quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Gengibre

 Gengibre! Quem não conhece? Aqueles talos de raíz, de cor branca, com paladar e odor intensos, estão a ver? Presente em todos os supermercados, não são  paradigma de bem económico. É certo que dois ou três talos, duram uma eternidade se conservados no frio em embalagem fechada.

Uso gengibre quase exclusivamente em chá - duas ou três fatias por chávena é quanto basta. 

Dizem os entendidos que tem propriedades curativas a nível do aparelho digestivo, que acelera a digestão e trata umas quantas mazelas desagradáveis. Não garanto.

Garanto que me agrada o paladar ligeiramente picante e que, quando suspeito que uma gripe ou constipação ameaçam a minha débil pessoa, insisto no gengibre. No chá que adoço com mel. Funciona. Mata os bichos maus que se organizavam para me atacar.

Pronto! Gengibre e suas virtudes apresentados.

Não é, porém, apenas isso que aqui me traz.

Não!



Encontrei ,por acaso, informações de como plantar e colher gengibre. Para tal bastava cobrir com terra alguns fragmentos da planta e esperar, esperar que germine e cresça. Assim fiz. 

Se bem me conheço, sei que vou vigiar atentamente o processo e, logo que os primeiros fiapinhos verdes emergirem, teremos motivo para comemoração.

Beijo 
Nina






25 comentários:


  1. .Não me recordo de comer e/ou beber qualquer bebida que levasse gengibre.
    .
    Deixando cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Que interessante! Desconhecia esta forma de reprodução do bendito gengibre. Gosto de o usar quando começo com dores de garganta. Comigo resulta muito bem. Fico curiosa para ver se a planta se desenvolve. :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro esse chá com mel. Acontece que me faz um mal terrível. Portanto, desisti. Mas estou curiosa por ver como desabrocha a planta. Que eu saiba nunca vi senão os tubérculos ou o que sejam.

    ResponderEliminar
  4. Olá! A verdade que gosto muito do gengibre mas e verdade que é um pouquinho forte. Obrigada por o post. Sigo-te no teu blog e convido-te a visitar o meu blog. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa começa-se a beber chá de gengibre em Outubro e só terminamos no início de Abril. Adoro e faço muitas vezes bolachas de gengibre e canela.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  6. Gosto do gengibre sempre tenho aqui. As vezes coloco na água e tomo água de gengibre. Tbm dou a minha mãe qdo a pressão dela baixa demais. Ela tem múltiplas serventias. Nunca vi o cultivo dela. Vou aguardar o cultivo dela por aqui. Bjs querida

    ResponderEliminar
  7. Vas a tener tu propio jengibre!!! A mi me encanta el sabor que deja en las comidas.
    Besitos

    ResponderEliminar
  8. Nina, só mesmo para estares entretida!
    Gengibre é uma coisa que também uso muito nos meus cozinhados e, de manhã, às vezes coloco umas fatias fininhas no meu chá preto. Fica picante!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Nina,
    Aprecio bastante o gengibre e já o tenho usado também em chás.
    Este ano tenho-me esquecido de o comprar, mas foi uma ótima ideia ter trazido para aqui a sua plantação para me recordar das propriedades do gengibre e são tantas...!
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. antes nao gostava do gosto mas hoje ja gosto hehehhe bjs saude

    ResponderEliminar
  11. Olá, Nina!
    Vi um céu seu na Chica e decidi visitá-la.
    Pelo pouco que vi, palavras, imagens e frascos de compota, e pelo seu nome (apenas o nome) igualzinho ao da minha melhor amiga na adolescência em Moçambique, decidi ficar.
    Beijo, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  12. Hahahaha. Tô igual, Nina. Tudo quero plantar no "espaço rural ", como você fala. Tenho sementes de abóboras secando para plantar. Já palntei batatas, mas até agora nada.

