domingo, 17 de janeiro de 2021

Desastres e sucessos

 Na cozinha, como em todas as áreas da vida, nem tudo são rosas. Não. Ocorrem, inesperadamente desastres. Referindo-me ao mais recente, exponho a prova:



Este pãozinho/ tijolo. Deu-lhe para não levedar, embora tenha seguido à risca o procedimento habitual. Porquê? Não sei. Este é apenas mais um dos enigmas com que tenho de viver. 

Foi grave, muito grave mesmo, visto que seria servido ao pequeno almoço de hoje ( como foi, disfarçado de torradas.)

Por outro lado, do mesmo forno que produziu a anterior aberração, saiu este singelo, fofo, perfumado, apetitoso bolinho de maçã.




Um sucesso.


Estão bem?

Cuidem-se. Fiquem em casa. Façam pão e bolos.

Bom domingo.


Beijo 

Nina

16 comentários:

  1. Acontece isso. nem sempre é nosso dia, nossa mão de acertar... Ainda bem o bolo ficou ótimo!Linda nova semana,bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. As coisas, boas ou menos boas, só acontecem a quem faz algo. No caso do pãozinho/tijolo, que não saiu bem - para mim parece-me estar maravilhoso - deu lugar ao bolo que tem um aspeto divino.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .
    Um domingo feliz
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. que bom que esta tudo bem contigo sao coisas que por vezes acontece deixa la adorei o teu prato muito bonito bjs saude bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Haciéndolo tostadas has salido muy bien del problema que parecía insalvable
    Besos

    ResponderEliminar
  5. O bolo de maçã está com um aspeto delicioso ,mas o prato em que está é muito bonito,onde comprou?

    ResponderEliminar
  6. É tal como a vida!!!
    Estou no Porto a fazer o confinamento e a ajudar a cuidar da neta!
    Tenho cozinhado coisas simples e experimentado outras mas ainda não partilhei no blog!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Oi Nina... meus pães nunca dão certo, nem as bolachas,
    acho que somente os bolos gostam de mim, rsrsrs
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Nina,
    Que bom vê-la por aqui de novo!
    No meio do desastre há sempre algumas coisas boas e esse bolo é uma maravilha.
    Dos poucos que me saem bem, quando raramente faço bolos.
    Um beijinho, desejando que esteja bem.
    Ailime

    ResponderEliminar
  9. Não dá para entender porque às vezes, a mesma receita, dá errado. Mas ainda bem que soube aproveitar. Eu acredito que nosso estado de espírito interfere, nossa ansiedade. Já notou que pratos feitos sem nenhuma expectativa, quando não estamos esperando ninguém ficam perfeitos, bolos redondinhos, pães crocantes? Comigo aconteceu 2 vezes com a mesma receita da maionese caseira que faço no mixer, em 20 segundos. Daí não tem como aproveitar.
    Bom vê-la por aqui, Nina querida. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Certamente deu para comer como torradas.

    Se sair, use máscara.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  11. Este pão tinha tudo para ficar muito saboroso. Assim não aconteceu. Mas soubeste reaproveitar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Por vezes os pães com adição de frutos secos ou cristalizados tornam a massa pesada, para levedar. Para a próxima experimente colocar só quando for meter no forno, incorporando na massa.
    Beijinhos e muita saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica. Tenho pouquíssima experiência na arte de fazer pão, mas hei de ganhá-la. Beijinhos

      Eliminar
  13. Teria sido da farinha? Mas torradito... lá vem corroborar a célebre frase... "nada se perde..."
    Agora o bolo... ficou mesmo uma tentação! Por aqui... de álcool na mão o tempo todo, e cada vez mais enervada, com os números do dia... e agora com a história das vacinas... com as empresas a esquivarem-se a fornecê-las, atrasando-se assim as vacinas, por este andar... acho que vai haver alterações sobre a legislação das máscaras, em breve... em todo o caso, já estou considerando usar duas cirúrgicas ... parece que as novas estirpes são de boa qualidade, já nem sei se essas da Wells, continuam adequadas... vou tentar apurar sobre isso nos próximos dias...
    Beijinhos! Cuidem-se bem, que isto continua tudo muito complicado, para as semanas mais próximas!
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Assim à primeira vista parece bom, muito bom, mas... não há que desesperar, outros cozinhados te esperam (já vi que o bolo aprimorou!).
    Beijinho, minha querida, espero que continues bem e protegida. Nós continuamos muito confinadinhos (como sempre) a fazer a nossa parte, com muito medo, mas na esperança de que melhores dias virão. Até breve!

    ResponderEliminar