem para nutrir a terra. dali tiramos 2 pés de papaia(cujas sementes apenas colocamos la sem nenhum trato especifico) após atingirem 5 centimetros transportamos para o terreno, estão bem, embora parecem ir em um ritmo mais lento ali. Ja tiramos um pé de caqui, que ninguém anda a acreditar que seja, porque as folhas estao parecendo uma famosa arvore aqui que conhecemos como pata de vaca. e tbm tiramos um pé de atemoia, que após atingir 3 cm mudamos para um vaso, maior, cuja mudança ele não se adaptou e morreu, na proxima temporada faremos nova tentativa. E agora ha dois pés la, crescendo, não sabemos o que pode ser, ja que como eu disse todo tipo de semente a gente coloca la, estamos esperando ver se de algum aroma ou formato das folhas possamos descobrir o que esta a crescer, lhe desejo sucesso. Haaa lembrei-me que pelo terreno ha pelos menos uns 3 pés de mangas que plantamos assim do caroço, estão grandinhos, mas acho que somente meus netos poderão se deliciar dos frutos ja que algumas arvores demoram algumas décadas a produzir qdo são plantadas da semente. Bju

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde de paz,querida amiga Nina!
    Maravilhoso ver germinar...
    Um estimulo ao ânimo para que tenhamos um pouco de alegria em tempos difíceis.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  10. Nina, andou sumida (eu também - hoje fiz uma postagem), mas continua a escrever maravilhosamente bem para a alegria de seus leitores, amigos, admiradores! Bjs

    ResponderEliminar
  11. Ainda esta semana, estive a ver como se poderia plantar manga, em videos na Net... :-)) pois é uma fruta que aprecio imenso! E já tenho uns quantos caroços a jeito, para experimentar tal... tivemos o mesmo pensamento... mas a Nina já se antecipou!
    Tem que arranjar um lugar bem espaçoso... pois são árvores de grande porte, Nina! Próxima descoberta... será sobre romãs! Tenho uma anã na varanda... agora falta descobrir como se faz crescer uma em tamanho natural... aqui para o jardim do Jorge...
    Beijinhos
    Ana
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Gosto demais de mangas. Gosto tanto que como com as cascas e breve comerei até o caroço.
    Aqui tem muitas mangueiras, nos quintais das casas, mas mangas ainda são caras.
    Não sabia que para se plantar necessitava abrir o caroço.
    Aqui jogo caroço e sementes de tudo que como, no jardim do Edifício.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  13. Nina, sinto sempre sua falta. Eu plantei abacaxis, a partir das coroas. Mas moro em apartamento, e as folhas espinhosas não facilitam que cresçam na janela... tentei doar as plantinhas, mas ninguém as quis... moro em São Paulo, Brasil. Boa sorte com suas mangueiras!

    ResponderEliminar