    ResponderEliminar
  13. Jane Quintela de Carvalho21 de fevereiro de 2021 às 18:06

    Oi Nina... por aqui colocamos na comida também, mas uso bastante em chás na época do inverno.
    Quero plantar também na nossa nova casa.
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  14. Gosto do chá com um pouco de mel.
    Não sabia que era assim que se reproduzia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Amo gengibre. Como todos os dias ralado, no arroz, no feijão , nas carnes. E tomo agua com pedaço de gengibre.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  16. Confesso que não estava muito a par das propriedades do gengibre... pelo que irei prestar mais atenção futuramente!
    Aqui em casa, estou a fazer uma experiência com um vaso vazio na varanda... pimentos!!! Espalhei as sementinhas de dois diferentes, no mesmo... vamos ver no que dá... se nascer qualquer coisa... pelo menos, o vaso já não fica vazio!... :-))
    Beijinhos! Continuação de uma boa e atarefada semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  17. En el Perú, es más conocido como kion. Influencia china pura, que nutre buena parte de nuestra cocina.

    ResponderEliminar
  18. Olá Nina, gosto muito, do sabor e do picante. Espero que a tua horta produza e se for fácil, talvez siga o teu exemplo :) bjs

    ResponderEliminar
  19. Não desgosto de gengibre.

    Quanto a jardinagem, não tenho vocação.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Ninita, esclareço, não te rias: cortei o cabelo em casa. :) Sim, eu cortei o cabelo à frente e o marido deu uma aparadela atrás. Estava grande, cheio de pontas desencontradas, a única alternativa foi cortar. Pior não ia ficar. Lavo, seco com o secador e aliso-o com a prancha. Remédio santo! Como te disse, tenho muito e forte, mas é domável, felizmente tenho um bom cabelo. Claro que está cheio de brancos, mas acho que vai ficar assim, é menos uma dependência. Obrigada pelo carinhoso comentário, tenho-me fartado de rir porque quase toda a gente reparou, mas a verdade é essa e quase tenho vergonha de dizer. Ah, só falta dizer que segui dicas no youtube de pessoas que cortam o seu próprio cabelo. :) Beijinho, minha querida, fica bem. Estou como tu, fartinha, mas cheia de coragem para ultrapassar isto, a minha vida como professora que mora num computador não tem sido fácil, mas encontro sempre algo de positivo nos meus dias, nem que seja a saúde e a companhia do que mais importa. Até breve! :)

    ResponderEliminar
  21. Ainda volto aqui. Afinal esta conversa deixa-me bem disposta, como dizes, todos os males fossem estes! Seja como for, um cabelo arranjadinho, melhora o nosso dia. :) Vai o link para o corte de cabelo, fiz como diz a cachopa, com o cabelo seco: https://www.youtube.com/watch?v=kYEej05mx7Y
    Quando aqui venho, tenho na mira algo muito importante a dizer-te, falo, falo e esqueço-me, mas agora vai. Tens de tomar Ecophane, em pó, não em comprimidos. É ótimo para as unhas e para fortalecer o cabelo, nasce muito mais e cresce mais depressa. Já experimentei várias vezes e confirmo os benefícios do suplemento. A primeira vez que se usou cá em casa foi por indicação de um dermatologista. Fica carote, pois cada lata custa entre 35 e 40 euros e precisamos de fazer o tratamento durante 3 meses seguidos, ou seja 3 latas. Estou a tomar no momento, não por causa do cabelo, mas por causa das unhas, mas já verifico resultados no cabelo. Conhecias? Experimenta, mal não faz de certeza. Não esqueças, os comprimidos são bons, mas não tão eficazes (já experimentei), dissolves 3 colherinhas de pó num copo de água, e tomas todos os dias, em jejum.
    Espero ter ajudado, beijinho grande, minha Ninita, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  22. Gosto de gengibre mas não posso abusar por ser hipertensa!
    É bom quando resultam as nossas experiências!
    A Benedita faz amanhã 8 meses! Tenho estado pelo Porto a ajudar a filha e a neta!
    Bj e espero que esteja tudo bem!

    ResponderEliminar
  23. Obrigada pela partilha! :)
    Eu uso imenso gengibre fresco, por isso, vou experimentar!

    ResponderEliminar